Cantinho de estudos e leitura em quartos juvenis
Assim como um quarto juvenil deve ter todo o necessário para um bom descanso, ele também deverá incluir um cantinho de estudos e leitura. Pelo fato de a maioria das atividades acadêmicas exigir um tempo de dedicação em casa, é bom adequar um espaço para desenvolvê-las com conforto.
Em linhas gerais, para criar um espaço que propicie a concentração e o desempenho eficiente de uma atividade, é fundamental prestar atenção nos detalhes e tirar proveito das características específicas do quarto.
Qual deve ser o objetivo?
Na hora de criar um cantinho de estudos e leitura, o objetivo é dispor dos elementos de uma forma prática, mas também suficientemente confortável a ponto de garantir um bom aproveitamento do tempo. Em suma, a estratégia decorativa deve ser funcional e:
- Organizada.
- Atrativa.
- Versátil.
A versatilidade é um aspecto importante na hora de criar cantinhos para se dedicar a uma determinada atividade porque facilita as coisas na hora de realizar ajustes ou reformulações na ideia original.
Considerando o fato de os jovens passarem grande parte do seu tempo em seu quarto, é necessário oferecer-lhes soluções que possam se adaptar às suas necessidades e ideias. Enfim, se encontram em uma fase na qual é conveniente deixar que desenvolvam a sua criatividade livremente.
Passo a passo para criar um cantinho de estudos e leitura
- Distribua os móveis de forma que você possa obter o máximo espaço livre possível. Isso será a chave tanto na hora de organizar os diversos objetos quanto na hora de utilizar o cantinho de estudo e leitura.
- Seja assertivo. Ao invés de colocar a cabeceira da cama bem debaixo da janela, coloque a escrivaninha nesse local. Por fim, para um bom descanso é necessário um ambiente escuro.
- Procure acessórios estratégicos que ajudem a separar os “espaços” dentro do quarto. Embora seja verdade que tudo deve seguir a mesma temática para que o conjunto fique harmonioso, cada detalhe deve ser bem pensado.
- Evite sobrecarregar com objetos decorativos. Embora seja importante personalizar o espaço de acordo com os seus gostos, acrescentar objetos demais pode acabar sendo contraproducente na hora de tentar estudar ou ler.
- Aproveite os móveis multifuncionais. Por exemplo: as escrivaninhas retráteis que ficam presas à parede são uma excelente opção para economizar espaço.
- Invista no conforto: uma boa cadeira, um pufe, várias almofadas, um tapete macio e fofo e, porque não, uma cadeira de balanço. Isto poderá ajudar o jovem a se sentir muito mais à vontade e disposto a estudar e ler.
- Não esqueça a iluminação. Além da lâmpada no teto, inclua uma luminária articulada como uma iluminação auxiliar, para evitar o cansaço visual.
Outros aspectos que devem ser considerados
Caso não haja espaço suficiente dentro do quarto, pode-se colocar um pufe de tamanho médio ou pequeno, um tapete e uma luminária articulada de chão para criar um mini cantinho de estudo e leitura. Aqui, a escolha das cores e texturas é o que vai orientar a decoração.
É preciso avaliar como se comporta o jovem na realização das suas atividades. Alguns preferem se sentar na escrivaninha e outros preferem ficar reclinados ou até mesmo, ‘deitar de bruços’, seja no chão ou sobre a cama.
Conclusão
Nas redes sociais podemos encontrar fotografias que mostram cantinhos de leitura muito interessantes. Quase sempre ficam localizados junto das janelas que têm vistas exteriores espetaculares, aprazíveis, e, acima de tudo, inspiradores. Como se não bastasse, ainda contam com móveis, acessórios e todo tipo de comodidades.
Embora essas imagens possam ser usadas como fonte de inspiração, não podemos nos deixar deslumbrar por elas. Caso contrário, será muito mais difícil conseguir um resultado satisfatório no espaço que temos em casa. A ideia não é copiar ao pé da letra (ou do pixel) o conceito, mas sim buscar as ideias mais eficientes.
Por último, mas não menos importante, não se pode esquecer que é importante que o jovem participe ativamente da criação do seu próprio cantinho de estudos e leitura. Dessa maneira, ele terá uma primeira motivação para se responsabilizar pelo desempenho das suas atividades.