Corrimãos de madeira para as escadas da sua casa
Os corrimãos de madeira são um elemento fundamental para garantir a segurança em casa. No caso dos idosos, eles são um suporte para subir e descer e, assim, reduzir o risco de queda. O mesmo vale para as crianças, especialmente naquelas idades em que os degraus são altos demais para elas e, por isso, elas precisam de apoio.
Além de ser um item que fornece segurança, é inegável que os corrimãos também são um elemento decorativo. Assim como veremos a seguir, a sua fabricação é feita de acordo com critérios de resistência e de durabilidade, mas também estéticos para que, dessa forma, contribuam com a decoração do ambiente.
A seguir, mostraremos diferentes corrimãos de madeira para as escadas da sua casa. Certamente você encontrará um que se adapte ao estilo decorativo da sua casa e às dimensões da sua escada. Como você vai perceber, há desde designs minimalistas até o oposto.
1. Corrimãos minimalistas
Os corrimãos minimalistas são perfeitos se você está procurando por algo simples, funcional e, ao mesmo tempo, resistente e seguro. Instale um corrimão básico de linhas retas, assim como o que pode ser visto na imagem, para garantir a segurança.
Este tipo de corrimão é o mais utilizado em espaços pequenos porque ele não ocupa espaço. No caso da imagem, podemos ver uma escada embutida entre duas paredes, então não há nenhuma outra opção senão instalar um corrimão minimalista.
Se as escadas forem muito estreitas, eles também serão ideais porque ocupam muito pouco espaço e dificilmente diminuem a largura do degrau. Portanto, os corrimãos minimalistas são um elemento a ser considerado, porque apesar de não serem os mais estéticos do mercado, são um dos mais funcionais.
2. Corrimãos de madeira e ferro forjado
É comum que corrimãos de madeira sejam combinados com o ferro forjado. O resultado é um corrimão resistente e rústico que será, sem dúvida, o protagonista do cômodo.
No caso da imagem acima, o ferro forjado é muito simples, pois se trata apenas de hastes retas com um pequeno enfeite na parte superior e inferior. Assim, optou-se por algo simples para balancear o peso que os pilares dos corrimãos têm. Eles são de grande imponência.
Uma opção clássica e que nunca sai de moda.
Seguindo essa linha estética, recomendamos que você combine a madeira com o ferro forjado da mesma maneira que neste cômodo. Se você tiver optado por uma madeira muito marcante, esculpida e que chame muita atenção, aconselhamos que escolha um ferro forjado simples. E da mesma forma se for ao contrário. Combine um ferro forjado complexo e elaborado com uma madeira simples.
Este tipo de corrimão é perfeito para casas de campo, fazendas rústicas, cozinhas campestres ou adegas. Ao mesmo tempo em que trazem calor para a casa, eles dão um toque rústico muito característico para este tipo de ambiente.
3. Corrimãos de madeira e metal
Os corrimãos de madeira e metal são os mais utilizados nas casas atualmente. Eles são resistentes, modernos e dão um aspecto muito estético. Embora a princípio pareça que o resultado será um espaço frio, na verdade não tem porquê ser assim. Como você pode ver na imagem abaixo, o espaço não traz nenhuma sensação de frio.
Gostamos muito deste tipo de corrimão porque ele quebra a monotonia da madeira. Às vezes, a madeira do piso, os degraus e o corrimão no mesmo material criam uma sensação de opressão e escuridão. Se, por outro lado, trocarmos parte do corrimão de madeira por elementos de metal, a casa ganhará um aspecto totalmente renovado.
Além disso, os corrimãos de metal fazem com que o cômodo ganhe amplitude e luminosidade; por isso eles são altamente recomendados para espaços pequenos. Em relação à temperatura, embora o metal geralmente seja bastante frio ao toque, cada vez há mais opções no mercado que são agradáveis e não esfriam tanto quanto os metais convencionais.
Diferentes tipos de corrimãos para diferentes gostos e tipos de residência. Agora que você conhece os principais designs, poderá escolher aquele que melhor se adapta à sua casa, levando em conta as dimensões da escada, bem como o estilo decorativo da sua casa.