Branco total: a nova tendência 2018 que iluminará seus espaços

· 10 de julho de 2018
O branco total é uma tendência que está em alta na decoração de interiores. Não é adequada para todos, mas, e você, gostaria de tentar?

O branco total ou total white, como esta tendência também é conhecida, é uma linha decorativa na qual a única cor é o branco. Geralmente, para decorar um cômodo, escolhemos uma gama de cores. Podemos escolher entre 2 ou 3 cores.

Escolher apenas o branco pode ser uma aposta arriscada para algumas pessoas. Principalmente por causa de alguns mitos que existem sobre essa cor.

No entanto, se você gosta de espaços claros, amplos e elegantes, o branco total é uma boa escolha para você.

O branco vem reivindicando o seu papel predominante na decoração de interiores desde 2013, no entanto, foi agora em 2018, que ‘chegou com tudo’ e tem se posicionado como uma das cores essenciais.

Isso se deve, em parte, à ascensão dos estilos decorativos como o nórdico ou o minimalista. No artigo de hoje, falaremos sobre essa tendência do branco total.

Branco total: em que consiste?

A tendência do branco total consiste em decorar um cômodo em branco. Existem diferentes variações e adaptações dependendo do estilo da pessoa.

Branco total: em que consiste?

Uma opção é a linha mais pura, que consiste em decorar desde tetos, pisos, portas, paredes e elementos decorativos com o branco.

Outra linha ou variação é aquela que também acrescenta alguns elementos de outra cor para romper com a estrutura estabelecida. As cores que são acrescentadas tendem a ser elementos sutis. Por exemplo, alguma almofada, um abajur ou um vaso.

Por outro lado, as cores utilizadas podem ser cores fortes, como o vermelho, azul, rosa, etc. Ou então, tons pastéis como o cinza muito claro.

Embora, como dissemos no início, o branco total seja uma tendência que surgiu graças à ascensão de estilos como o nórdico ou o minimalista, isso não significa que essa tendência só se encaixe bem com esses estilos de decoração.

De fato, em estilos como o rústico, o branco total fica muito bem, assim como no industrial.

Chaves para obter um branco total perfeito

Embora a princípio pareça que decorar tudo com uma única cor seja mais fácil, na verdade não é. Quando pensamos em uma decoração monocromática, devemos também pensar que é importante e fundamental introduzir e brincar com formas e texturas.

Isto se deve ao fato de que a decoração totalmente branca fica um pouco “sem graça” e linear se não adicionarmos algumas texturas diferentes.

Chaves para obter um branco total perfeito

Uma boa opção, por exemplo, é fazer um contraste entre o tapete e as cortinas com diferentes texturas e tons de branco.

Outra dica para obter um branco total perfeito é que todos os acabamentos sejam brancos: paredes, portas, pisos, etc. Dessa forma, conseguiremos um efeito branco total.

A iluminação também é muito importante nessa tendência. Como o espaço é todo branco, ficará mais luminoso. Mas para que tanta luz não fique cansativa, também adicione lâmpadas com luz quente.

Finalmente, para que o branco total seja um sucesso, você deve levar em conta que o branco reflete o que está ao seu redor.

Isso significa que, se em frente à sua casa houver outra casa com uma fachada de alguma cor, o seu cômodo em branco total refletirá essa tonalidade.

Vantagens e desvantagens dessa tendência

Como todas as tendências, essa também tem seus pontos fortes e fracos. Como vantagens podemos destacar as seguintes:

  • Traz muita luminosidade.
  • Cria uma sensação de amplitude.
  • Proporciona elegância e também um toque aconchegante para os espaços.
  • Higiene: como tudo é branco dá a sensação de pureza e limpeza.
  • Fica bem com praticamente qualquer estilo decorativo.
Vantagens e desvantagens desta tendência

As desvantagens dessa tendência são:

  • Por tudo ser branco, a sujeira é percebida mais rapidamente. Portanto, tudo deve estar sempre muito limpo. Assim, devemos ser muito exigentes com a limpeza, se quisermos manter o branco total.
  • Em algumas ocasiões, você não encontrará os elementos decorativos que gosta na cor branca. Nesse caso, você deve se perguntar se deseja realmente um branco total, se gostaria de acrescentar cores e esquecer esses elementos pelos quais você se apaixonou.
  • O branco total é uma tendência que pode nos entediar rapidamente porque o ambiente pode ficar um pouco monótono.

Conclusão

A tendência do branco total é muito versátil, mesmo que apenas uma cor seja usada. Isso porque, embora o branco predomine, ele combina perfeitamente com outras cores.

Por outro lado, as suas vantagens fazem com que cada vez mais pessoas apliquem essa tendência nas suas casas.

A nossa recomendação para que você não enjoe de tanto branco, é que mude os acessórios de vez em quando. Ouse de acordo com o seu estilo e gosto pessoal. Assim, vai parecer que você tem uma sala nova mudando apenas pequenos objetos.