Tipos de pufes para decoração de ambientes

· 1 de setembro de 2018
Os pufes para decoração são um símbolo de sofisticação, elegância, conforto e funcionalidade. Falaremos sobre os diferentes tipos de pufes de acordo com seus formatos, materiais e utilidades.

Os pufes para decoração de ambientes são cada vez mais comuns nas nossas casas. A sua presença se deve, basicamente, ao fato de que eles são um elemento funcional, uma vez que podem ser usados de várias formas, e além disso, proporcionam um aspecto elegante ou juvenil ao cômodo.

Existem muitos tipos de pufes, dependendo do material, do formato ou do seu uso. Mas, não há dúvida de que há pufes para todos os estilos de decoração e para qualquer uso.

Cabe destacar que o uso de pufes não se limita à casa, mas há também muitas lojas, bibliotecas e lanchonetes que se utilizam de pufes para decorar o local.

Neste artigo, falaremos sobre os diferentes pufes que existem, de acordo com diferentes critérios.

O que é um pufe?

Os pufes, também conhecidos como “almofada gigante”, são um tipo de móvel macio no qual uma pessoa pode se sentar confortavelmente, ou até mesmo se deitar.

Eles foram inventados em 1968 e atualmente podemos vê-los não somente em casas, mas também em lojas, lanchonetes e bibliotecas.

Os pufes consistem principalmente de duas partes: o tecido e o recheio.

Em relação ao tecido, ele pode ser de vários tipos. No recheio, existem vários tipos: natural (arroz, por exemplo), plumas, algodão, poliestireno ou poliéster.

Existem, basicamente, dois tipos de pufes.

  • Tradicional: é uma cadeira moldável de diferentes tamanhos e materiais na qual podemos nos sentar ou até mesmo nos deitar. Ela se molda completamente ao corpo e é preenchida com grãos de arroz, penas, algodão, poliestireno ou poliéster.
  • Bancos acolchoados com formatos mais sólidos: são mais versáteis que os tradicionais porque, por serem mais rígidos, servem não apenas para sentar, mas também como ponto de apoio de objetos. Eles podem ser banquinhos, como uma caixa (com espaço para armazenamento no interior), uma mesa lateral, uma cadeira extra.

A partir destes dois tipos, surgem diferentes variações de acordo com o material e o formato.

estilos de pufe-pufes para decoração

Pufe de pera / puffdepera.com

Pufes para decorar de acordo com seu formato

Os pufes se caracterizam por serem um elemento versátil devido aos seus múltiplos formatos.

  • Quadrados e retangulares: oferecem uma superfície mais estável e como são um tipo de banco acolchoado, podem ser usados não somente para se sentar, mas também como apoio para os pés, mesa lateral, etc.
  • Redondos: podem ser mais ou menos estáveis. Talvez sejam os mais comuns hoje em dia.
  • Pera: são do tipo tradicional, bastante confortáveis, e existem em todos os tamanhos. Eles são ideais para ambientes juvenis. Além disso, permitem não apenas sentar, mas também deitar.
  • Piramidal: é a versão elegante do formato de pera.
  • Livres: há pufes que têm até mesmo o formato de um sofá. Aqui, a imaginação é quem manda e podemos encontrar formas incomuns.

Pufes de acordo com seu material

Um dos aspectos que faz um pufe ser único é o seu material.

Os pufes para decoração de ambientes oferecem uma grande variedade de tecidos e qualidades. Dessa forma, encontramos:

  • Pufes estofados com tecido ou lã: uma tendência que nunca sai de moda é a do patchwork. É uma técnica usada para confeccionar colchas, almofadas e pufes, entre outros.
  • Lonita
  • Vime ou rattan: são ideais para exteriores ou para jardins. Também para ambientes baseados na decoração nórdica, pois traz muita naturalidade.
  • Trapilho: é um tipo de pufe que você pode fazer usando a técnica do trapilho.
  • Couro ou pele: são os mais caros e se destacam os otomanos marroquinos, ideais para decorações étnicas.
pufe de couro-pufes para decoração

Pufe de couro marrom / puffdepera.com

De acordo com a sua função

Uma das coisas que caracteriza os pufes é sua versatilidade e funcionalidade. Talvez essa seja a característica pela qual cada vez mais pessoas estão escolhendo esse tipo de móvel.

Podemos usar os pufes para decorar em diferentes cômodos da casa como:

  • Mesa de cabeceira
  • Cadeira extra
  • Sob o aparador no hall de entrada ou na sala de estar
  • Como apoio para os pés
  • Mesa de centro
pufe cubo-pufes para decoração

Pufe cubo / puffdepera.com

Onde comprar pufes para decoração?

Os pufes são um item fácil de comprar, uma vez que, devido à sua popularidade, estão em praticamente todas as lojas de decoração.

Sendo tão populares, a oferta e a concorrência no mercado fazem os preços se adaptarem a todos os tipos de bolsos.

A nossa recomendação é que, antes de comprar, compare o preço em várias lojas, tanto on-line como físicas e, então, escolha o que mais lhe agrade.

Conclusão

Os pufes para decoração de ambientes trazem modernidade, estilo casual e ultimamente também podemos encontrar alguns mais elegantes. Além disso, eles também são um elemento, geralmente, durável.

A oferta de pufes é muito grande e podemos encontrar todos os tamanhos, materiais e formatos.

É um elemento que você mesmo pode fazer, tendo assim, ainda mais personalidade.