5 ideias de salas para pequenos apartamentos

23 de dezembro de 2019
Um apartamento pequeno não deve ser um impedimento para decorá-lo perfeitamente e neste artigo mostraremos as nossas melhores ideias.

Muitas vezes nos vemos obrigados a viver em espaços menores do que gostaríamos. Ainda assim, não tem porquê ser um problema viver neles; você apenas terá que saber como distribuir, decorar e mobiliar cada área, destacando aquilo que fornece maior sensação de amplitude. Por isso, queremos lhe dar algumas ideias sobre salas para pequenos apartamentos.

A seguir estão cinco ideias sobre os principais aspectos a considerar antes de começar a organizar e decorar a sua sala.

Pequenos apartamentos: móveis

Antes de tudo, queremos repetir a ideia de sempre: muitas vezes, menos é mais. Podemos aplicar isso em todos os espaços, mas especialmente nos menores. Para isso, recomendamos que você se inspire na decoração minimalista, obviamente a adaptando aos seus gostos, combinando com alguns toques de outros estilos que o agradem.

Nestes casos, é necessário colocar móveis com pouca altura, infalíveis para evitar a sensação de um espaço sobrecarregado. Assim, haverá mais área de parede livre.

Também, quanto aos assentos, é melhor comprar um pequeno sofá confortável ou um sofá de canto, para aproveitar mais as áreas de canto, já que muitas vezes não sabemos como usá-las. Para complementar, você também poderá incluir poltronas ou pufes. Como são assentos menores, fica mais fácil distribui-los.

Por outro lado, é essencial que você escolha móveis multifuncionais e que possam ser movidos facilmente de lugar. Se tiverem capacidade de armazenamento, melhor. É importante manter a organização nesses espaços tão pequenos.

Por exemplo, um pequeno baú como mesa de centro (guardaremos coisas em seu interior), mesas ninho (são guardadas uma dentro da outra), mesas com espaços para colocar revistas, livros ou os controles, prateleiras também podem ser usadas como armários para televisão… As opções são infinitas.

Também como espaços de armazenamento encontramos as prateleiras (de preferência abertas) ou os armários embutidos. São ideais para favorecer a contemplação do espaço, o que dá uma sensação de amplitude, de serenidade.

Por último, queremos deixar uma ideia, mesmo que não possa ser realizada em todos os apartamentos. Consiste em fechar a varanda ou terraço anexo à sala de estar para colocar móveis como o sofá e a mesa de centro. O principal problema para isso são as licenças necessárias para realizar este tipo de obra, mas não é impossível.

Decoração pequenos apartamentos

Cozinhas abertas para a sala

Obviamente, ter uma cozinha americana não é possível em todos os apartamentos. Mas se você tiver a oportunidade, é uma boa opção. Por quê? Pensamos que é melhor ter um espaço grande, embora seja compartilhado, do que dois menores. É um recurso muito prático e útil quando se trata de maximizar espaços.

O único “inconveniente” é que você precisa saber como separar os dois espaços. Para isso os balcões são perfeitos, eles ajudam nessa divisão, agindo ao mesmo tempo como elemento de união. Embora a sala e a cozinha estejam no mesmo espaço, continuarão sendo espaços independentes.

As mesas de jantar também podem servir para dividir o ambiente, mas isso dependerá do espaço disponível. Você também não deve esquecer de escolher um exaustor poderoso para evitar que fumaças ou odores ruins cheguem à sala.

Para manter a continuidade visual, você poderá escolher o mesmo tipo de piso para a sala e cozinha. Assim, você conseguirá uma integração natural entre os dois espaços.

Iluminação

Em relação a isso, queremos enfatizar a importância de uma correta iluminação em interiores.

Em primeiro lugar, é ideal tentar maximizar a luz natural o máximo possível. Obviamente, isso dependerá do número ou tamanho das janelas ou da orientação da sala. Dependendo da sua orientação irá fornecer mais ou menos sol, algo que você deve considerar.

Por outro lado, você também poderá usar a iluminação artificial. Por exemplo, poderá colocar diferentes pontos de luz, de modo que não haja áreas que fiquem sempre na sombra.

Além disso, seria ideal que esta luz pudesse ser graduada, para criar diferentes ambientes. Dessa forma, você conseguirá um espaço muito caloroso e acolhedor.

Em relação a isso, existem várias opções, desde pequenas lâmpadas até luminárias de chão. Não se esqueça de usar guirlandas de luzes, que você mesmo poderá fazer. O resultado será lindo e ao mesmo tempo aconchegante.

Finalmente, antecipando o que diremos a seguir, pense que existem algumas cores que melhoram a sensação de luminosidade e amplitude.

Salas grandes

Cores

Quanto às cores recomendadas para espaços pequenos, sem dúvida nenhuma destacamos as cores claras, neutras. A cor ideal por excelência é a branca, mas se você não gostar, pode combiná-la com cinza, creme, bege… Existem muitas possibilidades.

Todas essas são cores que transmitem frescor e, além disso, ampliam a sensação de espaço e luminosidade. Por outro lado, não deixam de ser cores elegantes e sofisticadas.

Pense que não estamos nos referindo apenas à cor das paredes, mas à cor dos pisos e dos móveis. Existem muitas opções de mobiliário de cor branca, use a sua criatividade. É muito importante também conhecer a psicologia das cores.

Decoração pequenos apartamentos

Decoração de pequenos apartamentos

Por último, queremos falar sobre como decorar salas em pequenos apartamentos. Para isso, utilize plantas que, além de servirem como elementos decorativos, também ajudam a purificar o ambiente (entre outros benefícios). Pense que não ocupam muito espaço, você poderá colocá-las em qualquer lugar, inclusive no chão.

Se as janelas são pequenas, considere remover as cortinas. Isso pode não convencer muito, mas certamente é uma boa maneira de melhorar a entrada da luz natural. Se não, escolha cortinas brancas, feitas com tecidos finos, para que deixem passar a luz.

Na medida do possível, tente deixar livre o espaço na frente e sob as janelas, aumentando assim a sensação de amplitude visual. Outra opção é colocar portas de vidro em móveis, como nos armários e prateleiras. Isso aumentará a sensação de amplitude, embora você tenha que manter o interior organizado.

decoração pequenos apartamentos

Conclusão

Finalmente, para terminar o artigo, lembre-se da importância dos espelhos. Com eles, parece que a sala é maior do que realmente é, respondendo ao objetivo principal que temos em mente antes de projetar salas para pequenos apartamentos.

É importante conseguir que um espaço pequeno pareça maior e não nos oprima.