4 ideias de cozinhas para apartamentos pequenos

2 de março de 2019
Você não tem muito espaço no seu apartamento? Mostraremos aqui como decorar as cozinhas em apartamentos pequenos, para alcançarmos apesar de tudo, uma sensação de amplitude.

Se formos morar em um apartamento pequeno, é normal que todos os cômodos sejam proporcionais, ou seja, tenham também um tamanho reduzido. As cozinhas não estão livres disso, então você terá que tirar proveito das suas características, para obter um design funcional e ao mesmo tempo bonito. No artigo a seguir, lhe daremos 4 ideias sobre cozinhas para apartamentos pequenos, e esperamos que elas o ajudem.

Em geral, devemos prestar muita atenção a todo o espaço disponível, a fim de aproveitá-lo ao máximo. Por esse motivo, muitas vezes os móveis são feitos totalmente sob medida. Dessa forma, nem um centímetro de espaço será desperdiçado.

O fato de um apartamento ser pequeno não significa que não possamos viver confortavelmente nele. Só é preciso ter mais cuidado com a decoração e distribuição dos móveis no espaço.

O que é o design? É um plano para colocar os elementos da melhor maneira e, assim, atingir um propósito específico.

-Charles Eames-

A seguir, deixaremos quatro ideias para lhe ajudar na decoração das cozinhas de apartamentos pequenos.

Espaços de armazenamento

Sem dúvida, eles são um recurso muito importante. Se você conseguir manter a sua pequena cozinha limpa e arrumada, ela parecerá maior.

Para isso, devemos levar em conta o espaço existente, nos adaptando a ele. Não podemos introduzir elementos demais sem termos a sensação de que está tudo bagunçado.

São muitas as cozinhas em que vemos o problema da falta de espaço. É preciso ser engenhoso e procurar soluções práticas, conseguindo espaços de armazenamento em todos os locais possíveis.

Não se esqueça de que móveis multifuncionais e dobráveis também são uma boa opção. Além disso, existem muitos modelos. Eles são muito úteis nos cantos. Muitas vezes não sabemos como usá-los.

Por outro lado, também há muitos acessórios que ajudam a organizar todos os utensílios. Exemplos disso são os ganchos, cestos, frascos, barras para pendurar panos de prato ou copos… Podemos pendurá-los nas paredes ou colocá-los em superfícies planas, inclusive na parte interna das portas dos móveis ou dentro das gavetas. A IKEA nos oferece uma ampla e econômica variedade de soluções de armazenamento.

Finalmente, lembre-se de que você pode incorporar portas de vidro nos móveis (como nas prateleiras e armários). As portas de vidro aumentarão a sensação de amplitude.

 

cozinhas para apartamentos pequenos

Distribuição

Devemos também prestar atenção à distribuição dos móveis, para aproveitar ao máximo as características do espaço.

Independentemente da distribuição que você escolha, lembre-se de que quanto menos móveis melhor. Para isso, você pode seguir as orientações da decoração minimalista. Dessa forma, evitaremos a saturação do espaço. Uma boa cozinha deve ter de tudo no menor espaço possível.

Em relação às principais formas de distribuição para a sua cozinha, se destacam as seguintes:

  1. Em L: com as bancadas é formado um ângulo de 90º. A recomendamos especialmente se a sua cozinha tiver um formato quadrado.
  2. Em U: são usadas três paredes do cômodo. Este tipo de cozinha não exige que você se mova muito enquanto estiver cozinhando.
  3. Paralela: como o próprio nome indica, nessas cozinhas existem duas linhas de trabalho em paralelo. Claro, deve haver distância suficiente entre elas para que não haja problemas para circular.
  4. Linear: isto é, com apenas uma frente. Tudo fica em frente a uma única parede. É ideal para cozinhas alongadas e/ou estreitas.

Em todos os casos, você poderia incorporar uma ilha, mas nós não o aconselhamos, já que elas ocupam muito espaço, embora também seja verdade que são muito confortáveis e úteis.

Você deve escolher uma distribuição que lhe permita liberdade de movimento e ter tudo à mão, sem se sentir atrapalhado de forma alguma. Não se esqueça de que as portas ao serem abertas ocupam um determinado espaço: se a sua cozinha for muito pequena, talvez seja melhor colocar uma porta de correr.

distribuição do espaço nas cozinhas de apartamentos pequenos

Iluminação

Nunca devemos nos esquecer que a iluminação é fundamental. Com uma boa iluminação, podemos aumentar a sensação de amplitude de um espaço que é na verdade muito pequeno.

Obviamente, primeiro devemos melhorar a luz natural o máximo possível. Pense na orientação das janelas: as áreas localizadas ao sul são aquelas que recebem mais luz.

Se possível, coloque janelas bem grandes e, caso não existam, considere construí-las, sempre que possível (às vezes não é permitido). Por outro lado, você deve escolher cortinas ou persianas que permitam a passagem da luz natural, isto é, que não a bloqueiem demais.

Claro, você deve ter cuidado para que a luz não incida diretamente sobre os alimentos, para que não estraguem. Em muitas ocasiões é possível apostar em uma luz direcional ou uma luz que possa ser regulada. Pense também que você escolherá uma luz mais quente ou mais fria, dependendo do estilo decorativo que você mais gosta. Por exemplo: vamos usar uma luz quente em cozinhas rústicas, não minimalistas.

Além disso, lembre-se de que algumas cores aumentam a luminosidade. É importante conhecer a psicologia das cores. Um exemplo é o amarelo, a cor da luz e do sol. No entanto, é preciso ter cuidado ao usá-lo, para que não fique uma cozinha muito chamativa. Você também pode usar cores claras e neutras, como branco, bege, creme ou cinza.

Sempre se pode combiná-las com outras cores mais fortes, de acordo com o seu gosto e com o estilo decorativo que você escolheu.

cozinhas para apartamentos pequenos: a iluminação aumenta a sensação de amplitude

Cozinhas abertas para a sala de estar

Finalmente, queremos sugerir a opção de cozinhas abertas, também conhecidas como cozinhas americanas. Elas são muito úteis em casas pequenas, pois estando unidas à sala de estar, fazem com que os dois espaços parecerem maiores do que realmente são.

Você só precisa ter cuidado para manter a continuidade visual entre os dois espaços. Para isso, você pode escolher o mesmo tipo de piso como um elemento de unidade. Você também pode colocar um balcão que ao mesmo tempo una e separe os espaços.

Assim, se a cozinha não tiver janelas, você pode se beneficiar da luz natural que entra pela sala de estar.

Sem dúvida esta é uma das melhores opções para expandir o espaço da nossa cozinha.

Cozinhas para apartamentos pequenos abertas para a sala de estar

Como você pode ver, não é tão difícil conseguir que as cozinhas em apartamentos pequenos sejam espaços diáfanos, práticos e funcionais. Tudo é uma questão de saber organizar e usar todo o espaço disponível, sempre de maneira harmoniosa e organizada.

Você não encontrará uma única cozinha que não atenda esses parâmetros (se não a todos), independentemente do estilo com o qual tenham sido decoradas.