A participação ativa de toda a família na decoração

31 de julho de 2019
Obtenha a participação ativa da família inteira na decoração seguindo estas 4 dicas.

Decorar a casa é um desafio. Geralmente, essa responsabilidade recai sobre um único membro da família e isso pode desencadear um esforço excessivo para essa pessoa. Dessa forma, um projeto que foi considerado empolgante pode se tornar um fardo. Por isso, a participação ativa de toda a família na decoração é a solução.

O envolvimento de todos os habitantes da casa pode parecer uma missão impossível. Devemos contar com vários fatores: a diferença de gostos, idades, tempo livre, conhecimento em decoração, etc.

O ideal é encontrar o equilíbrio no qual todos os integrantes da família tenham o seu espaço criativo para se sentirem confortáveis. A seguir, abordaremos 4 dicas realmente interessantes.

  1. Conhecer os gostos de toda a família na decoração Conheça os gostos de cada um

O primeiro passo para planejar a decoração junto com a família deve ser conhecer os gostos e opiniões de todos. Para isso, a comunicação é fundamental.

Uma forma de conhecer os gostos de cada um é procurar ideias em conjunto. Uma reunião pode ser realizada para discutir sobre os diferentes estilos ou recursos decorativos que podem ser incorporados à casa. É necessário garantir que todos os integrantes da família se sintam envolvidos na decoração.

Neste ponto, é muito importante levar em conta a opinião de todos os integrantes da família; incluindo as crianças. Na verdade, as crianças começam a formar a sua personalidade muito cedo, e uma forma fantástica de expressá-la é através da decoração.

2. Emoldure a arte dos seus filhos

 Emoldure a arte dos seus filhos

As crianças têm a capacidade de expressar a sua personalidade através da arte, com desenhos ou artesanato. Uma ideia fantástica para integrar as crianças da casa na decoração é incluir as suas melhores criações na própria decoração.

Emoldure as obras-primas dos seus filhos para exibi-las com orgulho.

Não se trata de expor os desenhos dos seus filhos de qualquer jeito, mas sim de combiná-los com o restante da decoração, como se fossem mais uma obra de arte. Você pode fazer composições originais com vários desenhos, expostos com uma bela moldura que combine com o restante do espaço.

Dessa forma, você não só estará adicionando um toque de cor à sua casa, mas também poderá conservar as criações dos seus filhos conforme eles forem crescendo. Além disso, você estará incentivando as suas qualidades artísticas.

3. Planeje uma decoração participativa

Planeje uma decoração participativa

Uma vez que tenhamos definido o estilo decorativo que vamos incluir na nossa casa, é importante estabelecer uma divisão de tarefas na qual todos os membros da família tenham a sua importância. Devemos ter em mente que nem todos temos as mesmas capacidades. No entanto, tudo é uma questão de organização.

  • Se um espaço comum será pintado, como a sala de jantar ou a cozinha, por exemplo, todos os integrantes da família devem participar da escolha da cor. Assim, todos podem trabalhar na nova imagem do cômodo.
  • Se, pelo contrário, se tratar da decoração de um quarto infantil, as crianças devem ser as principais protagonistas deste projeto. A sua opinião é essencial, uma vez que elas ocuparão esse espaço. Elas podem até mesmo ajudar a pintar algumas áreas do quarto, desde que a sua idade permita.

4. Incluir detalhes pessoais dos integrantes da família na decoração

Incluir detalhes pessoais na decoração

Ao longo das nossas vidas, vamos adquirindo objetos pessoais que, embora não façam parte da decoração, nos ajudam a definir a nossa personalidade.

Uma forma interessante de fazer com que a nossa casa reflita a personalidade e as características de cada integrante da família é através dos detalhes pessoais de cada um.

  • As lembranças de viagem são um maravilhoso recurso decorativo; uma vez que, além de nos ajudarem a embelezar os espaços, eles também têm um grande valor sentimental, lembrando-nos dos bons momentos que passamos juntos.
  • As fotografias dos integrantes da família e das viagens feitas transmitem calor, ternura e um caráter acolhedor. Não importa o espaço da casa onde estiverem, uma vez que elas cumprirão a sua missão de maneira eficaz.
  • O artesanato das crianças é a melhor maneira de trazer um toque de inocência que não pode faltar na nossa casa.