A importância da luz nos ambientes da sua casa

10 de março de 2019
Uma casa escura sempre vai gerar sentimentos negativos. A luz é essencial para criar um ambiente agradável.

Qual é a importância da luz nos ambientes? A luz desempenha um papel muito importante no mundo da decoração. Se houver boa iluminação, seremos capazes de dar destaque aos ambientes mais escuros. Ou então, dar um outro toque para a distribuição de espaço da casa ganhando em profundidade.

É verdade que nas casas maiores podemos gerar uma sensação de maior amplitude. No entanto, como veremos, não é necessário ter grandes espaços ou viver em grandes áreas para obter a melhor iluminação.

Tudo sobre a importância da luz nos ambientes

No post de hoje, falaremos sobre os benefícios de ter uma boa iluminação nas casas. Daremos algumas dicas que farão com que você consiga criar o ambiente que deseja em seu lar.

iluminação natural nos ambientes

Iluminação natural / homeadore.com

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma breve distinção entre os diferentes tipos de luz que existem.

  • A iluminação geral: é a luz principal que entra na nossa casa. Por isso é importante ter vários focos desse tipo de luz.
  • A iluminação pontual: como o nome sugere, é a luz que é usada para iluminar áreas específicas da nossa casa. Como por exemplo a mesa, a cama, a mesa de cabeceira…
  • A iluminação decorativa: é aquela que usamos para destacar detalhes como móveis, quadros, plantas…

Ter uma boa iluminação traz muitos benefícios para a sua casa. A seguir, explicaremos quais são e em que consistem.

Sensação de amplitude

Uma boa iluminação ajuda a criar esse efeito de “amplificador”, em detrimento às áreas de penumbra. Você poderá atenuar ou realçar efeitos decorativos para tornar o ambiente mais agradável.

Um tom neutro e pastel fará com que a sua casa ganhe luminosidade. As cores brancas não precisam ser sinônimo de tédio, já que ajudam a criar uma atmosfera iluminada. Além disso, o estilo nórdico caracterizado por uma decoração de cor branca, é tendência atualmente.

Pelo contrário, as cores escuras tornarão os espaços menores. Se não as colocar em locais estratégicos, não é recomendável.

iluminação no ambiente nórdico

Iluminação de estilo nórdico / nomadbubbles.com

Profundidade nos ambientes

A luz também poderá dar profundidade para os cômodos da sua casa. Por isso, a distribuição de objetos, móveis e dos focos de luz artificial é tão importante.

Uma dica que o fará ganhar profundidade é iluminar a casa de forma diferente, dependendo do espaço em que você se encontra. É melhor colocar luz branca no banheiro e na cozinha, e luz quente no restante da casa.

Outra opção é pintar as molduras de branco ou tons claros e, até mesmo, dá mesmo cor das paredes. Dessa forma, criaremos um ambiente muito mais iluminado. Nas portas, é importante usar o vidro, se quisermos que a luz do sol reflita e se alcance o efeito desejado.

Ganhar espaço

Além de dar uma sensação de amplitude, você conseguirá espaços mais iluminados e ganhará metros valiosos na sua casa.  Essa sensação de amplitude fará com que você consiga criar novos ambientes. Você poderá criar outros espaços de acordo com as suas necessidades, como por exemplo, um quarto de brinquedos para as crianças, um escritório, uma sala de jantar…

Quanto mais claras as paredes, maior será a sua sensação de profundidade. Uma dica que o ajudará a dar mais amplitude para a sua casa é a colocação de espelhos, uma vez que eles refletem a luz e deixam os espaços mais abertos. Claro, não se esqueça de que o espelho deve ser discreto para não sobrecarregar o ambiente. Caso contrário, teremos o efeito oposto.

Sensação de calor

A luz natural traz o calor que tanto procuramos nos meses mais frios do ano. No entanto, não apenas com a luz natural obtemos esse efeito porque, às vezes, o nosso ritmo de vida não nos permite.

Por esse motivo, alguns truques para obter esse calor sem luz natural são: colocar velas ou luminárias em locais estratégicos, ganhando luminosidade e dando um toque pessoal e íntimo ao nosso espaço. E não há nada melhor do que relaxar um pouco à noite, no sofá ou no quarto, com uma boa iluminação.

iluminação com velas

Iluminação com velas / kanseicocinas.com

Economia de dinheiro

Com uma boa iluminação natural dentro de casa, você conseguirá economizar até 40% na conta de luz. Trata-se de um benefício a longo prazo, já que proporciona uma economia mensal. Além disso, prolonga a vida útil das lâmpadas.

A localização e o design das janelas são importantes para dar a sensação de luz natural por um período mais longo de tempo. Por isso temos que escolher, na medida do possível, a melhor orientação, levando em consideração o clima e a localização da casa.

Melhora o ânimo

É importante não esquecer que uma boa iluminação melhora o ânimo dos moradores da casa. Geralmente não estamos conscientes do poder que tem a luz em nossa vida diária. Essa é a razão pela qual aumenta a depressão em lugares com menos horas de sol por dia. Um bom tempo e dias claros melhoram o humor.

Como vemos, qualquer mudança na iluminação poderá mudar a aparência geral de qualquer cômodo e servirá para criar diferentes efeitos decorativos em um ambiente.

Uma das coisas que pode nos motivar a voltar para casa depois de um árduo dia de trabalho é saber que uma casa bem iluminada e aquecida nos espera, onde você se sinta completamente à vontade.