A decoração do Palácio de Aranjuez
Para entender a decoração de estilo classicista, devemos fazer uma menção especial à decoração do Palácio de Aranjuez. Nele, é possível encontrar uma grande variedade de recursos que fazem com que ele seja um centro de referência para o mundo da decoração de salas.
Na verdade, a inspiração está no âmbito francês, onde o estilo clássico teve um grande desenvolvimento a partir do século XVII. A estética do palácio é um conceito que foi visto na Espanha, não apenas em Aranjuez, mas também no Palácio Real de Madri.
Os componentes próprios desse estilo ainda são usados atualmente. Sem dúvida, a estética barroca dos séculos XVII e XVIII serviu de referência para que, atualmente, o design de interiores continue a ser trabalhado com base nas abordagens oferecidas pelos palácios da época.
Um pouco da história sobre o Palácio de Aranjuez
O início da construção do palácio ocorreu no século XVI, durante o reinado de Felipe II. O arquiteto Juan Bautista de Toledo foi encarregado de iniciar essas obras. Mais tarde, Juan de Herrera também viria a participar.
Surgiu um problema no século XVII, quando as obras foram interrompidas até o reinado de Felipe V, no início do século XVIII. No entanto, um incêndio destruiu o edifício. Foi o rei Fernando VI que se encarregou da reconstrução, atribuindo essa responsabilidade ao arquiteto Santiago Bonavía.
Posteriormente, durante o reinado de Carlos III, houve a expansão de algumas partes, com a participação do famoso arquiteto Francisco Sabatini. Foi aplicado um formato grandiloquente que reflete a imponência e o domínio político ao estilo de Versalhes.
Sem dúvida, o Palácio de Aranjuez se consagrou como um edifício que é Patrimônio da Humanidade.
Quarto de Isabel II
Quarto Isabel II / turismoenaranjuez.com
Um dos quartos mais peculiares e, ao mesmo tempo, mais interessante é o quarto de Isabel II. Neste local, uma série de características realmente particulares foi combinada, fazendo com que ele se diferencie de outros exemplos de quartos reais.
- O tom amarelo-mostarda prevalece notavelmente, uma vez que ele está presente nos tecidos que estão localizados nas paredes e em alguns outros elementos dispostos pelos tapetes. Atualmente, isso não é comum e, por isso, se configura como um recurso diferencial.
- Por outro lado, o dourado combina muito bem com a tonalidade descrita acima; pode ser encontrado nos móveis e luminárias. Combinado com a madeira, ele se destaca mais e traz uma maior sensação de calor e brilho. Na verdade, busca-se o luxo e a ostentação.
- No teto, há uma pintura com a estética do trompe-l’oeil, um recurso típico do barroco.
- É possível perceber como todos os cantos estão sobrecarregados. De fato, os tecidos estão presentes de diferentes maneiras. Mas o que é fundamentalmente importante é o dinamismo das curvas dos móveis, sendo este um componente do rococó.
Palácio de Aranjuez: a sala de bilhar
Sala de bilhar / turismoenaranjuez.com
Quem disse que o bilhar é um jogo moderno? Como você pode ver, no Palácio de Aranjuez há um espaço dedicado exclusivamente para este jogo. Além disso, houve a preocupação de ambientar o espaço de uma maneira completamente diferente do que concebemos como uma sala de lazer.
É possível perceber uma ambientação completamente ornamentada, por meio de um horror vacui decorativo, através de geometrias, animais e estampas que oferecem uma estética na qual as cores são reduzidas a tons quentes (salmão, ocre…), branco e azul.
A mesa de bilhar é constituída por uma estrutura inferior completamente decorada com arcos, bolas e dourado. Há uma elegância alternativa para a época, típica do estilo francês.
Antecâmara musical: arte e decoração
Antecâmara musical / turismoenaranjuez.com
Neste local, a cor amarelo-mostarda volta a se repetir para as cortinas e móveis. No entanto, no chão, há um tapete que cobre toda a superfície com um tom castanho-claro. As paredes estão cobertas de pinturas e, novamente, há um trompe-l’oeil no teto.
O único contraste entre tantos tons claros é o grená que está nas paredes à meia altura. Ele ajuda a espalhar o calor e, ao mesmo tempo, neutraliza os outros tons de amarelo e castanho que predominam no ambiente.
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- Junquera de la Vega, Paulina; Ruiz Alcón, María Teresa: Guía ilustrada del Real Palacio de Aranjuez, Patrimonio Nacional, 1958.