Como decorar uma ludoteca

8 de junho de 2019
Se você quer montar a sua própria ludoteca e não sabe por onde começar, mostraremos algumas dicas que poderão ser muito úteis.

Se você é apaixonado por crianças e tem um espaço grande onde possa trabalhar com elas, mostraremos como decorar uma ludoteca da melhor maneira possível. Não há nada melhor do que poder ter um ambiente bem acondicionado para realizar as atividades infantis.

Na verdade, nem todos os espaços são os mais adequados para um trabalho como este. A primeira coisa que é necessária é a amplitude. Sem dúvida, este é o ponto principal e a partir daí, mobiliar e equipar todo o local com os elementos necessários.

Em uma ludoteca podemos incluir, além de todos os tipos de acessórios infantis, colchonetes, desenhos, cores, uma iluminação correta, adesivos vinílicos, etc. É essencial ter em mente o objetivo que queremos alcançar, bem como pensar que as crianças devem ser as maiores beneficiadas com essas instalações.

O primeiro passo na decoração de uma ludoteca é o piso

A primeira parte na decoração de uma ludoteca é o piso

Antes de mobiliar o local, é essencial ter um piso consistente e à prova de todos os tipos de golpes ou arranhões, já que trabalharemos muito sobre ele; caso não seja resistente, poderá se deteriorar em um curto período de tempo.

Que tipo de piso é o mais eficaz? Principalmente, o piso laminado à prova de arranhões, uma vez que ele é fácil de instalar, é possível trocar a peça que tenha sofrido algum tipo de dano e, acima de tudo, ele mantém o calor. Ter um piso de cerâmica também é possível, mas o ambiente será mais frio.

No entanto, a nossa recomendação é que o piso seja coberto com um colchonete ou tapete acolchoado fino. Desta forma, o piso estará protegido, ficará mais macio e as quedas serão amortecidas. Inclusive, será possível brincar sem sapatos sem o perigo de passar frio.

O conforto deve ser uma prioridade.

Decoração da parede: um lugar de fantasia

Decoração da parede: um lugar de fantasia

Uma ludoteca precisa estar cheia de luz e cor. Por isso, é importante que apliquemos uma decoração de parede que ofereça uma estética interessante e divertida. Mas, como podemos decorá-la?

  • Primeiramente, inclua algum conteúdo decorativo em particular. Se houver um tema específico em mente, seja de personagens familiares ou simplesmente representações atraentes para uma criança, então esse é o caminho a seguir.
  • A cor da parede deve ser complementar ao tema escolhido. Por outro lado, se optarmos por um ambiente mais neutro onde não haja desenhos ou figuras, então podemos aplicar cores na parede. O azul-celeste é bastante utilizado, principalmente por transmitir tranquilidade, frescor e suavidade.
  • Os adesivos vinílicos também podem ser muito convenientes para um lugar como este: animais, árvores, natureza, nuvens, etc. Além disso, eles são muito fáceis de aplicar e, se quisermos trocá-los, podemos colocar outros novos para que o espaço não se torne monótono.

Móveis infantis para decorar uma ludoteca

Móveis infantis para decorar uma ludoteca

Para que todos os tipos de atividades possam ser realizadas, é necessário ter móveis que melhor atendam a todas as necessidades. Portanto, estamos falando de funcionalidade. Devemos considerar alguns dos seguintes recursos:

  • Mesa redonda com cadeiras coloridas de plástico para realizar atividades manuais. Se houver um grande número de crianças, é interessante que sejam de cores diferentes, para que assim um dinamismo cromático seja gerado.
  • Prateleiras de madeira de diversas cores. É necessário que as crianças aprendam a organizar as coisas depois que elas forem usadas. Para isso, é muito importante ter algumas prateleiras nas laterais das instalações.
  • Área de jogos: se formos montar um espaço para realizar diferentes atividades de movimento, é aconselhável que haja espaço suficiente e que ele não fique obstruído por móveis. Alguns colchonetes finos também podem ser colocados.

A iluminação para decorar uma ludoteca deve ser a melhor

A iluminação para decorar uma ludoteca deve ser a melhor

Sem dúvida, a iluminação que incluirmos na ludoteca deve ser eficiente. Possivelmente, teremos que usar esse espaço tanto durante o dia quanto à noite, quando o sol já se pôs. Portanto, devemos ter luz natural e também artificial.

Se possível, deve haver grandes janelas que permitam a entrada de luz natural; para as crianças isso é o melhor, pois ajuda a alcançar a estabilidade emocional.

Mas por outro lado, é importante ter claraboias no teto que direcionem a luz diretamente. Deve haver luminosidade suficiente usando, acima de tudo, luzes quentes para proporcionar mais tranquilidade às crianças.