A mobília vanguardista de Mackintosh

· 21 de março de 2019
A sua casa poderá apresentar uma estética mais inovadora e vanguardista através dos móveis do artista e designer Mackintosh.

Uma maneira muito interessante de decorar a sua casa é através da mobília vanguardista de Mackintosh. Sem dúvida, este artista nascido em Glasgow é referência no mundo da arte que precede o estilo moderno.

Dentro da gama de móveis desenvolvidos por este homem, vale destacar a peculiaridade estética dos seus designs; no final, o que será alcançado é uma contribuição vanguardista para a residência, pela sua inovação e sutileza.

É importante destacar que não é fácil adquirir este tipo de móvel. Provavelmente há algumas lojas que os ofereçam; de qualquer forma, para encontrá-los, o melhor lugar é na internet. Existem vários sites onde você poderá encontrar os seus artigos.

Estética da mobília vanguardista de Mackintosh

O principal objetivo de Mackintosh ao projetar móveis é a recuperação da estética neogótica, mas dando uma reviravolta no conceito em si e trabalhando os projetos de maneira mais sutil e refinada.

A ideia é eliminar o medievalismo como tal, mas por sua vez, se inspirar nele para depois aplicar um sentido vanguardista e contemporâneo. Dessa maneira, se consegue um resultado diferente do que era visto no século XIX.

Que estética proporciona? Pode-se dizer que, em certa medida, algumas partes da mobília são deformadas para, assim, dar um novo significado, sem perder a funcionalidade e atraindo a nova concepção formal do seu estilo.

– As vanguardas têm sido a corrente artística que rompe com o academicismo decorativo. –

Cadeira Hill House 1

Cadeira Hill House 1
Cadeira Hill House / naharro.com

Esta cadeira foi produzida em 1902. Ela apresenta um formato bastante diferente das cadeiras que conhecemos, devido à altura que atinge e à estética que possui. As principais características são:

  • Inspiração japonesa, recorrendo a um princípio modernista de design, mas sem perder as próprias características do estilo clássico. Pode até mesmo lembrar os tronos dos reis medievais.
  • Fabricada em madeira de freixo pintada de preto e com um assento acolchoado para proporcionar conforto.
  • O encosto atinge 1,41 metros de altura, mas o assento fica a 45 centímetros, o que indica que há uma desproporção em relação ao equilíbrio das cadeiras tradicionais. Rompe-se o formato clássico.
  • Por sua vez, possui listras horizontais no encosto e uma grade de quadrados na parte superior para gerar dinamismo e eliminar alguma monotonia.

– As vanguardas abriram a mente da população. –

Poltrona Willow

Poltrona Willow
Poltrona Willow / naharro.com

Assim como a cadeira Hill House, esta poltrona oferece uma estética de inspiração japonesa, medieval e modernista. Consolida assim um princípio vanguardista que rompe com os protótipos de sofás do mercado.

  • Fabricada em madeira de freixo pintada de preto. O assento é acolchoado em veludo, com cores como verde ou bege.
  • O encosto não é muito alto, estando a uma altura considerável em relação às costas de uma pessoa. A sensação é envolvente, como se guardasse a pessoa em um semicírculo para fornecer segurança.
  • Possui largura suficiente para permitir estar sentado de maneira folgada.
  • O design é completamente inovador e original, incluindo uma estrutura de quadrados e linhas verticais.

Mesa de jantar CRMOO4

Onde adquirir a mobília vanguardista de Mackintosh?
Mesa de jantar / loftchair.es

Um móvel muito original pelo design contrastante entre o tampo e a estrutura das pernas; estas estão interligadas para tornar o conjunto uma peça sem igual, com o objetivo de o fazer se mover ao redor para contemplar a sua beleza.

  • Tampo redondo de grande largura e com possibilidade de ser recolhido em 3 partes.
  • O material do qual é fabricado é madeira de freixo de cor preta.
  • A estrutura das pernas é bastante inovadora, pois reflete leveza, simplicidade e versatilidade.
  • Busca-se funcionalidade sem oferecer características estéticas exageradas, mas sim simplicidade na linha.
  • Além disso, poderá se encaixar muito bem em qualquer decoração vanguardista e minimalista.

Onde adquirir a mobília vanguardista de Mackintosh?

Como foi dito no início, não é fácil encontrar esses móveis no mercado, portanto, não perca tempo e recorra à internet; você poderá encontrar inúmeras lojas que têm a mobília vanguardista de Mackintosh.

Algumas das lojas online mais interessantes são a Loftchair, Naharro e Steeldomus. Sem dúvida, estas 3 empresas oferecem produtos bons, originais, e com garantia de qualidade.

Portanto, dê à sua casa um toque novo e original através dos designs do artista Mackintosh.

  • Kliczowski, María Sol: Charles Rennie Mackintosh, Madrid, Loft, 2002.