Como decorar com uma cadeira de balanço

7 de dezembro de 2018
Decorar com uma cadeira de balanço é criar um espaço dedicado ao relaxamento. Em todas as suas variações, este móvel é confortável e ideal para complementar a decoração.

As cadeiras de balanço são cadeiras confortáveis, de design original e que fazem parte da decoração das casas há muitas décadas. Elas podem ser usadas tanto em interiores quanto em exteriores e são ideais para relaxar. Então, você quer saber como decorar com uma cadeira de balanço?

Embora os tempos de glória deste clássico da decoração já tenham passado, até hoje muitas pessoas continuam escolhendo esse tipo de cadeira como um complemento para salas de estar, quartos ou terraços. De fato, elas ainda são facilmente encontradas nas lojas de móveis, desde o seu design original, até variações com estilos mais modernos.

Se você está criando um estilo vintage, de verão ou clássico para a sua casa, então é importante saber como decorar com uma cadeira de balanço. Por isso, descubra a seguir os diferentes tipos existentes e como você poderá aproveitá-las. Não perca!

Tipos de cadeira de balanço que você deve conhecer

As cadeiras de balanço são feitas de madeira ou de ferro, cujos pés são curvos. Esta característica particular permite que você se sente da mesma forma que em qualquer outra cadeira normal, mas podendo se balançar para frente e para trás. Elas são perfeitas para ler, assistir TV, bordar, tirar uma soneca, entre outras coisas.

Tipos de cadeira de balanço que você deve conhecer

O design tradicional da vovó ainda é um dos favoritos na hora de escolher essas cadeiras; no entanto, atualmente existem muitos outros estilos. A seguir, mostraremos os diferentes tipos.

Cadeira de balanço tradicional

Como muitos já devem ter adivinhado, estamos falando das cadeiras de balanço antigas. Elas geralmente são feitas de madeira e seus pés costumam ser retos, como um esqui. Ideais para quem quiser algo vintage, se houver espaço suficiente para acomodá-las.

Cadeira de balanço reclinável

Para decorar com uma cadeira de balanço, você poderá escolher as do tipo reclinável. Elas geralmente são mais caras do que as versões tradicionais, mas contam com recursos adicionais: por exemplo, é possível ter um apoio para os pés, ajustar o assento na parte das costas e, assim, desfrutar de um estofado confortável.

Poltrona de balanço

Este design é recomendado apenas para a decoração de interiores. A sua grande vantagem é que elas são mais confortáveis do que as clássicas, já que não é preciso utilizar uma almofada ou algo do gênero. O seu design é moderno e elas ficam muito bem nas salas de estar.

Poltrona de balanço

Cadeira de balanço giratória

Tem a capacidade de girar completamente no seu eixo. Graças a essa peculiaridade, é ideal para ser colocada em qualquer lugar, a qualquer momento. Por exemplo, se você estiver sentado para ler um livro, posteriormente poderá girar para assistir TV.

Cadeira de balanço meia lua

É uma das melhores opções para quem gosta da decoração moderna e vanguardista. É um design simples, elaborado em madeira, com um estofado confortável. São recomendadas para descansar ou então para tirar uma soneca.

Cadeira de balanço dupla

A maioria das cadeiras de balanço é projetada para apenas uma pessoa. No entanto, considerando que muitas pessoas querem ter espaços românticos em casa, os designers optaram por criar versões modernas para duas pessoas.

Recomendações para decorar com uma cadeira de balanço

Recomendações para decorar com uma cadeira de balanço

A ideia de decorar com uma cadeira de balanço pode inovar alguns dos espaços da casa. Elas são ideais para locais como os quartos, a sala principal ou ainda os ambientes exteriores, como por exemplo o jardim ou o terraço. Depois de escolher o design preferido, essas dicas podem ser levadas em consideração:

  • Se você decidir colocá-la na sala, procure por uma área estratégica onde ela receba luz natural. Isso permitirá que você aproveite atividades tais como ler, costurar ou amamentar de uma forma mais confortável.
  • Se você tiver uma lareira em casa, então a coloque perto dela. Para fazer com que fique ainda mais confortável, decore-a com almofadas e mantas macias.
  • No quarto, ela poderá ser colocada em um cantinho especial dedicado ao descanso e à leitura. O ideal é não a saturar demais, para que dessa forma seja criado um ambiente harmonioso com o restante dos móveis.
  • Para decorar ambientes exteriores com uma cadeira de balanço, é essencial escolher um material apropriado. É preciso ter em mente que ela provavelmente estará exposta aos raios do sol e à chuva. A madeira é um bom material, mas que poderá ser danificado pela umidade. O ferro, por outro lado, pode enferrujar. Assim, uma boa alternativa nesses casos são as feitas de vime.
  • Certifique-se de criar um bom contraste entre a cor da cadeira de balanço e os outros móveis. Assim, evite usar uma cadeira de balanço clássica se o restante da decoração for do estilo moderno. Se você optar por um estilo vintage, uma cadeira de balanço de madeira é perfeita. Se você apostar em uma cadeira rústica, então use-a sem restaurar.

Conclusão

Decorar com uma cadeira de balanço permite que você tenha um móvel projetado para o seu conforto. Por isso, é importante saber como adaptá-la para que, dessa forma, ela cumpra a sua função. Que tal colocar uma cadeira de balanço na sua casa? Decore-a como você preferir.