Conheça a decoração no estilo Kitsch

· 4 de maio de 2019
Os estilos decorativos nem sempre precisam se restringir ao ambiente doméstico, podem ser empregados também em espaços comerciais. A seguir, mostraremos como criar uma decoração no estilo Kitsch.

A palavra Kitsch é oriunda do alemão e é usada, geralmente, para desqualificar todos os objetos banais com pretensões artísticas como sendo de mal gosto. Ou seja, essa palavra poderia ser traduzida como brega. E embora seja um ultraje para muitos, com certeza há quem considere o estilo Kitsch atraente e divertido.

Na decoração, o estilo Kitsch tem a ver com o abandono do equilíbrio, da moderação e da harmonia. Este estilo aposta na inclusão de todo tipo de acessório, sem nenhuma consideração prévia, rigor nem esquema de organização.

Em suma, a única regra é: incluir na decoração tudo que você gostar. É preciso estar disposto a explorar a sua própria criatividade sem nenhum tipo de limite.

Dicas para criar um estilo Kitsch

Considerando que é mais comum encontrar esse estilo de decoração em lojas e comércios de qualquer tipo, pelo fato de ser muito chamativo e animado, a seguir daremos algumas dicas decorar um espaço com o estilo Kitsch.

sala kistch

Sala kitsch / pinterest.es

1. Inclua várias cores

Para criar um autêntico estilo Kitsch, é importante empregar várias cores vibrantes. E embora os mais empregados sejam o amarelo, o carmim, o rosa-choque, o azul-turquesa, o maçã-verde e o violeta, também podemos utilizar outras cores. Além disso, você poderá misturar cores-pastéis com tons fortes, não há regras.

Além disso, você poderá recorrer ao contraste do fosco com cores brilhantes. Cores à parte, as diferentes texturas o ajudarão a obter um resultado original e, acima de tudo, diferente de tudo o que costumamos ver.

2. Misture acessórios originais

No que se refere aos acessórios, eles também devem estar muito presentes em todos os cômodos. Além disso, não existe motivo para restringir a gama de acessórios decorativos. Podemos colocar objetos raros, brinquedos e todo tipo de extravagância. E caso você tenha alguma dúvida, pense nesses objetos como itens de “coleção”.

estilo kitsch

 

Veja também: Arquitetura mexicana: colorida e luminosa

3. Crie um mapa do tesouro e deixe pistas

Uma decoração no estilo Kitsch pode se tornar um verdadeiro mapa do tesouro para curiosos. Por exemplo: pode-se colocar objetos ocultos que se forem encontrados, revelarão um segredo.

Há quem decida deixar pistas perto do seu livro favorito, acrescentando vários objetos relacionados à trama. Desde palavras e frases, até objetos.

4. Decore o teto

Um dos exemplos mais contundentes do estilo Kitsch é o Unicorn Cafe, em Bangkok, Tailândia. Nesse local, os proprietários apostaram nas cores do arco-íris, no brilho e em uma infinidade de elementos relacionados com o conceito atual desses seres mitológicos que não só causam furor entre as crianças, mas também entre os adultos. Em poucas palavras: a paixão por esse ser mitológico foi levada ao extremo.

Nesse café, não há espaços em branco. Tudo é decorado, inclusive, o teto. Ele foi pintado com spray colorido e também foram pendurados vários bichinhos de pelúcia de unicórnios e pégasos.

 

Assim, para criar uma decoração Kitsch completa, não se deve esquecer o teto. A ideia é que em qualquer lugar para onde olharmos haja um elemento que gere interesse.

Pois bem, não precisa recorrer apenas ao grafite, pode-se lançar mão do papel-de-parede e, até mesmo da tinta-lousa, que permite desenhar, apagar, e renovar a decoração com outros desenhos da sua preferência. Além disso, pode-se dividir o teto em várias partes e incorporar todas essas técnicas de uma vez.

estilo kitsch

Estilo Kitsch: considerações finais

É claro que o estilo Kitsch acaba sendo o oposto do minimalismo. Neste estilo, temos liberdade total para criar. O importante é você se atrever a criar um ambiente com tudo aquilo que gosta ou que chama a atenção. Não é necessário haver lógica, já que deve preponderar a criatividade e a alegria.

Leve em consideração que não é obrigatório criar uma decoração Kitsch de maneira permanente. Você poderá recorrer a ela em ocasiões especiais. O carnaval por exemplo, é uma ocasião estupenda para dar vazão a sua criatividade e colorir os seus espaços.