4 erros mais comuns ao restaurar móveis de madeira

· 6 de dezembro de 2018
Aprenda como restaurar móveis de madeira sem cometer erros.

Se você está planejando restaurar móveis de madeira para lhes dar uma segunda oportunidade, leia o artigo a seguir e descubra quais erros você deve evitar a todo custo.

É possível que você já tenha tido em casa algum móvel que, com o passar do tempo, “grita” pedindo por mudança. Isso pode ser consequência dos maus cuidados, das mudanças de tendência… Por isso, é importante lhes dar o cuidado devido.

Assim, faremos com que os nossos móveis tenham uma vida útil maior. Se você tem alguns móveis em casa que estão com um aspecto ruim, ou simplesmente você quer mudar o seu estilo, é preciso restaurá-los, seja total ou parcialmente. Como explicaremos ao longo deste artigo, isso é algo que você poderá fazer sozinho, em casa, sem problemas e sem gastar muito. Você precisará apenas seguir corretamente os passos estabelecidos para não errar.

Se você busca um resultado satisfatório, deve evitar a todo custo os erros que apresentaremos a seguir.

restaurar móveis de madeira lixar

1. Não lixar o suficiente

Esse é o primeiro passo que devemos realizar na hora de restaurar móveis de madeira. Lixar influi muito no resultado final do nosso móvel, seja ele um armário, uma cômoda ou uma mesa.

Ao lixar, estamos nivelando toda a superfície, impedindo que haja imperfeições ou farpas. Quando passamos a mão pela sua superfície não percebemos nenhum problema.

E não só isso. Se não lixarmos corretamente, será muito mais difícil aplicar o verniz ou a tinta.

Além disso, também é importante o tipo de lixa escolhido. Algumas são manuais e outras mecânicas. Lembre-se de que podemos encontrá-las com diferentes tipos de grãos e é preciso lixar sempre seguindo a direção do veio da madeira.

Também não podemos nos esquecer de que entre cada demão de tinta ou verniz, devemos lixar suavemente. Para isso, vamos precisar de uma lixa com grão mais fino.

2. Limpar o móvel de maneira incorreta

Depois, antes de envernizar ou pintar, você precisa limpar toda a superfície. Caso contrário, é possível que você note algumas imperfeições na hora de aplicar o verniz ou a tinta (ou os dois).

restaurar móveis de madeira limpar

Em primeiro lugar, tire todo o pó. Para isso, você poderá usar diferentes produtos. Alguns deles você mesmo pode fazer em casa.

Quando você tirar todo o pó, passe um pano úmido por toda a superfície. Ao terminar, espere que o móvel fique totalmente seco e, então, você poderá começar a envernizar e pintar.

Uma vez que o seu móvel esteja restaurado, é preciso limpá-lo regularmente, para mantê-lo em bom estado. Por isso, ao limpar sua casa, não esqueça dos móveis.

3. Não esperar o tempo suficiente para que o verniz ou a tinta sequem

Você pode optar por envernizar ou pintar o seu móvel. Se você quer um resultado natural, só é preciso envernizá-lo. Os vernizes têm a função de proteger a madeira de qualquer dano. Podem ser foscos ou brilhantes. Se, por outro ado, você quer mudar o aspecto do móvel, recomendamos que você o pinte e depois aplique verniz. Seja qual for a sua escolhe, respeite os tempos de secagem. Caso contrário, depois haverá pingos ou imperfeições que farão com que o resultado final não seja tão bonito.

Uma maneira original de pintar é seguindo os conselhos do estilo half-painted, aplicável também às paredes. E se você gosta do estilo vintage, retrô, Shabby Chic, etc., você poderá pintar de uma forma que o móvel pareça velho ou desgastado.

4. Escolher a localização errada para restaurar móveis de madeira

Por último, seguindo um pouco a linha do que já dissemos nos pontos acima, queremos prestar atenção no espaço que você deve escolher para restaurar móveis de madeira.

restaurar móveis de madeira pintar

Obviamente, o verniz e as tintas têm um cheiro bem forte. Por isso, se puder, faça todo esse trabalho em um espaço bem ventilado. Com as portas abertas ou em um quarto com janelas grandes.

Se você fizer no exterior, é muito importante que a área do jardim ou quintal escolhido não esteja exposta diretamente ao sol. Isso afetará diretamente no tempo de secagem, piorando o resultado. Por isso, recomendamos que não haja sol nesse local e que o espaço esteja bem ventilado.

Por último, queremos lembrar que de acordo com o dinheiro gasto, os materiais terão mais ou menos qualidade. Isso com certeza, refletirá no resultado final.