Conheça a decoração surrealista
As pessoas que gostam de movimentos artísticos pouco convencionais, de surpresas e de desafios, certamente acharão a decoração surrealista muito interessante. Este é um estilo único que reflete, de uma forma muito particular, o gosto pelos móveis conceituais e, sem dúvida, pelos acessórios extravagantes.
Lembremos que o surrealismo foi um movimento artístico que emergiu a partir do dadaísmo, no início do século XX. Nesse movimento, se ressaltava a ideia de que a verdade não está no óbvio, mas além dos limites da lógica, no inconsciente.
Por consequência, entende-se que os objetos não precisam ter uma única interpretação. De fato, a imaginação é capaz de capturá-lo, transformá-lo e enriquecê-lo, despojando-o assim do seu prosaísmo.
A decoração surrealista é inspirada, em grande parte, por esta ideia e pelo gosto por grandes mudanças, pela revolução. O resultado? Uma estética diferente, incomum, mas certamente maravilhosa para muitas pessoas.
A seguir, comentaremos detalhadamente quais são as características da decoração surrealista e como fazê-la funcionar, de formas muito simples, na decoração da casa.
Características da decoração surrealista
- Os elementos podem ser combinados para criar uma ilusão de ótica no espaço.
- O design dos móveis não se enquadra com o convencional, nem mesmo em relação aos materiais. Por exemplo, ao invés dos típicos chaise longues, é possível encontrar tapetes persas dispostos em uma estrutura de metal, como se fossem uma cadeira.
- Quanto aos acessórios, quanto mais curiosos, melhor. Deve-se notar que esculturas e peças de arte contemporânea, em geral, são muito bem recebidas.
- A decoração surrealista admite a inclusão de objetos antigos, já que ela não se atém ao conceito de tempo linear que normalmente é mantido nem à organização, nesse sentido.
- À primeira vista, os móveis com design surrealista causam estranheza e não necessariamente promovem a ideia de conforto e funcionalidade. No entanto, eles são confortáveis e até mesmo muito versáteis, porque podem combinar várias funções.
O fato de desconstruir e abordar o fantástico e o abstrato acaba sendo muito divertido no mundo da decoração.
Ideias surrealistas para decorar
Não é necessário ter móveis conceituais nem ter um grande orçamento para conseguir uma decoração com este estilo. Também não é necessário sobrecarregar o espaço com objetos, mas sim tentar ‘surpreender’ a visão por meio de certos detalhes, como: cores, formatos, texturas, etc.
Sala surrealista / pinterest.es
Com alguns objetos muito comuns, é possível obter resultados muito originais e impressionantes. Vejamos algumas ideias:
- Você poderá comprar vários globos terrestres, do mesmo tamanho, e cobrir o teto de um quarto com eles.
- Pendure e use o seu tapete favorito em uma parede, como se fosse uma tapeçaria, em vez de usá-lo no chão.
- Inclua acessórios em lugares inesperados. Por exemplo, você poderá colocar um relógio de parede, com um design diferente, no banheiro.
- Se você tiver souvenirs variados, como por exemplo um tamanco ou uma bota, então aproveite e os distribua em locais onde eles chamem a atenção.
- Encontre um papel de parede com um design diferente. As estampas com listras em preto e branco são uma boa opção, pois podem ajudar a criar uma ilusão de ótica e trazer dinamismo ao ambiente.
- Um objeto de uso comum, como uma luminária de chão, por exemplo, poderá ajudar a conseguir uma decoração com uma aparência surrealista na sala, se o seu tamanho for exageradamente grande.
- Outra ideia para os quartos muito fácil de aplicar é decorar o piso como se fosse o teto. Por exemplo, coloque as estrelas que brilham no escuro no piso, ao invés do teto.
- Decore uma parede inteira com relógios. Eles podem ser iguais ou de modelos diferentes.
Onde podemos encontrar a decoração surrealista?
No filme Os Fantasmas Se Divertem (1988), é possível ver um exemplo de decoração surrealista na casa de Lydia, a jovem protagonista. Destacam-se, sobretudo, as grandes esculturas com formas inusitadas e uma aparência aparentemente monstruosa, juntamente com uma paleta de cores de alto contraste.
Embora a decoração surrealista tenha conseguido gerar interesse no mundo do cinema e da televisão, a verdade é que ela não se tornou uma das principais tendências na decoração de interiores no Ocidente; com exceção dos mais ousados.