Algumas dicas sobre a decoração moody
Não existe uma palavra em português que possa definir esse estilo de decoração cada vez mais utilizado em residências, escritórios e, até mesmo, em hotéis. Mesmo assim, podemos afirmar que ela dá um toque de elegância, sofisticação e personalidade aos ambientes. É a decoração moody.
A decoração moody aposta em móveis de madeira nobre e escura, nos ambientes sobrecarregados, paredes contrastantes e, acima de tudo, no conforto. Daremos as principais dicas dessa corrente decorativa no artigo a seguir.
Quais são as dicas para fazer uma decoração moody?
Cada vez mais na moda na Inglaterra e em outras cidades europeias, a decoração moody pode parecer um pouco “séria” e profissional demais à primeira vista. Mas depois percebemos que é aconchegante, com personalidade e, sobretudo, confortável. Algumas questões que você deverá analisar antes de escolher esse estilo são:
1. A iluminação
É fundamental permitir a entrada da luz natural, mas é preciso filtrá-la através de persianas ou cortinas. Dessa forma, vai gerar algumas sombras decorativas. Em relação à iluminação artificial, uma boa ideia é usar luminárias com lâmpadas suaves (ou que possam ser reguladas). Na decoração moody são bem-vindos os candelabros, velas e frascos de vidro transformados em luminárias.
2. O tato e o olfato
Muitas vezes, nós não prestamos atenção nesses sentidos quando pensamos na decoração de um ambiente ou da casa. No caso do estilo moody, eles são fundamentais! A ideia é incorporar objetos com texturas diferentes, como o couro, a madeira, os tecidos de peles. Não podem faltar as velas, frutas secas ou, até mesmo, o pão ou alguns biscoitos recém-assados.
Além disso, poderíamos dizer que, para a decoração moody, a música é primordial. Por isso, recomendamos a instalação de um sistema de som para ouvir jazz ou músicas de Frank Sinatra, enquanto você lê o jornal ou um livro e desfruta de uma xícara de café ou de um bom vinho.
3. O agora
Uma das premissas do estilo moody é estar com a cabeça no tempo presente e aproveitá-lo ao máximo. Não é por acaso que esse tipo de decoração é escolhido nos países nórdicos, onde diariamente experimentam aquela sensação de ‘alegria’, mesmo estando trancados dentro de casa e com uma tempestade de neve lá fora.
Um quarto ou sala de jantar moody tem tudo o que você precisa para compartilhar momentos inesquecíveis em família: um sofá espaçoso e confortável, uma mesa grande, uma biblioteca repleta de livros, tapetes para colocar no chão, uma mesinha de centro onde colocar a bandeja com o café e biscoitos caseiros…
4. O ontem
É claro que também não deixam de lado as histórias do passado, as memórias e os objetos das décadas passadas. Os objetos vintage, as fotografias em preto e branco, as pinturas, os objetos gastos pela passagem do tempo… Tudo se combina para criar um estilo realmente maravilhoso.
6. A cor
O que é usado para deixar um espaço acolhedor? Uma boa cor. Por isso, a escolha dos tons na decoração moody não é deixado ao acaso. Se o local for compartilhado com várias pessoas, é sempre bom perguntar sobre qual emoção está vinculada uma determinada cor, já que nem todos temos as mesmas percepções. O objetivo é conseguir criar uma sensação de aconchego em qualquer hora do dia.
As cores mais usadas no estilo moody são o azul (promove o relaxamento e descanso, reduz o estresse), o verde-escuro (promove o crescimento, harmonia e o bom humor), o marrom (relacionado com a terra, o chocolate e o café) e o cinza (um tom perfeito para ambientes silenciosos, neutro e bonito).
7. Os móveis
Quanto aos móveis, na decoração moody são utilizadas mesas, cadeiras, sofás e prateleiras de madeira, especialmente, se forem escuras. Ela também usa muitos tapetes e cortinas grossas, tecidos com texturas e luminárias de chão.