Três estilos de decoração para sala de jantar e sala de estar integradas

· 7 de agosto de 2018
Hoje lhe daremos algumas ideias para decorar a sua sala de acordo com o seu estilo. Você vai adorar!

No artigo seguinte, queremos apresentar três estilos de decoração para sala de jantar e sala de estar integradas, para que você possa encontrar o estilo mais adequado para a sua casa.

Independentemente do estilo escolhido, é importante conseguir dividir corretamente o espaço. Ou seja, com uma área para descansar e outra para as refeições.

Além de uma boa organização, devemos garantir que também haja alguma continuidade visual. Isso é conseguido de forma muito simples: pensando nas áreas como partes de um conjunto. Para isso, você deve escolher o mesmo material para o piso e móveis seguindo o mesmo estilo.

Você também pode usar cores complementares para pintar as paredes. Dessa forma, criará um ambiente muito agradável.

E, obviamente, você deve optar por um estilo decorativo comum em todo espaço. Caso contrário, ocorrerá um choque visual. Mesmo com o mesmo tipo de decoração podemos conseguir dividir um espaço em dois de forma clara.

Você poderá aplicar as nossas dicas sem problemas para as cozinhas abertas, também conhecidas como cozinhas americanas.  Nesses casos, a cozinha estará diretamente aberta para a sala de estar ou sala de jantar.

A seguir, apresentaremos alguns conceitos de sala de jantar e estar nos quais você pode se inspirar.

1- Conceito de sala de jantar e sala de estar integradas no estilo industrial

Embora esse estilo nos remeta diretamente aos lofts e aos armazéns industriais de grandes cidades, como Nova York, nós podemos encontrá-lo em casas e apartamentos.

sala de jantar e sala de estar integradas no estilo industrial

Em primeiro lugar, seria ótimo ter uma ou mais paredes com tijolos expostos, não importa se eles estiverem irregulares, ou até mesmo, se não forem da mesma cor.

Você também deve usar móveis antigos e/ou com toques metálicos. Esse tipo de mobília é muito fácil de encontrar em lojas vintage ou de segunda mão.

Quanto às cores, as mais comuns são: branco, preto, cinza, marrom, bege e azul. Procure comprar móveis em alguma dessas cores e também os tecidos, tais como almofadas ou capas de sofá. Lembre-se de que os tapetes são uma boa opção para separar os ambientes.

No entanto, é melhor não colocar cortinas, já que elas não são próprias desse estilo. As grandes janelas são essenciais, com vidros revestidos com uma estrutura de metal.

Na parte da sala, você pode colocar uma mesa de centro baixa feita com paletes e que tenham rodinhas (você mesmo pode fazê-lo). Outra opção são os candelabros de metal ou as luminárias de chão. Ambas as opções serão de grande ajuda na hora de separar os dois ambientes.

2- Conceitos de sala de jantar e sala de estar integradas com estilo nórdico

Neste caso, a loja IKEA será a nossa grande aliada. Nos últimos anos, esse estilo tem sido um dos mais populares.

As propostas nórdicas são praticamente minimalistas. Sendo assim, ela é ideal se você gosta da sensação de amplitude e ordem. Além disso, a luz é essencial.

harmonia da sala de jantar e sala de estar integradas

Algo básico é o uso de branco, tanto em móveis, tecidos e paredes. Escolha móveis e acessórios simples com linhas retas. Se você quiser, pode dar alguns toques com outras cores ou outros materiais, como o cobre, que está cada vez mais em moda.

Quanto ao mobiliário, não se esqueça que eles devem ser feitos de madeira, e quanto mais natural e simples, melhor. O mesmo acontece com o piso.

Além disso, para criar a continuidade visual, você pode escolher uma toalha de mesa da mesma cor que as almofadas ou tapete. São esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

3- Com um toque mais boêmio

Nesse último caso, as cores e as estampas serão os detalhes mais importantes. As cores que se destacam são a maioria dos tons de fúcsia, roxo, laranja, amarelo mostarda e azul escuro.

Então, para que o ambiente não fique excessivamente carregado, você pode optar por paredes e mobiliário lisos e claros. Além disso, escolha complementos (tecidos com motivos étnicos, molduras de fotos ou utensílios de cozinha) com cores chamativas e vibrantes.

sala de jantar e sala de estar integradas estilo boêmio

Se você estiver planejando fazer uma sala nesse estilo mais despojado, com tapetes, carpetes, pufes, almofadas, use móveis com um toque desgastado ou que sejam feitos com fibras naturais.

Por outro lado, procure colocar acessórios e enfeites artesanais, como velas, tigelas ou apanhador de sonhos.

Finalmente, não devemos nos esquecer de colocar plantas na nossa sala. Elas dão a um toque de naturalidade e de frescor.

Conclusão

Às vezes, ter dois ambientes em um só pode ser incômodo, já que nós perdemos a privacidade. No entanto, com uma separação correta do espaço, você conseguirá outro ambiente igualmente confortável.

E, lembre-se de que, para separar os ambientes, você pode usar elementos como tapetes, luminárias, estantes ou o próprio sofá. Dessa maneira, conseguirá ter o conceito de sala de jantar e sala de estar bem esclarecido e poderá aplicá-lo.