Como esconder os fios dos seus eletrodomésticos

· 20 de janeiro de 2019
Se deixarmos os cabos dos eletrodomésticos à vista, poderá haver uma sensação de desordem e confusão. Portanto, é bom conhecer algumas maneiras de esconder os fios.

Os eletrodomésticos facilitam muito a nossa vida, mas o que fazer com todos os cabos? Como deixar a cozinha com um visual limpo e organizado? Se você deixar os cabos ou fios dos seus eletrodomésticos à vista, haverá uma grande sensação de desordem. Também será mais incômodo na hora de limpar a cozinha, você perderá um pouco mais de tempo.

Por isso, é importante saber como disfarçar a sua presença, para que não interfiram no dia a dia. Cada vez mais as cozinhas modernas contam com muitos eletrodomésticos e aparelhos elétricos, por isso devemos esconder todos os fios e cabos.

Para isso, daremos 5 soluções possíveis para esse problema estético. Algumas delas são ideais se você é um seguidor da tendência DIY, também conhecida como “faça você mesmo”. Você não precisará de muitos materiais, por isso será muito simples fazê-lo.

1. Use organizadores de fios ou canaletas

As canaletas são uma espécie de pequenos tubos dispostos nas paredes, onde podemos esconder os cabos. Por serem adesivas, são muito fáceis de colocar.

Esse tipo de eletroduto pode ser feito de diferentes materiais, como metal, plástico ou fibra, entre outros. Além disso, podem ser retos, de canto, semicirculares, etc. Ao escolhê-las, é muito importante levar em conta o número de fios que queremos cobrir, bem como as dimensões da canaleta que precisamos comprar.

O normal é que elas tenham uma tampa articulada, de modo que a sua utilização seja mais fácil. Podemos encontrá-las em várias cores, especialmente branco ou madeira (pode ser imitação), tanto clara como escura. Em lojas como a Leroy Merlin, por exemplo, elas são bem acessíveis.

2. Escondê-los atrás do rodapé ou do rodameio

rodapé, além de ficar muito bem como decoração, é muito útil para proteger a parte inferior das paredes de manchas. Podemos encontrá-los integrados na parede ou sobrepostos a ela, esta última opção é a que mais nos convém para ocultar os cabos.

Esconder os fios no rodapé

O mesmo acontece com o rodameio, localizado na metade da parede. Tanto no caso do rodapé como no do rodameio, é importante que tenham o mesmo acabamento que o piso ou parede, de modo que o resultado seja mais homogêneo.

Para distribuir os fios da melhor maneira possível, devemos ter em mente em que altura cada aparelho ficará. Assim, irão aparecer o mínimo possível.

3. Escondê-los atrás de painéis decorativos

Embora você possa adquiri-los em algumas lojas, você mesmo poderá fazê-los. Ele deve cobrir todo o espaço livre entre a tomada e o eletrodoméstico.

Se a sua cozinha tiver um ar natural, você poderá escolher painéis de madeira ou que imitem o seu acabamento. É claro que, na cozinha é mais fácil as paredes mancharem, por isso devemos escolher o material do painel em função disso.

Também poderemos optar por um painel com revestimento de tinta lousa, para lhe dar dois usos. Além disso, ficará muito bem como decoração.

4. Guarde-os em caixas decorativas

Nelas introduziremos diretamente as extensões; isso também facilitará a diferenciação de cada um dos cabos. Para diferenciá-los, faça a quantidade de orifícios (pequenos) relativa à quantidade de cabos. E para que fique esteticamente melhor, coloque uma arruela de metal sobre cada orifício.

Uma variante desse procedimento seria colocar a caixa ou cesta embaixo da mesa ou dentro de uma gaveta. Dessa forma, ficaria totalmente escondida e, além disso, não ocuparia espaço algum.

Ou então, você poderá colocar um suporte em uma das laterais do balcão da cozinha. Você só precisará de um pouco de tecido e dois ganchos de metal. Também poderá colocá-las em uma prateleira.

Caixa para esconder fios
Caixa para fios / ikea.com

5. Integre os fios dos seus eletrodomésticos na decoração

Sem dúvida, esta é a opção menos usual em nossas casas (também em nossas cozinhas), no entanto, é a possibilidade mais marcante e original.

Para isso, devemos levar em conta em que altura estão os eletrodomésticos (e, portanto, os fios) e o espaço disponível ao redor. Em função disso, colocaremos os cabos formando figuras na parede, utilizando pequenos ganchos ou ventosas fixadas na parede.

Você poderá, por exemplo, imitar a silhueta de uma cidade, ou utilizar os fios como se fossem guirlandas decorativas (embora sem luzes), adicionando objetos para decorá-la, como folhas secas, borboletas de papel, flores…

Como você pode ver, há muitas opções para esconder os cabos dos seus eletrodomésticos. Para isso, lembre-se de levar em conta a que altura está cada eletrodoméstico e a que distância está das tomadas. Ao esconder os cabos, haverá uma sensação de ordem e será mais fácil ter a cozinha impecável.