8 dicas para decorar o seu apartamento com preto

2 de outubro de 2018
Um apartamento em preto não precisa ser sombrio ou entediante. Para isso, é essencial levar em conta alguns aspectos decorativos e combiná-lo com outros tons.

Se você é ousado, sofisticado e elegante… então deve decorar o seu apartamento com preto. Utilize essa cor se você gosta do formal e até mesmo de um pouco de mistério. Esse tom, embora pareça sombrio, também tem um ponto de sensualidade e prestígio. Neste artigo daremos algumas dicas para que a sua decoração fique perfeita.

Quando pensamos em um apartamento com a cor preta… Isso não significa que entraremos na caverna do Batman ou algo assim. Dependendo de como decorarmos, poderemos conseguir um efeito espetacular. Preste atenção a essas dicas para que tudo fique perfeito.

1. Não abuse da cor

O preto fica muito bonito, mas tenha cuidado para não exagerar nesse tom. Por quê? Porque bastará entrar em sua casa e ficará deprimido. Esta cor fica bem quando combinada com outros tons, como o cinza, dourado, prata, vermelho ou branco.

2. Pinte uma parede de preto

Se você não deseja criar um ambiente fúnebre e um pouco sombrio, recomendamos que você pinte apenas uma (ou no máximo duas) paredes dessa cor. No caso em que a sua sala ou quarto seja grande e tenha boa iluminação natural você poderá “se dar ao luxo” de pintar todas de escuro. Caso contrário, você terá que se contentar com menos para que o ambiente não pareça ainda menor.

3. Se anime a pintar o teto

Talvez você tenha se mudado para uma casa com tetos muito altos e não goste disso. Uma proposta, um tanto arriscada, sem dúvida, é pintá-lo de preto (inclusive com as vigas em branco).

Se você não está convencido, leve em consideração que desta forma você irá ressaltar outros elementos que estão no ambiente, como por exemplo, a decoração (especialmente se for clássica).

4. Use preto nos acessórios

Suponhamos que você não tenha se animado com a pintura escura (por enquanto). Não tem problema, já que para um apartamento em preto você também poderá comprar móveis ou objetos de decoração nesse tom.

mesas, cadeiras, camas, vasos, pinturas, luminárias, sofás e tudo o que você possa imaginar neste tom. Você poderá combiná-los com outros de cor branca, prata ou cinza para ter um efeito mais moderno e ao mesmo tempo elegante.

5. Escolha tecidos pretos

Outra ideia interessante para usar o preto na decoração é usá-lo nos diferentes tecidos que você utiliza. Por exemplo, em cortinas, tapetes, almofadas, roupas de cama, toalhas ou cobertores.

Esses pequenos detalhes farão com que os ambientes pareçam mais elegantes e distintos, ao mesmo tempo em que trarão um ar de misticismo aos quartos.

6. Linhas pretas

Uma ideia decorativa que é cada vez mais usada em um apartamento com preto é destacar linhas retas com esse tom. Como? Por exemplo, a borda das janelas ou das portas, a moldura dos quadros, as colunas das paredes, os cantos, o corrimão da escada, o contorno dos móveis da cozinha ou do armário, etc.

decorar o seu apartamento com preto

Dessa forma, você terá aquele toque escuro nos ambientes sem ser muito atrevido ou ousado. E além disso, ficará muito bonito. Você poderá até comprar alguns móveis ou itens de decoração que são brancos com bordas pretas (por exemplo, luminárias, almofadas, mesas) e continuar com a mesma estética.

7. Coloque um pouco de cor

Mesmo que você goste de preto e o use não apenas para se vestir, mas em casa, também é bom ter um pouco de cor, mesmo que seja em um canto do seu apartamento. Além dos tons que combinam, recomendamos que você compre alguns acessórios em verde, amarelo, laranja, violeta ou rosa. Dessa forma, você não terá tudo ‘tão formal’ e ‘sóbrio’.

8. Não decore toda a casa nesse tom

Um apartamento não precisa necessariamente estar decorado completamente nesse tom. Você poderá escolher um único ambiente onde o preto seja a cor principal, mas os outros quartos não a incluem.

Você também tem a possibilidade de brincar com as proporções. Por exemplo, se na sala o tom primário é preto e o secundário é branco, no quarto, faça o contrário.