Decorar com móveis feitos de ferro forjado

· 5 de dezembro de 2018
Os móveis feitos de ferro forjado são um recurso que traz uma estética muito interessante, elegante e sofisticada para a sua casa.

O trabalho de um ferreiro fica dividido entre dois aspectos. Por um lado, ele desempenha uma função artística e, por outro, trabalha os materiais manualmente na forja. Dentro do mundo do design de interiores, é possível encontrar móveis feitos de ferro forjado.

Neste tipo de trabalho, é possível encontrar diferentes tipos de móveis feitos com diferentes materiais. No entanto, o ferro é resistente, forte, capaz de suportar pancadas; é um material muito diferente da madeira.

Basicamente, ele pode ser moldado para oferecer uma aparência estética elegante, bem trabalhada e bem definida. Assim, ele pode ser tão complexo quanto a madeira; por outro lado, ele transmite uma liberdade de design muito mais ampla do que outras técnicas.

O que é o ferro forjado?

O que é o ferro forjado?

O processo de elaboração de um móvel com este material é o da deformação plástica, ou seja, manipular e modelar a estrutura para obter uma forma precisa. Como isso pode ser feito? Tanto utilizando o calor (com fogo ou no forno) quanto a frio.

As forças exercidas sobre o material permitem gerar uma compressão para modelar a estrutura. Assim, há a liberdade de desenvolver a forma desejada.

Ele pode ser trabalhado com pressão ou através do impacto, ou seja, utilizando um martelo ou alguma outra ferramenta capaz de gerar uma força suficiente para causar uma deformação.

–Ao longo da história, as artes e os ofícios, tais como a serralheria, estiveram intimamente ligados.-

Sua estética e as sensações que transmite

A contribuição que ele poderá dar para a casa é um tipo de móvel com um estilo vegetal, isto é, como se fossem raízes que possam ser modeladas e unidas entre si.

Ao mesmo tempo, é possível trabalhar linhas retas e curvas. Dessa forma, se consegue uma sensação de estabilidade e movimento entre os dois tipos; portanto, o que realmente se alcança com tudo isso é um dinamismo sem igual.

Uma outra característica é a sensação de elegância que é obtida a partir de todos os recursos do ferro forjado. Caso se tenha vários móveis desse tipo, um caráter nobre e de estética muito cuidadosa é conseguido, que combina muito bem com outros estilos como o clássico, o minimalista ou o rústico.

Sua estética e as sensações que transmite

Tipo de mobília

É importante saber quais móveis são os mais adequados para serem feitos em ferro forjado. Nem todos são ideais; além disso, devemos ter em mente que eles estarão à mostra, por isso é interessante saber em quais deles podemos exibir esse estilo. Os móveis feitos de ferro forjado são uma ótima alternativa para decorar ambientes de uma forma delicada e elegante.

  • Mesa central: geralmente se coloca uma mesa na frente do sofá. Se ela for feita de ferro forjado, poderá ficar perfeitamente bem com uma cor escura e uma decoração no estilo minimalista (simplicidade), ou então com alguns ornamentos curvos, tais como as volutas.
  • Prateleiras: necessitamos de uma estrutura que possa receber livros e objetos decorativos. Ela pode ser formada por prateleiras ligadas a colunas arredondadas ou quadradas. O tipo de coluna depende do estilo desejado.
  • Rack para televisão: não é necessário ter um com um armário interior ou que seja opaco. Por que não ter um móvel com suportes de ferro forjado?
  • Mesa de cabeceira: todo mundo gosta de ter uma pequena mesa ao lado da cama para colocar ‘coisas’. Uma mesa de cabeceira, em ferro forjado preto e vidro, dará um toque elegante e sofisticado para o quarto.
  • Cadeiras: tanto para a mesa de jantar quanto para o jardim ou terraço, estas cadeiras são fortes e resistentes. Elas podem ficar ótimas com um tom escuro.
  • Cabeceira da cama: sem dúvida, este recurso é um dos que permitem que o ferro seja trabalhado diretamente com a forja, com a decoração de linhas retas e curvas, vegetais, etc.
Tipo de mobília

Onde obter móveis feitos de ferro forjado?

Nem todas as lojas oferecem móveis desse tipo. Sim, é verdade que eles podem ser comprados; mas os designs podem não se adequar ao seu gosto ou então você não os encontra na cor desejada.

Portanto, é aconselhável ir a um ferreiro especializado em ferro forjado. Normalmente, eles são treinados nessa habilidade. Dessa forma, você poderá mostrar uma proposta do estilo que você quer e comprar um móvel interessante para a sua casa.

Geralmente, é mais comum encontrar ferreiros nas cidades pequenas do que nas grandes cidades. As serralherias atualmente se tornaram grandes fábricas que produzem em série; por essa razão, é melhor ir a um ferreiro tradicional que poderá fazer da forja uma arte.