Como criar espaços monocromáticos sem cometer erros

9 de maio de 2020
Adoramos os espaços monocromáticos, mas sabemos que são complicados para decorar. Por isso, hoje mostraremos algumas dicas fáceis.

Usar uma única cor no design de interiores pode parecer uma loucura e, embora pareça simples, ao invés de ser algo fácil, esta é uma das apostas mais arriscadas quando se trata de decoração. Os espaços monocromáticos nos levam a estados de calma, e basta seguir algumas regras básicas para não criar ambientes monótonos e sem graça.

Se você se escolher uma única cor Pantone, temos alguns segredos para lhe contar, para que você surpreenda todos os que chegarem na sua casa e aproveitar a sua cor favorita sem limites.

Chaves para a decoração de espaços monocromáticos

Brinque com os tons

criar espaços monocromáticos

Espaço monocromático azul-celeste / delikatissen.com

Você deve ter uma visão aguçada e  habilidade espacial desenvolvida para poder tirar proveito das diferentes nuances que uma única cor pode oferecer.

Combine os tons escuros e claros e traga um toque neutro através dos acessórios. Utilize a madeira como uma base infalível, com a qual tudo combina. Dessa forma, você também dará um pouco de luz aos tons mais escuros. É claro, desde que você escolha a madeira natural.

A riqueza das texturas

criar espaços monocromáticos

Para enriquecer qualquer ambiente, e ainda mais os espaços monocromáticos, nada melhor do que brincar com as texturas, já que elas oferecem nuances diferentes de uma mesma cor.

As texturas lisas e brilhantes contrastam perfeitamente com as ásperas e mais opacas. Misture metais, cerâmicas e tecidos de forma a trazer destaques com uma única cor. Apenas preste bastante atenção na seleção dos materiais que você usará em relação ao estilo decorativo que você tem em casa.

Espaços monocromáticos para os novatos

criar espaços monocromáticos

Sabemos que, por mais que você goste, não é fácil. Já falamos sobre isso, mas há coisas que nunca falham e que podem ajudá-lo a ter a decoração que você sonha em um piscar de olhos.

O branco é infalível, e parece que estamos mais acostumados com os espaços dessa cor. Eles trazem paz e serenidade, embora você também corra o risco de recriar atmosferas um pouco frias.

Para evitar que isso aconteça, você poderá adicionar plantas, quadros em preto e branco e algum elemento de fibras naturais. Dessa forma, você poderá usar uma única cor e não se sentir sobrecarregado pela monotonia.

Espaços monocromáticos para os mais ousados

Um banheiro greenery

Banheiro verde / delikatissen.com

Abra a sua mente e, se você quiser colocar em prática essa tendência de design de interiores, sugerimos que você a leve aos lugares mais inesperados. Que tal um banheiro greenery? O verde relaxa e nos convida à introspecção; então visualize um banho de banheira… Você gostaria, não é mesmo?

Outra sugestão é que você faça uma merecida homenagem ao Living Coral, a cor do ano passado. Ela nos parece ideal para uma sala familiar, acolhedora e cheia de vida.

Alguns exemplos de espaços monocromáticos em restaurantes

The Gallery at Sketch,

The Gallery at Sketch / standard.co.uk

Já falamos sobre alguns dos restaurantes mais bonitos do mundo, sendo um deles o restaurante The Gallery at Sketch, localizado em Londres. Trata-se de uma colaboração original entre o artista David Shrigley e a arquiteta e designer India Mahdavi. Um espaço totalmente rosa que homenageia a pintura, a gastronomia e a música.

Mas ele não é o único que opta por um design de interiores monocromático. O Blue Box Café, da Tiffany & Co, foi inaugurado recentemente em Nova York.

Agora você poderá tomar um café da manhã com diamantes, cercado pelo icônico azul-turquesa que representa a marca. Além disso, a louça e os copos usados para servir pertencem à sua coleção decô e oferecem vistas fantásticas do Central Park.

Como você pode ver, a decoração de espaços monocromáticos não é nenhuma loucura, nem mesmo uma moda, mas sim uma tendência que promete encantar os nossos olhos, desde que saibamos como fazer um bom uso da cor. Então, tome nota das nossas dicas e ouse fazer da sua casa uma ode à cor de que você tanto gosta.