Decorar com livros: algumas dicas que poderão ajudá-lo

· 24 de julho de 2018

Decorar com livros é dar-lhes uma segunda chance, depois de mergulharmos em suas páginas. É uma decoração que pode variar desde algo muito simples até designs muito mais complexos.

É, sem dúvida alguma, uma maneira de decorar a nossa casa que transmitirá muita personalidade, estilo e elegância.

Neste artigo vamos falar sobre o amplo leque de possibilidades que a decoração com livros oferece.

Decorar com livros: isso pode ser considerado uma loucura?

O mundo da decoração é um mundo para aventureiros e destemidos, que não têm medo do que é diferente.

Para muitos, decorar com livros pode parecer estranho, mas você pode ter certeza que não deixará ninguém indiferente.

Além disso, é uma oportunidade perfeita para mostrar que a vida dos livros não termina quando acabamos de lê-los. Pelo contrário, eles têm muito mais a oferecer.

Usar livros para decorar a nossa casa também significa dar um lugar privilegiado a esse importante elemento da vida humana.

Significa preservar a nostalgia da palavra escrita diante do mundo tecnológico em que estamos imersos hoje em dia.

Sendo assim, não é uma loucura decorar com livros.

Dicas infalíveis para decorar com livros

Como você pode imaginar, os livros são muito diferentes, não só em termos de conteúdo, mas também de formas.

Nós encontramos livros grossos, finos, monocromáticos, multicoloridos, etc.

Por isso, é importante que, para não criar um caos visual, você tenha em mente uma série de truques. Esses truques vão ajudá-lo a criar combinações decorativas de livros que, visualmente, darão um plus à sua decoração.

Divida por grupos

Essa dica se refere ao fato de que você pode agrupar livros que tenham características semelhantes.

Por exemplo, você pode escolher 4 ou 5 livros e colocá-los em cima de uma mesa ao “acaso”. Para dar um toque elegante, você pode colocar um vaso de flores, uma vela ou um porta-retratos.

estante pendura com livros

Você também pode agrupá-los de acordo com o tamanho, independentemente da espessura deles.

Vamos dizer que estas são formas organizadas ou formais de usar os livros na decoração. Vejamos como sair das formalidades e deixar a imaginação livre para encontrar outras formas muito estilosas.

Aposte nas cores

Outra dica é agrupar os livros de acordo com uma determinada gama de cores.

Em decorações cuja cor de fundo é neutra, como a branca ou cinza, fica ótimo um grupo de livros empilhados por cores formando um degradê.  Além disso, eles darão um toque de cor a quartos sóbrios ou monocromáticos.

Liberte a sua criatividade e a sua imaginação

Se quisermos que nossa decoração com livros seja muito ousada e não deixe ninguém indiferente, então deveremos deixar a nossa imaginação voar para criar combinações surpreendentes.

Onde mais poderemos ver os livros, a não ser em estantes e prateleiras? Mas, esqueçamos as prateleiras tradicionais de bibliotecas e ousemos mais.

Prateleiras

Utilizar uma prateleira repleta de livros que formam uma palavra? Porque não?

Essa ideia é perfeita para decorar uma grande parede com a nossa palavra favorita.

Isso dá trabalho porque nós, obviamente, teremos que mandar fazer uma prateleira ou, se formos muito habilidosos, fazermos nós mesmos.

O último passo é preenchê-la com os nossos livros.

Com essa mesma técnica, também podemos formar figuras. Uma muito comum é a de uma árvore, já que mantém uma estreita relação com os livros.

Outra prateleira que gera bastante curiosidade é aquela em que os livros parecem que estão no ar. O truque é fazer com que o primeiro livro fique preso à parede. A partir dele, você pode colocar outros livros.

estante flutuante de livros

Estantes de livros flutuantes / pinterest.es

Posso usar livros para …?

Com certeza, essa é a pergunta que o fará perceber tudo o que poderá fazer com alguns livros:

  • Uma cabeceira para a sua cama: se você é um amante dos livros e tem um monte de deles, pode fazer uma cabeceira que, sem dúvida, não vai deixar ninguém indiferente. Um belo projeto que mostrará a sua personalidade boêmia e artística.
  • Mesa com pés de livros: basta ter quatro pilhas de livros resistentes e uma tábua para que você tenha uma mesa de centro única e espetacular. Sim, devem ser livros que você já não leia mais.
  • Base para qualquer coisa: livros podem ser usados como porta-copos, criado-mudo, mesa auxiliar na sala de estar, etc. Seja criativo e dê outra vida aos seus livros.
  • Preencher qualquer espaço: se você tem espaços vazios que precisam ser preenchidos e não sabe o que fazer, use livros! Por exemplo, uma lareira que você não usa ou uma gaiola cheia de livros traz muita personalidade para um cômodo.
  • Árvore de Natal diferente: Cansado do típico pinheiro de Natal? Crie um com seus livros! Você provavelmente já viu essa ideia em bibliotecas ou universidades, mas se você é um amante dos livros, por que não fazer isso em casa?
  • Para os artistas: aqueles que são mais criativos e sua veia artística salta aos olhos, podem usar os livros para criar autênticas obras de arte em corredores ou paredes principais da casa. Ela vai parecer uma galeria de arte.
  • Wall art: significa mural e é o que você pode fazer com seus livros especiais. Consiste em preencher uma parede com livros, que, por sua natureza, são verdadeiras obras de arte. Livros cuja encadernação, fotos de capa ou material os fazem únicos.
árvore de natal com livros

Árvore de Natal feita com livros / planetadelibrosmexico.com

Você terá uma galeria de arte, substituindo os quadros por livros.

Conclusão

Como você pode ver, decorar com livros é fácil e simples, mas traz muito estilo e personalidade para a sua casa.

O importante na hora de usar livros para decorar a casa é ser uma pessoa criativa e ousada. Com essas duas qualidades, você conseguirá fazer combinações espetaculares.