Ambientes monocromáticos: uma aposta segura

9 de março de 2020
Você está pensando em pintar a sua casa, mas não quer se arriscar com as cores? Não se preocupe, você encontrou o post perfeito para solucionar as suas dúvidas.

Os ambientes monocromáticos geram um esquema de cores mais simples e também o menos arriscado. A mesma cor com mais ou menos branco, cinza ou preto oferece uma variedade delicada de ambientes sem extravagâncias.

A partir de uma única cor, é possível brincar com tons claros, escuros ou saturados que sempre se harmonizam e, ao mesmo tempo, quebram a monotonia dos diferentes cômodos da casa.

Os ambientes monocromáticos são ideais quando estamos procurando por uma proposta de cores eficaz, porém discreta, quando não queremos arriscar misturando e contrastando ou, simplesmente, se quisermos usar uma cor específica por preferência pessoal ou por conveniência decorativa.

A harmonização de dois ou três tons da mesma cor sempre dá bons resultados. Lembre-se de que os tons que partem da mesma cor podem variar bastante.

Ambientes monocromáticos: uma decisão premeditada

Ambientes monocromáticos

Ao considerar a cor a ser usada para o ambiente monocromático, devemos pensar em quais serão os tons que completarão o esquema de cores, pois as variações da cor básica da decoração também são muito importantes.

Através dessas variações, o espaço terá mais vida, parecerá mais amplo ou terá o efeito mais conveniente para cada caso. Se houver dúvidas entre aplicar um esquema monocromático ou buscar o contraste, lembre-se de que sempre haverá a possibilidade de adicionar um móvel ou elemento decorativo de outra cor.

Propostas para o lar

Os esquemas baseados em uma única cor são relaxantes e harmoniosos. Se combinarmos diferentes tons no mesmo espaço, é possível quebrar a monotonia e manter um equilíbrio perfeito.

Os principais aspectos que devem ser considerados para optar ou não pela monocromia são: o tamanho do espaço que você deseja decorar, a quantidade de luz que ele recebe e a sua funcionalidade.

Espaços pequenos

Ambientes monocromáticos

Em espaços pequenos e com pouca luz natural, é interessante escolher uma única cor que seja luminosa. Por exemplo: se for um quarto infantil, podemos usar um amarelo bem claro, pois esta é uma cor alegre que não diminui o espaço, e então harmonizá-lo com alguns complementos em amarelo intenso.

Em uma área de trabalho, uma boa opção é optar por tons da relaxante cor verde, cujas variações claras ou em tons pastéis são quentes e luminosas e podem ser contrastadas com elementos decorativos em verde-escuro.

Espaços amplos

Ambientes monocromáticos

Sala / pinterest.es

Nas salas ou quartos muito espaçosos e luminosos, é preferível partir de cores quentes e fortes, como o vermelho, terracota, ocre… Nas paredes, podemos usar tons claros da mesma cor ou então vários tons de cinza nas superfícies restantes.

Pelo contrário, se houver muitos móveis, é interessante partir de um tom claro ou pastel para descarregar o espaço visualmente. Quando a sala tem grandes dimensões,  também podemos brincar com dois esquemas de cores no mesmo espaço.

A distribuição de cores em ambientes monocromáticos

Combinação de cores

Uma proposta monocromática de baixo risco envolve a escolha de uma única cor suave, como o off-white, por exemplo, para os principais componentes do espaço e adicionar apenas alguns toques de branco acinzentado nos elementos decorativos.

Outra possibilidade mais alegre seria equilibrar a presença dos diferentes tons usando, por exemplo, o bege, um tom de creme ou terroso nas paredes e tapetes, e então harmonizá-los com uma tonalidade mais intensa nos sofás e cortinas.

Uma maneira de atenuar a possível sensação de monotonia que, às vezes, pode ser gerada por um esquema monocromático é a aplicação de diferentes tipos de textura, criando contrastes no ambiente através delas. Uma ótima opção é usar recursos de pintura decorativa em móveis e paredes ou então adicionar tecidos, como a gaze, seda, veludo…

Um aspecto fundamental que não devemos esquecer é que, quanto mais intensa e escura for a cor básica que será usada em um espaço, mais conveniente será distribuir o peso das outras tonalidades. Está preparado para colocar mãos à obra? Você certamente obterá um resultado perfeito.