O impacto dos espelhos em um cômodo

8 de fevereiro de 2019
Você quer dar uma sensação de amplitude ou luminosidade a um ambiente? É simples, você só precisa aproveitar o impacto dos espelhos, que se tornaram um objeto básico para a decoração das nossas casas.

Não temos nenhuma dúvida do impacto dos espelhos em um cômodo, geralmente de forma positiva. Experimente tentar imaginar uma casa sem nenhum espelho: não parece algo normal. Ao falar de espelhos, falamos de um dos complementos mais utilizados nas casas. Esse objeto se destaca pela variedade de formas, tamanhos e designs que encontramos disponíveis no mercado, tanto em lojas físicas como on-line, cada vez mais utilizadas.

Além disso, não podemos esquecer que, ao longo da história da humanidade, os espelhos ganharam um certo simbolismo (referências ao ilusório, ao corpo como espelho da alma, etc.). Podemos encontrar muitos exemplos disso na literatura, nos filmes…

– Meus olhos no espelho são olhos cegos, que olham os olhos com os quais eu vejo –

Antonio Machado

O mesmo acontece na história da arte, como por exemplo no quadro O Matrimônio Arnolfini, do pintor flamenco Jan Van Eyck, do século XV, ou em As Meninas, de Diego Velazquez, do século XVI.

De fato, as referências aos espelhos são praticamente infinitas, e isso diz muito sobre a grande importância que esse objeto ganhou ao longo do tempo.

O impacto dos espelhos em um cômodo

A seguir, vamos focar nas principais vantagens de colocar espelhos em um cômodo. Para isso, é preciso pensar bem onde colocá-los, para aproveitar ao máximo as possibilidades que eles nos oferecem.

Obviamente, é preciso prestar atenção no estilo decorativo do restante da casa, procurando não destoar. Assim, escolheremos um ou outro espelho. A mesma coisa acontecerá com as molduras.

ideias de espelho vintage

Como os espelhos afetam os diferentes cômodos

Em primeiro lugar, os espelhos aumentam a sensação de amplitude do espaço. Para isso, devemos levar em conta o tamanho do quarto onde será pendurado, para que o seu tamanho seja proporcional. Ou seja, o ideal é que nos banheiros, que geralmente são pequenos, o espelho seja bem grande. Assim, o espaço vai parecer maior.

Por outro lado, sobre os quartos você poderá optar por um espelho de ‘corpo inteiro’. Lembre-se que com o uso de espelhos, você poderá ter uma maior profundidade visual. Mesmo que seu uso seja recomendado para quartos estreitos ou pequenos, eles podem ser perfeitamente utilizados em outros espaços, como decoração.

Além disso, os espelhos podem aumentar a luminosidade. Isso acontece porque eles refletem a luz natural, ampliando assim o espaço, como um jogo visual. Na verdade, o efeito será notado nas horas de maior incidência de luz. Devemos levar em conta a presença de cortinas nesses cômodos, já que elas podem diminuir a luminosidade.

Se for impossível o espelho refletir a luz natural, poderemos colocá-lo perto de alguma luminária, seja ela de chão ou pendurada no teto.

Às vezes, quando são colocados de maneira estratégica, os espelhos produzem ilusões visuais. Isso acontece quando, por exemplo, pensamos que um cômodo vai mais além, quando na verdade é o espelho que mostra a parede inteira.

Por tudo isso, os espelhos são um recurso muito versátil e útil. Podemos dizer que eles são imprescindíveis não só em casa, mas também nas lojas, bares e comércios em geral.

Os espelhos no Feng Shui

O Feng Shui também faz uso do impacto dos espelhos em um cômodo. Essa é uma disciplina oriental cuja principal preocupação é melhorar o ambiente, seja na natureza ou nas casas. Para isso, baseia-se no movimento da energia, procurando expulsar toda aquela energia negativa. Essa possibilidade pode ser posta em prática ampliando e aumentando certas sensações através do uso de espelhos.

Nessa busca de equilíbrio e harmonia, encontramos alguns recursos que podem ser muito úteis. Nesse caso, falaremos só dos espelhos, tema que já levantou alguns debates e discussões.

Algo que podemos aplicar em qualquer cômodo da casa ou do escritório é que o espelho nunca deve estar na frente da porta de entrada, esteja ela aberta, entreaberta ou totalmente fechada.

Além disso, é essencial que qualquer espelho de uma casa não esteja quebrado, trincado ou deformado. Isso desperdiçaria toda a energia acumulada dentro do lar, algo imprescindível nesta disciplina.

espelho no quarto

Por outro lado, se o espelho é herdado, o Feng Shui indica que devemos levar em conta como foi a vida do antigo dono. Se teve uma vida ruim, o espelho poderá afetar o novo proprietário de maneira negativa. Por isso, seria mais recomendável retirar o espelho em questão.

Feng Shui: espelhos no quarto

Sobre os espelhos nos quartos, temos posturas divergentes:

  • Alguns recomendam que haja um espelho na frente da cama. Assim, toda a energia do ambiente e a sua também, refletirão no espelho que devolverá a energia novamente para você.
  • Por outro lado, outros dizem que o espelho, estando muito perto da cama, aumenta a profundidade e, portanto, a instabilidade. Isso afetaria diretamente na qualidade do sono, que precisa sempre de calma e estabilidade.

Devemos levar sempre em conta o que o espelho reflete. Por exemplo, ele não deve refletir nada associado com o mal, a sujeira, a violência ou a desordem, já que isso fomentaria as energias negativas. E aí, gostou das dicas sobre o impacto dos espelhos em um cômodo?

– Há duas maneiras de difundir a luz… ser a lâmpada que a emite, ou o espelho que a reflete –

Lin Yutang