4 dicas para armazenar energia solar em casa

8 de junho de 2019
Se você quer armazenar energia solar, pode comprar um kit de painéis e baterias cuja capacidade seja maior do que o gasto energético da casa. Compre produtos de qualidade e, além disso, reduza o consumo diário para aproveitar o seu investimento ao máximo.

A energia renovável é uma excelente maneira de ajudar o meio ambiente e a economia familiar. Mas às vezes, não sabemos muito bem como aproveitá-la. Por isso, no artigo a seguir, daremos algumas dicas para que você possa armazenar energia solar em casa.

Armazenar energia solar em casa: o futuro já chegou

Armazenar energia solar em casa: o futuro já chegou

Cada vez mais famílias têm painéis solares nos telhados. Isso ocorre porque as pessoas perceberam que, dessa forma, elas não estão apenas usando energia renovável e infinita, como também estão reduzindo bastante a conta de eletricidade.

Certamente, é necessário fazer um investimento inicial para poder contar com estes painéis, mas a melhor parte é que essa despesa pode ser paga apenas com a economia nos serviços tradicionais, principalmente de luz.

Não é necessário ser um milionário nem viver no campo para aproveitar a energia solar. A sua casa pode ser abastecida através de painéis especiais e assim, em pouco tempo, deixar de depender da rede elétrica.

Com certeza não é tão fácil colocar os painéis em todos os lugares, uma vez que algumas leis atuais não permitem que os cidadãos usem esse tipo de energia (nem qualquer outra), ou impõem custos adicionais. Então, em primeiro lugar, você deve verificar a legislação na sua cidade.

Como a energia solar funciona?

Casa con paneles solares.

 

Os painéis solares fotoválticos são responsáveis por captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, para o uso em qualquer dispositivo ou iluminação que tenhamos em casa.

Além disso, são utilizadas baterias elétricas, que permitem acumular a energia por meio de células especiais, e depois transformá-las em eletricidade, igual aquela obtida pela rede convencional.

Essas baterias contêm energia e são alimentadas pelos painéis solares instalados, por exemplo, no telhado. Sem elas, só poderíamos usar a energia gerada no momento, durante o dia e enquanto estivesse ensolarado. Portanto, à noite, e também com tempo chuvoso ou nublado, ficaríamos sem eletricidade.

Dicas para armazenar energia solar em casa

Se você está pensando em ter os seus próprios painéis solares e aproveitar os seus benefícios, preste atenção às seguintes dicas para armazenar energia solar em casa:

1. Instale o painel no lugar adequado

Instale o painel no lugar certo

Você deve consultar um especialista para saber qual é o melhor ângulo para os painéis. Dessa forma, você poderá garantir que eles funcionem bem tanto no verão quanto no inverno.

É muito importante que eles recebam pelo menos cinco horas de sol por dia, mas caso esteja nublado, devem pelo menos estar em contato com a claridade. Assim, os telhados são o melhor local para instalar um painel solar.

2. Compre baterias de boa qualidade

Compre baterias de boa qualidade

Em muitos casos, se compra o kit completo (painel e bateria); mas também podemos investir um pouco mais e obter baterias de maior capacidade ou qualidade. Por exemplo, as baterias TESLA são uma das melhores opções do mercado.

Assim, o tamanho das baterias dependerá de vários fatores, como a metragem da casa, o número de objetos elétricos, quantas pessoas moram na casa, quais são os seus hábitos, quantas horas passam em casa, etc. Para que você tenha uma ideia, uma casa com três quartos para uma família de 3-4 pessoas, requer 15 kW por dia.

3. Verifique as leis locais

Verifique as leis locais

Embora devêssemos ser livres para instalar este sistema e armazenar energia solar em casa, a verdade é que em alguns países ou cidades isso ainda não é permitido. Então, para evitar problemas (e o investimento que esse método requer), é melhor consultar previamente as leis que se aplicam à área onde você mora.

Talvez seja permitido instalar um painel solar, porém menor, com o objetivo de combinar a eletricidade gerada pelo sol com a energia fornecida pela rede elétrica convencional. Nesse sentido, também é possível que você tenha que pedir uma autorização especial e atender a certos requisitos antes da instalação.

4. Não desperdice energia

Não desperdice energia

Não importa se é solar ou tradicional, use o mínimo possível a cada dia. Isso significa apagar as luzes dos cômodos onde você não estiver, desconectar os dispositivos quando terminar de usá-los. Também significa instalar sistemas automáticos de iluminação nas luzes externas e colocar lâmpadas de LED na casa toda.

Em suma, armazenar energia solar em casa é uma tarefa bastante simples, que requer um investimento inicial; mas que tem muitos benefícios desde o primeiro dia.