Como manter os brinquedos das crianças organizados

20 de julho de 2019
Porque estamos convencidos de que é possível manter os brinquedos das crianças em ordem, trazemos algumas dicas para que a paz reine em sua casa.

Se há um tema que pode incomodar todos os membros de uma casa com filhos, é como manter os brinquedos das crianças em ordem. Às vezes, eles resistem a colaborar nas tarefas da casa, e outras vezes não sabem muito bem como fazê-lo. Portanto, é importante tornar isso o mais fácil possível, com móveis e acessórios que os motivem.

Como regra geral, os problemas de espaço são geralmente uma das principais desvantagens que enfrentamos. E devemos aproveitar todos os cantos ao máximo para que a casa não ‘fique bagunçada’. Com as crianças, o problema cresce. Portanto, daremos algumas dicas para manter os brinquedos das crianças em ordem.

Manter os brinquedos das crianças em ordem

Faça uma limpeza

Brinquedos das crianças organizados

A primeira coisa que devemos fazer se quisermos limpar profundamente é uma revisão de tudo o que temos para descartar, já que não nos serve mais. Nós já falamos sobre isso em outras ocasiões, e é um dos princípios básicos de Marie Kondo.

O mesmo acontece com as crianças. Muitas vezes elas possuem brinquedos quebrados, peças perdidas e muitas outras coisas que não usam mais. Jogue fora o que não funciona mais e doe o restante. Para os seus filhos, será um ótimo aprendizado se livrar do que eles não usam mais e compartilhar com outras crianças o que está em bom estado.

Pense em onde vão guardar os seus brinquedos

Para manter os brinquedos das crianças em ordem, é importante que elas tenham em mente onde vão armazená-los. Separe um espaço específico e pense em móveis que se adaptam ao tamanho e ao processo evolutivo dos seus filhos.

Pouco a pouco, eles internalizarão as tarefas e chegará o momento em que as crianças manterão a organização automaticamente. Elas aprenderão a ser organizadas e você terá menos tarefas em casa.

Os móveis ideais para guardar os brinquedos das crianças de forma organizada

Como manter os brinquedos das crianças organizados

Há muitos acessórios de armazenamento que são muito práticos para o ajudar a manter os brinquedos de seus filhos em ordem. É importante que você classifique as coisas por tamanho, por tipo de jogo, se são pequenas peças, histórias, etc.

Uma excelente ideia é usar caixas e latas transparentes para que as crianças possam ver facilmente o que elas contêm. Dessa forma, não vão ‘bagunçar’ tudo para procurar um brinquedo específico. Você poderá fazer tudo isso com eles para que se acostumem a organizar e saibam onde estão guardando as coisas.

Crianças aprendem pelo exemplo

Com todo esse processo, você estará lhes ensinando algo importante: como manter a ordem. Esta lição, como todas as outras, é aprendida a partir do exemplo e da repetição. Ensine-os a recolher os seus brinquedos depois de brincar com eles e assumir a responsabilidade por suas ações. Agora também é sua vez de ser um pouco mais organizado e ensinar com o seu exemplo.

O básico para manter os brinquedos das crianças em ordem

Quarto com os brinquedos das crianças organizados

  • Tenha prateleiras de estilo cubículo, onde elas possam colocar os seus livros e brinquedos para que não fiquem amontoados.
  • Cestos de papel, de madeira, de plástico ou fibras naturais são essenciais. Além de práticos, existem designs muito interessantes.
  • Coloque a maioria dos móveis na altura das crianças. Dessa forma, poderão tirar e guardar os seus brinquedos, e isso lhes dará muita autonomia quando se trata de brincar e organizar.
  • Decore os elementos de armazenamento de uma forma divertida com as cores ou os caracteres que elas mais gostam. Dessa forma, se sentirão mais motivadas a ter o seu quarto organizado.
  • Cabides também são muito úteis para ajudá-las em suas tarefas de organização. Eles não servem apenas para pendurar as suas jaquetas ou casacos, também poderão utilizá-los para pendurar sacos ou bolsas para deixarem os seus brinquedos favoritos, tintas e pincéis, as suas mochilas. Use a sua imaginação.

Com essas dicas e um pouco de perseverança, o quarto de seus filhos não será mais uma bagunça. Você lhes incutirá o maravilhoso hábito da organização.