Decore como um profissional: como criar um ponto focal
Para que a decoração de um espaço transmita uma sensação de equilíbrio, é necessário criar um ponto focal, um elemento que capte toda a atenção e a partir do qual organizamos o restante do cômodo. Todos os outros móveis e elementos decorativos são distribuídos tendo este ponto focal como referência. Este é um dos conceitos básicos da decoração de interiores. Caso contrário, o cômodo poderá ficar ‘sem graça’, sem personalidade e até mesmo caótico, por mais elementos decorativos que queiramos adicionar.
Os pontos focais mais eficientes podem ser encontrados nas características mais interessantes de cada espaço. Pode ser desde uma lareira até uma janela grande. Também podemos escolher elementos arquitetônicos que chamem a atenção. Basta olhar para o espaço a ser decorado e então encontrar o ponto que mais se destaca. Mas, também podemos criar um ponto focal com outros elementos. Neste artigo, mostraremos os segredos para criar um ponto focal em cada cômodo.
Usando os móveis como ponto focal
Uma opção muito interessante para criar um ponto focal são os móveis e acessórios decorativos. Há cômodos como o quarto, por exemplo, onde o principal ponto focal pode ser a cama ou o sofá. Mas existem muitas possibilidades. No banheiro, o uso de diferentes materiais e texturas ou então um simples, porém marcante, local para as toalhas, atua perfeitamente como um ponto focal.
Você pode criar um ponto focal com uma cadeira antiga estofada em uma cor brilhante e localizada estrategicamente para capturar toda a atenção. Uma mesa de centro bem decorada ou então uma cadeira de balanço. O mais importante é que esse seja o primeiro lugar a ser visto ao entrar em um cômodo.
Criar um ponto focal a partir de um tema
Quando um cômodo tem um tema específico, então os pontos focais devem ser mais marcantes. Por exemplo, em um cômodo decorado com um estilo étnico, um grupo de esculturas estrategicamente iluminadas pode funcionar como um ponto focal. Em uma decoração minimalista, um simples vaso grande no chão colocado em um canto pode servir como um ponto focal. No estilo Glam, as possibilidades são infinitas, desde um móvel coberto de espelhos, uma grande luminária de chão, e até uma obra de arte importante podem ser um ponto focal imediato.
Usando as cores
A cor é uma ferramenta muito poderosa na decoração de interiores. Às vezes, basta mudar a cor de uma das paredes do espaço que vamos decorar para que ela atraia toda a atenção. Da mesma forma, também podemos brincar com o colorido de tapetes e tapeçarias. Um sofá estofado em um rosa vibrante ou então uma bela cadeira na cor cereja. Uma original estampa geométrica ou o Art Déco nas cadeiras da mesa de jantar. As possibilidades são muitas. Se agruparmos vários móveis para criar uma área, podemos usar um tapete marcante para delimitá-la.
As lareiras
As lareiras sempre são um ponto focal interessante. Elas chamam a atenção imediatamente se também tivermos adicionado um espelho grande na parte superior, ou então um quadro relevante. Decorá-las com flores no seu interior quando não estiverem sendo usadas é outra maneira de intensificar a sua atração. Se você não tem uma lareira, poderá adicionar uma lareira falsa que cumpra com o objetivo de ser um ponto focal. Elas são muito bonitas e evocam aquela sensação de ‘lar doce lar’.
No quarto
O ponto focal geralmente é a cama. Assim, é aconselhável vesti-la de maneira especial, para torná-la a protagonista por excelência do cômodo. Podemos concentrar a nossa atenção em uma cabeceira grande, um dossel, em travesseiros e almofadas grandes ou cobertores interessantes. O armário pode ser outro ponto focal a ser usado neste cômodo. Para lhe dar mais destaque, basta forrar as suas portas com belos motivos e pendurar enfeites de passamanaria nas fechaduras.
A cozinha
O ponto focal mais espetacular de uma cozinha geralmente é uma ilha no centro. Se você não tem espaço para colocar uma ilha de trabalho, sempre é possível nos concentrarmos na criação de zonas exclusivas. Podemos organizar um cantinho para o café da manhã adicionando um simples móvel com uma persiana que vamos manter aberto enquanto o usamos e que, mesmo quando fechado, atrairá toda a atenção.
Estantes e cristaleiras
Estes são dois exemplos de móveis que geralmente não são escolhidos em primeiro lugar, o que é um erro. Escolher uma cristaleira grande, imponente e com estilo, onde possamos colocar desde coleções de cerâmica até a louça da família, poderá ser útil para criar um ponto focal a partir do qual decorar o restante do espaço. As estantes não devem ser vistas como elementos acessórios. Uma estante projetada ou planejada para cobrir uma parede, que denota qualidade e presença, é o local ideal para concentrar toda a atenção de um cômodo, além de dizer muito sobre a nossa personalidade.
Como você pode ver, criar um ponto focal não é um conceito tão difícil nem tão técnico. É uma questão de visão global da decoração. Nem mesmo requer elementos novos. Muitas vezes, podemos conseguir isso realocando os elementos que já temos e dando a eles um outro papel. Certamente, agora você dará ‘uma olhada’ nos seus cômodos com um novo olhar. Que tal mudar a decoração com um novo ponto focal?