5 decorações monocromáticas que você vai adorar!

· 21 de julho de 2018
Decorar um ambiente com a mesma escala cromática não precisa ser chato e estressante. Nós lhe mostraremos a seguir.

As decorações monocromáticas são uma nova opção para decorar todos os tipos de interiores. A sua proposta é muito simples: escolhemos uma única cor e a combinamos com suas diferentes tonalidades.

Sem dúvida, isso pode parecer uma opção segura: por ser a mesma cor, não podemos errar. Mas ainda assim, devemos prestar atenção para que o resultado final seja realmente harmonioso, equilibrado e o que é mais importante, não fique monótono.

Para evitar esse possível excesso de monotonia, recomendamos que você coloque alguns tecidos estampados, mesmo que estejam dentro da mesma escala cromática. Dessa forma, embora ainda possamos descrever o resultado final como um ambiente tranquilo, nunca o chamaríamos de monótono.

É um pouco complicado escolher uma única cor para decorar um cômodo. Portanto, achamos importante que você conheça a psicologia das cores, assim saberá quais sensações serão transmitidas nesse ambiente.

Cada pessoa tem a sua própria cor, uma tonalidade que contorna o corpo emitindo uma luz fraca. É uma espécie de aura. Como as figuras que vemos contra a luz.

-Haruki Murakami-

Muitas vezes, o que mais nos preocupa é a cor das paredes, e não percebemos que todo o resto também influencia: a cor do sofá, as cortinas, o carpete ou toalha de mesa, por exemplo.

Nós trouxemos para você 5 decorações monocromáticas que achamos lindas, originais e versáteis, baseadas nas sensações que cada cor transmitirá.

1. Azul

É a cor da harmonia, ajuda a reduzir o estresse, nos traz calma. Com ela sentiremos um grande bem-estar e também uma sensação de que tudo está organizado.

Imagine se sentar em frente ao mar por horas, a calma que isso nos traz. A mesma coisa acontece se nos deitarmos na areia ou na grama e olharmos para o céu azul. Agora você pode recriar esse sentimento em sua própria casa, sem ter que ir até a natureza.

Por isso, é uma das cores que a maioria das pessoas prefere. Sem dúvida, também é amplamente utilizada no mundo do design de interiores.

Entre os tons mais usados encontramos o azul celeste, o azul acinzentado ou o azul turquesa, que puxa um pouco para o verde. Mesmo assim, há outras centenas de tons, então, como você pode perceber, há muitas outras opções possíveis.

azul, a cor da harmonia

2. Verde

Por outro lado, a cor verde transmite frescor, liberdade e tranquilidade. Está associada com o sentimento de paz, esperança, crescimento e renovação.

É também a cor de tudo que é natural, e não nos esqueçamos que esta é uma tendência que será seguida ao longo de 2018.

Continuando com essa ideia do natural, você pode decorar o ambiente com algumas plantas. Além de serem ótimos elementos decorativos, trazem uma série de vantagens para a nossa saúde. Mais e mais pessoas criam o seu próprio cantinho verde em casa.

Com esta cor, juntamente com todas as suas tonalidades, você terá um interior que exala frescor e energia. Se você estiver procurando por um espaço tranquilo e sereno, recomendamos que escolha tons suaves (como o verde mar). No entanto, com os tons mais brilhantes, você também poderá ter outros efeitos bem interessantes.

a cor verde transmite frescor, liberdade e tranquilidade

3. Laranja

Quanto ao laranja, é geralmente associado com juventude e extroversão. Também é muito associado com emoções fortes, mas sempre positivas. Sem dúvida, é uma cor alegre e divertida.

No entanto, o laranja pode ser muito chamativo e talvez um pouco angustiante, então é preciso ter cuidado ao combiná-lo com suas tonalidades. Seria bom escolher tons muito suaves, como o entardecer.

Por esta razão, a cor laranja não é tão utilizada como uma combinação monocromática, mas combinada com cores como o branco ou outras cores claras.

Mas, isso não quer dizer que você deva desistir. Se você escolher com um pouco de cuidado pode obter um interior quente, brilhante e muito confortável. Não recomendamos o seu uso em quartos, mas em cozinhas ou salas de jantar.

cor laranja, a juventude e a extroversão.

4. Branco

As cores claras, especialmente o branco, são perfeitas para dar uma sensação de amplitude e luminosidade ao espaço. Isso significa que ele é ideal para obter casas com muita luminosidade.

O branco é um grande aliado no mundo da decoração. Ficará ótimo se você estiver procurando por interiores simples, puros e naturais.

No caso de casas pequenas, é aconselhável utilizar o branco para que o espaço pareça um pouco maior. Sem dúvida, é um recurso infalível. Ficará perfeito em qualquer cômodo da sua casa.

Você pode tentar combiná-lo com tons cinzentos, beges ou creme. No entanto, existem pessoas que preferem deixar absolutamente tudo branco.

o branco, sensação de espaço e luminosidade

5. Rosa

A cor rosa é geralmente destinada a quartos de meninas ou adolescentes, para dar um toque feminino. É uma cor muito acolhedora, positiva e reconfortante.

Claro, não misture muitos tons fortes, porque senão o resultado final seria muito chamativo e não seria muito confortável passar um longo tempo nesse ambiente. Portanto, o ideal seria escolher tons mais suaves.

Com o rosa você terá espaços harmônicos que transmitem uma sensação de tranquilidade e paz.

rosa, acolhedor, positivo e reconfortante

Conclusão

Como você pode ver, as decorações monocromáticas podem ser uma boa opção para decorar interiores. Embora possa parecer que o resultado ficará um pouco monótono, temos que esquecer essa ideia.

Com uma decoração monocromática é possível obter interiores bonitos, originais e dinâmicos. Obviamente, você pode combinar essas cores com outras, o branco é uma opção perfeita e que sempre fica bem.