Como organizar a sua biblioteca

· 9 de setembro de 2018

Se você é dessas pessoas que passam a tarde inteira lendo, certamente tem um espaço destinado às suas coleções de livros preferidos. Isso, às vezes, pode ser um problema, se você não souber como organizar a sua biblioteca sem transformar a casa em um caos.

Temos mil e uma opções para guardá-los. No entanto, esteticamente, as estantes podem não parecer organizadas e não ficarem bonitas. Isso acontece porque as enchemos de livros e objetos decorativos que não seguem nenhum padrão visual.

Por isso, no post de hoje, daremos algumas sugestões muitos úteis e simples de colocar em prática. As suas estantes parecerão outras e você vai organizar sua biblioteca de forma harmoniosa. Até ler ali será mais gostoso!

Primeiro passo: esvaziar a biblioteca

A primeira coisa a ser feita é tirar todos os livros da estante ou móvel onde eles estejam colocados, para começar a organizá-los. Uma ideia muito útil é que você separe por grupos de livros, seguindo o padrão que seja mais cômodo para você: tamanho, autor, tema, etc.

Você também pode aproveitar para jogar fora objetos que não gosta e dar de presente ou doar os livros que já não quer ter em casa. Isso fará com que seja mais fácil organizar a sua biblioteca.

Tipos de estantes para livros 

Estantes baixas

Esse tipo de estante tem a finalidade de aproveitar todo o espaço possível. Você pode combinar a colocação de livros, deixando-os na vertical ou horizontalmente para que se crie um efeito visual diferente.

Não há dúvida de que ela deve ter uma grande capacidade de armazenamento, que permita incluir muitos livros e manter organizada a nossa biblioteca particular.

Visualmente não fica pesada, já que quando olhamos, não encontramos somente livros, porque eles ficam mais abaixo, já que a estante tem uma altura menor. Por isso, uma boa ideia é aproveitar a parte de cima para colocar objetos decorativos, lâmpadas ou fotos que não sobrecarreguem o móvel. Dessa forma, teremos harmonia visual.

organizar a sua biblioteca

Estantes sob medida

Esse tipo de estante irá livrá-lo de muitos problemas, já que fazê-la sob medida fará com que você decida a ordem, a colocação e o tamanho. Fale com algum profissional e combine as medidas para que não haja nenhum problema na hora de colocá-la no espaço escolhido.

Dessa forma, a colocação dos livros ficará muito fácil, já que você projetou a altura das prateleiras e, portanto, pode escolher onde irão os livros maiores e menores.

Esse tipo de estante, além de solucionar a colocação dos livros, traz uma grande beleza estética no espaço onde você decidir colocá-la. Além disso, se adapta a todos os estilos. Desde o mais moderno até o mais clássico, e você pode fazê-la do material que preferir.

Diferentes formas de organizar a sua biblioteca 

Por tamanhos

Essa é a forma mais clássica de organizar a sua biblioteca. Seguindo essa colocação, os livros maiores serão os primeiros, seguidos dos menores. O problema é que, para buscar um determinado livro, será preciso lembrar do seu tamanho.

Esse tipo de colocação fica bem esteticamente e é muito fácil de colocar em prática. No entanto, para que fique visualmente bonito, você precisa ser meticuloso, medindo o tamanho dos exemplares e alterná-los nas diferentes prateleiras e compartimentos.

É importante, para não sobrecarregar o cômodo, colocar alguns elementos decorativos, plantas ou fotos. 

Por cores

Organizar por cores é outra forma de organizar livros e é uma tendência atualmente. Devemos separar os livros pela cor da capa. Quando terminarmos de separar, vamos classificar por tonalidades mais concretas de cor.

Depois, decidiremos a ordem das cores. Uma boa ideia é seguir uma escala cromática de cor que vá derivando as cores mais fortes até as mais claras. Também podemos brincar com o posicionamento de cada livro, para dar outro toque especial à estante.

Por temas

Para as pessoas mais detalhistas e profissionais, outra ordem a seguir é por assunto. Através desse estilo de colocação, teremos uma ordem mais precisa dos nossos livros. A biblioteca da nossa casa vai parecer a biblioteca de uma livraria famosa.

Além disso, o melhor deste tipo de organização é que facilita muito a busca de um livro, já que, por não estarem organizados pela estética, será muito fácil encontrá-los.

O ponto negativo deste estilo de colocação é estético, já que cada livro pode ter um design diferente e corremos o risco da biblioteca ter disparidades visuais.

Organizar por ordem alfabética

Outro tipo de colocação de livros é por ordem alfabética. Assim, nossos exemplares ficarão organizados por nomes e títulos.

Como a anterior, é uma boa ideia para encontrarmos os nossos livros com facilidade. Uma dica muito útil para que fiquem bem organizados é comprar separadores para melhorar a busca de cada exemplar.

Não sobrecarregue a estante

Como já dissemos, é muito importante que a estante não fique sobrecarregada de livros e objetos. Temos que evitar a sensação de caos e “peso visual”.

Por isso, temos que colocar os livros de uma forma que o espaço seja aproveitado ao máximo, mas também tentar deixar espaços vazios para evitar essa saturação. Deixe pelo menos 10% da biblioteca sem nada, para que não pareça muita cheia.

Para ter uma estante harmônica e bonita, temos que seguir a premissa de que “menos é mais”.

estante de madeira-organizar a sua biblioteca

Adicione acessórios  

Cestas ou caixas de vime

Como bem sabemos, o vime é um material que está totalmente em moda atualmente. Colocá-lo em uma estante com livros pode dar uma sensação de delicadeza e um ar rústico.

Além disso, incluindo esse tipo de elementos, ganhamos espaço para armazenar. Fica realmente bonito e tiramos a sobrecarga de livros.

Flores e velas

As velas e os detalhes em vidro favorecem muito os ambientes de uma casa; sobretudo nas estantes com livros, que ficam muito bem com essa estética. Assim como os anteriores, trazem elegância e delicadeza.

As flores também trazem um frescor às bibliotecas que estejam muito cheias. Geralmente, são utilizadas para que os ambientes “respirem” e ganhem colorido.

Que tal organizar a sua biblioteca e lhe dar um novo aspecto?