Logo image
Logo image

A tendência natural na decoração das salas de estar

4 minutos
Quer decorar a sua sala de estar com uma tendência natural? O principal é usar madeira, fibra, tecidos naturais e plantas. Além disso, é necessário dar maior importância à luz natural. Encontre algumas dicas no artigo a seguir.
A tendência natural na decoração das salas de estar
Última atualização: 24 setembro, 2018

Durante este ano, observamos uma tendência natural na decoração das salas de estar e outros cômodos de nossas casas. Para isso, dispomos de uma série de recursos, especialmente materiais e cores.

Em geral, esses espaços adquirem um toque próximo ao minimalismo, dificilmente ficam sobrecarregados. Além disso, pouco a pouco o estilo nórdico é deixado para trás, para dar maior importância a outros, como o estilo vintage, que vem sendo usado há alguns anos.

Como resultado desta tendência para o natural, em alguns casos, as imperfeições dos materiais ficam visíveis, no entanto, nesse estilo de decoração, ficam bem esteticamente.

Portanto, encontramos interiores muito relaxantes, aconchegantes, acolhedores e obviamente naturais.

Antes de falar sobre os materiais que podemos utilizar na busca desse naturalismo, nos concentraremos brevemente nas cores mais utilizadas:

  • Cores associadas às florestas: portanto, predominam tons verdes (especialmente verde-escuro) e tons terra e ocre. Essas cores aludem à natureza de maneira muito clara.
  • Cores que nos remetem aos minerais: neste caso, destacam-se os azuis, roxos e violetas.

Essas cores podem ser utilizadas em papéis de parede, de preferência pintados à mão. Com eles, podemos criar cenários reais, como florestas, paisagens marinhas e temas florais. Obviamente, não deixaremos de ver o branco, mas desta vez o encontraremos combinado com outras cores, como as que acabamos de nomear. Também poderemos optar por atribuir aos materiais um acabamento mais natural.

Some figure
Fibras naturais como vime e madeira / pinterest.es

Uso de fibras naturais 

Em seguida, citaremos algumas das fibras naturais (de origem vegetal e animal) mais utilizadas nesta tendência natural.

  • Vime: você poderá optar por cestos feitos de vime, para utilizá-los como espaço de armazenamento, colocados em uma prateleira ou mesmo no chão, se tiverem um tamanho médio ou grande. Há também poltronas, cadeiras e sofás, embora possam ser colocados em ambientes exteriores. Mesmo assim, é possível vê-los em espaços interiores, como é o caso da sala de estar.
  • Rattan: é uma fibra usada principalmente em cestas, móveis e molduras para espelhos.
  • Linho: por exemplo, para as suas cortinas ou persianas, forro do sofá ou de almofadas.
  • Algodão: principalmente para tapeçarias e forros, com estampas muito chamativas.
  • Juta: com a juta você poderá estofar móveis como poltronas, embora também possa ser usada para estofar paredes ou para as cortinas.
  • Sisal: podemos encontrar o sisal formando cordas ou cordões, nos quais é possível pendurar vários objetos decorativos. Da mesma forma, é frequente o seu uso em tapetes.
  • : muito versátil, podemos encontrá-la em mantas, que podemos colocar dobradas sobre o sofá enquanto não são usadas.
    Some figure

Outros materiais que você poderá usar na tendência natural

  • Madeira: de preferência, quanto mais natural, melhor. Em relação a isso, há o uso de madeira reciclada. Se você decidir usar paletes, pode utilizá-los como mesas baixas, estrutura de sofá ou de poltronas, prateleiras ou espaços de armazenamento. Outra opção são os pisos de madeira.
  • Barro: muito utilizado tanto em objetos decorativos (por exemplo, vasos ou vasilhas) como em ladrilhos para o piso.
  • Cortiça: especialmente como material de pequenos elementos decorativos, tais como recipientes, porta-copos ou lâmpadas. Por outro lado, também poderemos encontrá-la na forma de um painel nas paredes, às vezes ocupando uma parede por completo. Dessa forma, você poderá pendurar bilhetes, fotografias, pequenos enfeites… criando um painel de inspiração.
  • Estopa: através deste material, você poderá fazer pequenos centros de mesa e estofar móveis. Além disso, poderá reutilizar sacos usados, deixando a mostra as letras que informavam o conteúdo que foi transportado na referido saco, como por exemplo, café. Da mesma forma, você poderá fazer capas de almofadas e até cortinas, embora a aparência não seja muito delicada.
  • Couro: especialmente em móveis, principalmente em branco, bege ou marrom.
  • Papel: o papel de parede é muito importante, de preferência pintado à mão. As estampas possíveis são infinitas. Você também poderá fazer pequenos enfeites de papel (pode pegar ideias em tutoriais de origami), que obviamente poderão ser reciclados. Depois, você só precisará pendurar os enfeites em um fio ou uma corda ou colocá-los em uma prateleira ou estante.
  • Bambu: usado em pisos, revestimentos de parede ou móveis.

    Some figure
    Tendência natural / mueblesperez.es

Conclusão

Finalmente, lembre-se de que, para aumentar essa tendência natural nas salas, além de usar os materiais e cores de que falamos, você poderá colocar plantas.

Além disso, leve em conta que, para conseguir um estilo homogêneo e consistente na sua sala, você deverá escolher apenas alguns desses itens, combinando-os entre si. Dessa forma, você conseguirá um ambiente equilibrado, que fornecerá aconchego e, ao mesmo tempo, naturalidade.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.