Como conseguir harmonia em um espaço

12 de março de 2019
Para nos sentirmos à vontade em um espaço, a harmonia é essencial; sem isso, nos sentiríamos desconfortáveis, como se estivéssemos precisando de algo a mais para estarmos realmente relaxados.

Nesse sentido, quando falamos de harmonia em um espaço, nos referimos a um princípio fundamental de design e à uma distribuição adequada da energia que é gerada entre quatro paredes para tornar um espaço agradável e habitável.

Como conseguir harmonia em um espaço

Harmonia é sentir que quando você entra em sua casa está entrando em um templo. Tudo está exatamente como você gosta. Ou seja, o mobiliário está distribuído de forma fácil e confortável, a luz está colocada corretamente, não é irritante ou muito escura e há um equilíbrio na decoração de maneira geral.

Além disso, harmonia é deitar no sofá com um café quente e um cobertor e saber que todo o seu espaço está em ordem.

Mas para alcançar essa harmonia, devemos estar cientes de que é essencial ter uma boa distribuição, iluminação e decoração que atinja um elo direto com você e as outras pessoas.

É essencial ter uma boa distribuição, iluminação e decoração

Ambiente cálido / ayurveda-magazine.com

Por sua vez, é importante que haja um equilíbrio das escalas cromáticas, texturas, formas e iluminação adequada do ambiente. Já que todos esses elementos fazem parte de um conjunto que se combina e complementa um ao outro, pois individualmente eles não teriam o efeito harmônico desejado.

Para obter a harmonia em um espaço temos que levar em conta vários aspectos.

Realismo do espaço que temos

Temos que estar cientes do espaço que temos. Dessa forma, escolheremos uma funcionalidade ideal e adaptaremos os gostos de cada um com cada área.

Além disso, devemos analisar os benefícios do espaço para termos a harmonia desejada

É necessário fazer um balanço do proveito máximo que podemos obter do ambiente em questão. Nesse sentido, conhecer as nossas prioridades nos fará visualizar e descobrir novas ideias.

Iluminação com harmonia

De maneira geral, a iluminação faz uma grande diferença na maneira como você percebe um espaço. Assim, o ideal é ter luz natural e usá-la ao distribuir móveis, cores e objetos. Na mesma linha, é aconselhável procurar aquilo que nos faz sentir confortáveis em todos os momentos. Uma luz artificial com muita intensidade poderá sobrecarregar o ambiente e criará um efeito contrário ao que queremos.

Por isso, se controlarmos a luz da nossa casa, poderemos criar ambientes diferentes dependendo do momento em que nos encontramos.

harmonia em um espaço

 

Iluminação do espaço / bohemianwornest.tumblr.com

Controle do espaço

Sem dúvida, é muito importante não aglomerar ou sobrecarregar os ambientes e deixar espaços entre os objetos dispostos. Isso dará profundidade e amplitude.

Temos que levar isso em conta, já que influenciará diretamente no aspecto estético que desejamos mostrar.

Portanto, podemos optar por uma decoração minimalista; ela será ideal especialmente para pequenos espaços. De modo que isso evitará sobrecarregar um espaço mais reduzido.

Equilíbrio correto da disposição dos objetos

Nesse sentido, equilibrar significa distribuir adequadamente os objetos em um espaço. Portanto, entende-se como equilíbrio a boa gestão dos espaços vazios para que o conjunto de móveis e sua distribuição no espaço desocupado tenham um bom posicionamento (que seja bonito visualmente, que seja confortável para transitar, etc.).

Assim, o equilíbrio dos elementos é importante e poderá ser alcançado pela combinação e contraste de formas, cores e texturas. O contraste enriquece o design, o torna interessante. Este é outro princípio do design de interiores que é muito importante e deve ser levado em consideração ao fazermos as combinações decorativas.

Texturas

Entretanto, devemos evitar decorar a casa inteira com os mesmos materiais, tecidos ou cores; principalmente porque isso poderá dar a impressão de ser um lugar frio ou monótono. Por esse motivo, recomendamos a utilização da mistura de texturas para adicionar personalidade e estilo a uma casa.

Ou seja, é aconselhável o uso de tecidos naturais e diferentes uns dos outros, misturar plantas, colocar detalhes de madeira envelhecida, combinar acessórios, cadeiras e mesas, etc. Tudo isso ajudará a criar um espaço com muito mais personalidade e profundidade.

A combinação de itens iguais e diferentes permite alcançar a harmonia na decoração. Além disso, o ritmo é a repetição de elementos iguais, sejam cores, linhas ou formas geométricas, e a variedade é criar diversidade para quebrar a monotonia.

harmonia em um espaço

 

Combinação texturas / blog.villagestores.com

Como vimos, a harmonia na decoração é alcançada ao fazermos com que os espaços, formas, iluminação, cores e texturas entrem em equilíbrio e não se choquem.

No entanto, isso não significa que tudo deva ser colocado da mesma forma e que não deve haver diferenciação entre espaços. Existe uma linha estética geral que dá caráter ao espaço. Ou seja, a unidade também é um princípio de design.

Por fim, um exercício que podemos fazer para comprovar se a nossa casa tem harmonia é verificar se os nossos hóspedes são capazes de se orientar sem esforço, caso nunca tenham entrado na nossa casa. As pequenas pistas visuais mostram a delimitação dos espaços; portanto, a orientação confirma que o nosso espaço é lógico e harmônico.