Crie o seu cantinho da leitura dentro de casa

· 31 de agosto de 2018
Todos nós gostaríamos de ter um cantinho na nossa casa onde pudéssemos ler e ter alguma tranquilidade. Neste artigo, mostraremos algumas ideias para você se inspirar. Você vai adorar!

No artigo a seguir, lhe daremos algumas ideias para criar o seu cantinho da leitura dentro de casa.

A verdade é que, às vezes, não é fácil termos tempo para nós mesmos, portanto, quando conseguimos, é importante aproveitar ao máximo.

Por isso, é importante ter um espaço confortável onde possamos descansar e aproveitar os nossos hobbies. Assim, poderemos melhorar a nossa qualidade de vida.

A leitura é para a mente o que o exercício físico é para o corpo.

-Joseph Addison-

Além disso, embora geralmente sejam espaços pequenos, isso não significa que não sejam locais confortáveis e aconchegantes para ler, ouvir música…

A seguir lhe mostraremos alguns aspectos básicos a serem considerados ao planejar o cantinho da leitura, bem como algumas ideias para que você se inspire.

Iluminação

Na medida do possível, tente aumentar a luz natural. Para isso, seria ideal que as janelas ou varandas ficassem o mais próximo possível.

Uma possibilidade são os fechamentos de vidro, que podemos ver, por exemplo, em varandas e terraços. Dessa forma, asseguramos que teremos luz suficiente para ler e uma temperatura mais ou menos constante ao longo do ano.

Você também poderá colocar um pequeno banco logo abaixo da janela, para assim aproveitar ao máximo a luz externa.

Tente potencializar a luz natural do cantinho

Além disso, também poderá optar por um banco que tenha espaço de armazenamento embaixo. Este espaço pode ficar à vista ou ser coberto com pequenas portas. No caso do espaço inferior estar completamente à vista, ele pode ser usado como uma prateleira, para colocar todos os seus livros nele.

Caso não seja possível criar o seu cantinho debaixo da janela, você deve optar por focos de luz artificial, para assim criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora.

Se, por exemplo, você quiser fazer o seu cantinho da leitura debaixo da escada, terá que prestar atenção para proporcionar iluminação necessária para ler confortavelmente.

Além disso, lembre-se de que com espelhos e usando a cor branca você pode potencializar e expandir a sensação de luminosidade, o que nunca é demais.

Prateleiras

Não é possível imaginar um cantinho da leitura sem prateleiras ou estantes onde colocar todos os nossos livros.

Assim, como já dissemos anteriormente, você pode aproveitar o espaço sob os bancos para colocar alguns livros.

Você também pode optar por prateleiras suspensas, que você mesmo pode fazer facilmente. Outras possibilidades são as prateleiras feitas com escadas, paletes, madeira reciclada…

Não é possível imaginar um cantinho da leitura sem prateleiras

Além disso, se não houver espaço para uma prateleira completa, você também pode colocar prateleiras soltas. Dessa forma, você não vai desperdiçar todo o espaço livre. Se houver uma área de canto, você pode aproveitar esse espaço colocando uma prateleira em “L”.

Outra opção é colocar duas ou três prateleiras na parte mais alta da parede, ou seja, a meia altura. Então, na área inferior, podemos colocar um assento.

Assento

É muito importante escolher um assento onde nos sintamos realmente confortáveis. Algumas pessoas colocam colchonetes no chão e assim ficam confortáveis quando se trata de relaxar.

Outras opções são os pufes, cadeiras, poltronas, cadeiras suspensas… até mesmo um divã, chaise-longue ou sofá, desde que haja espaço suficiente.

Além disso, para ficar ainda mais confortável, você também poderá comprar um apoio para os pés ou um banquinho.

Acessórios para o seu cantinho da leitura dentro de casa

Finalmente, queremos lhe mostrar alguns acessórios que consideramos essenciais para o seu cantinho da leitura dentro de casa.

Estamos nos referindo, em primeiro lugar, aos tecidos:

1. Cortinas e persianas: é melhor que sejam leves, para não filtrar excessivamente a luz, que é essencial para uma boa leitura.

2. Almofadas: você pode combinar tamanhos e estampas para dar um toque de cor.

3. Cobertores e mantas: escolha-os combinando com as almofadas, para assim conseguir um ambiente equilibrado.

4. Tapetes: se você é daqueles que preferem estar no nível do chão, os tapetes são essenciais. Você pode optar por um com pelos compridos ou feito com pompons de lã, para ficar ainda mais confortável.

Também poderá ser uma boa ideia ter uma mesa auxiliar nas proximidades, onde você possa deixar seus livros ou uma xícara de café, para que assim sempre estejam à mão. Além disso, você poderá fazer uma mesa, reutilizando, por exemplo, um caixote de madeira; você só precisa colocá-lo verticalmente e pronto.

Acessórios para o seu cantinho da leitura

Já falamos sobre a importância de uma boa iluminação. Uma possibilidade são as luminárias de piso ou abajures, além das luminárias de teto. Para criar um ambiente mais íntimo e acolhedor, coloque algumas lanternas ou uma guirlanda de luzes.

Você também pode colocar plantas, com todos os benefícios que elas têm para a nossa saúde, além de ficarem bonitas, de forma decorativa. Assim, o cantinho terá um toque mais natural.

Conclusão

Esperamos que, depois de ler este artigo, você se anime a fazer o seu próprio cantinho, onde poderá relaxar. Além disso, lembre-se de todos os benefícios de ler ou ouvir música, por isso não deixe essas boas práticas abandonadas.

Como você pode ver, não é necessário muito espaço, de 2 a 3 metros podem ser o suficiente. Só é necessário uma boa organização e bom gosto.