5 dicas para decorar com tapeçarias de macramê

18 de março de 2019
Decore com tapeçarias de macramê e faça com que a sua casa tenha uma decoração criativa, original e artesanal.

Você quer encontrar novas fórmulas para a decoração da sua casa? Neste artigo mostraremos 5 dicas para decorar com tapeçarias de macramê; você descobrirá um novo horizonte no mundo do design de interiores.

É preciso ter em mente que essas tapeçarias são um recurso incomum nas casas; portanto, a sua utilização oferece um componente muito diferente do que geralmente é utilizado na decoração das paredes.

Quando se trata de combiná-la com outros elementos de decoração, é preciso tratá-la de maneira precisa, concisa e sensível; isto é, não deve ser aplicada aleatoriamente, mas de acordo com o estilo decorativo do lugar.

Sobre o tamanho das tapeçarias de macramê

As dimensões da tapeçaria devem ser consideradas ao decorar uma parede. Obviamente, existem de tamanhos diferentes, mas sem dúvida, o tamanho padrão é a melhor opção para decorar de maneira adequada. Assim, as dimensões recomendadas são:

  • 70 cm de largura, aproximadamente.
  • 100 – 120 cm de comprimento, aproximadamente.
Sobre o tamanho das tapeçarias de macramê

Não é interessante cobrir uma parede de cima a baixo, já que seria um exagero e o resultado ficaria muito sobrecarregado. O interessante é cobrir uma extensão médio-alta específica da parede de modo que, assim, fique visível e proporcional ao espaço.

O tipo de material e o lugar

A qualidade do material é um dos aspectos que mais devem ser levados em conta quando se trata de incluir uma tapeçaria de macramê. Em geral, é recomendado que seja feita de juta ou fibras naturais espessas e fortes para exteriores e algodão para interiores.

O algodão é um bom material para interiores porque é leve, pode ser limpo facilmente e pode oferecer muito mais detalhes que outros materiais. Além disso, o algodão é fácil de trabalhar ao realizar o trançado.

Não se esqueça de que as tapeçarias são autênticas obras de artesanato, originais e criativas; por isso a necessidade de prestar atenção à qualidade do material e ao tipo de espaço para que possa ser conservado em boas condições por muito tempo.

O suporte

Para pendurar uma tapeçaria é necessário levar em conta se ela tem ou não um suporte incluído. Na maioria dos casos, têm uma espécie de haste que permite pendurá-la facilmente, e que também ajuda a mantê-la esticada.

Realmente é muito bom que a tapeçaria já tenha uma haste de madeira ou de bambu, para poder pendurá-la facilmente.

No entanto, nem todas as tapeçarias vêm com suporte. Portanto, caso não tenha, você poderá recorrer a várias técnicas. Uma delas consiste em colocar a tapeçaria dentro de um quadro. Dessa forma, não ficará apenas bem esticada, como também será melhor preservada.

Estilos decorativos relacionados às tapeçarias de macramê

  • Boho: neste estilo, as tapeçarias de macramê oferecem tanto informalidade quanto um certo toque de misticismo ou fantasia.
  • Rústico: pelo fato deste estilo oferecer um reencontro com o artesanato e o valor atribuído a ele antigamente, as tapeçarias se encaixam perfeitamente.
  • Minimalista: as tapeçarias de macramê de cor única podem acompanhar muito bem este estilo decorativo, já que são um acessório interessante, mas sutil.
  • Alternativo: este estilo engloba muitos aspectos decorativos e pode abranger as tapeçarias de macramê para criar um ambiente diferente e original.
Estilos decorativos relacionados às tapeçarias

Quais pontos da casa são os mais recomendados?

As tapeçarias de macramê são um elemento que, sem dúvida, representam um grande atrativo visual pelo design que possuem. Assim, em que lugares da casa podem ficar melhor? Por exemplo:

  • Sala de estar: aqui a tapeçaria pode ser colocada como a protagonista da parede principal, ou então pode complementar um ponto específico de um dos espaços mais visitados da casa.
  • Corredor: no corredor funciona como um complemento a mais para vestir o espaço, sem sobrecarregá-lo.
  • Quarto: no quarto fica como uma peça muito chamativa, especialmente se for colocada sobre a cama.

Dependendo do local onde é colocada e dos demais aspectos mencionados (cor, dimensão, qualidade do material, etc.), as tapeçarias de macramê proporcionarão um toque ou outro. O segredo, portanto, está em garantir que a combinação seja harmoniosa e criativa.