Logo image
Logo image

7 dicas para a distribuição adequada de espaços abertos

4 minutos
Se você gosta de espaços abertos, antes de começar a derrubar paredes, deve aprender a planejar cada detalhe.
7 dicas para a distribuição adequada de espaços abertos
Última atualização: 16 dezembro, 2020

Os espaços abertos fazem sucesso no mundo da decoração. Eles trazem mais luz, criam ambientes mais versáteis e polivalentes, além de dar esse toque moderno tão apreciado. No entanto, para que funcionem, existem alguns segredos, e queremos falar sobre eles. Você gostaria de conhecê-los?

Prepare-se para descobrir as coisas que você deve levar em consideração ao planejar um espaço aberto. Com essas dicas, poderá criar um conceito inovador como o dos melhores designers.

1. Comece tirando as medidas dos seus espaços abertos

Some figure

Antes de começar a derrubar paredes, é conveniente ter um bom planejamento do que você tem versus o que você deseja alcançar. Meça bem todos os espaços que pretende unificar para que você conheça as medidas de cada um e decida em quais áreas quer agregar mais. Afinal, as medidas serão as mesmas, mas com uma sensação de amplitude diferente.

2. Adeus às paredes

Quando falamos em espaços abertos, em geral, os designers de interiores apostam em derrubar todas as paredes para que haja uma continuidade visual no ambiente.

Para organizar corretamente, é melhor que a cozinha fique o mais longe possível da sala de estar. Neste sentido, tenha cuidado com os eletrodomésticos escolhidos e o local onde serão colocados porque o ruído pode ser incômodo. Certifique-se de que sejam silenciosos e, se possível, coloque a máquina de lavar longe da cozinha. O ideal é que a sala de jantar fique entre a cozinha e a sala de estar. Isso será mais prático no dia a dia.

3. Espaços abertos: também são necessários limites

Por mais que você queira aplicar um open concept, sempre são necessários limites… Assim como na vida, não é mesmo?

É verdade que se pretende um efeito de continuidade entre a sala de jantar, a sala de estar e a cozinha, isto pode ser conseguido unificando os estilos decorativos de cada espaço e optando por um único revestimentoMas, ao enquadrar os espaços dispensando os elementos divisórios, as cores, um tapete ou uma mudança de texturas podem funcionar muito bem.

4. Mantenha uma estética

Some figure

Embora este seja um princípio que deva ser aplicado a qualquer casa, quando falamos em espaços abertos, é muito importante que toda a estética esteja em harmonia.

Para isso, cuide mais do que nunca da paleta cromática, assim como do estilo dos móveis escolhidos; por exemplo, se forem de madeira, certifique-se de que todos sejam do mesmo tom.

5. Cuide da iluminação

Um dos motivos que podem o levar a querer abrir os horizontes da sua casa é a busca pela luz natural e você tem razão: quanto menos paredes houver, melhor será aproveitada.

Mas, não é por isso que você deve se esquecer de planejar muito bem cada um dos pontos de luz que serão adicionados nas diferentes áreas. O tipo de iluminação deve estar de acordo com a utilidade de cada espaço.

Por isso, o mais recomendável é usar diferentes luminárias e intensidades. E lembre-se: é recomendável que os interruptores sejam totalmente independentes.

6. Opções para dividir

Some figure

Porta deslizante de madeira / ventanasinfo.com

Se você quer ter espaços abertos, mas com a possibilidade de fechá-los quando necessário, existem alternativas. Por um lado, você pode optar por portas de vidro que darão à sua casa uma sensação de amplitude e continuidade visual ao mesmo tempo em que certas áreas serão isoladas da fumaça ou da gordura que pode sair da cozinha. Além disso, você não perderá luminosidade.

Mas, se você deseja fechar por completo e isolar visualmente uma área específica, as portas deslizantes funcionam muito bem e transformam o ambiente em um piscar de olhos.

7. Espaços abertos: a importância da cozinha

Quando se trata de criar essa continuidade estética, os móveis da cozinha desempenham um papel muito importante e nem sempre é fácil acertar. Você pode conseguir optando por móveis com linhas minimalistas e em cores neutras e adicionando uma ilha. Esta opção é sempre muito agradável, pois oferece uma maior superfície de trabalho e pode servir de transição entre os diferentes ambientes.

Aproveite o open concept, a luz e uma casa muito mais fluida com essas dicas. Os espaços abertos são uma tendência e têm muitas vantagens, desde que você saiba como aproveitá-las.

Imagem principal: freepik.com