Decoração no estilo anos 20

· 1 de agosto de 2018
Faça a sua casa brilhar com esplendor e glamour, usando a decoração no estilo "felizes" anos 20.

O mundo do design de interiores tem uma longa trajetória histórica; durante o século XX, numerosas tipologias foram desenvolvidas. Hoje lhe apresentaremos a decoração no estilo anos 20.

É possível que você já tenha visto filmes desta época ou que tenha estado em uma casa onde essa linha de design é aplicada. Não é usual, mas possui um toque original e vanguardista.

Através deste estilo, você irá proporcionar elegância, glamour e cuidado estético à sua casa. Para isso, você deve trabalhar cada detalhe, aplicar um toque vintage e sobrecarregar em excesso.

Vejamos a seguir quais são as características essenciais da decoração no estilo anos 20.

O que foram os anos 20?

Para contextualizar o estilo, precisamos saber o que foi essa época e por que teve tanto sucesso no mundo do design de interiores.

Os anos 20 foram um período de prosperidade econômica nos EUA. Esta nação era o motor econômico mundial e a Europa enfrentava algumas crises políticas e econômicas.

Dentro desta área havia o mundo do burlesco, do charleston, do cabaré, etc. A população americana cuidava da estética tanto dentro quanto fora da casa; assim como do seu estilo de vida.

decoração anos 20

A sociedade aproveitava ao máximo do auge empresarial e cada vez mais cidadãos construíam boas casas com um design de interior luxuoso.

Portanto, a decoração interior das casas tornou-se um autêntico espaço onde se tratava de mostrar elegância e sucesso; isto é, refletir fielmente os “felizes” anos 20.

Decoração no estilo anos 20 para o hall de entrada e a sala de estar

A principal recomendação é que você decore toda a casa neste estilo; não é aconselhável fazer ecletismos onde cada sala tenha um conteúdo diferente.

No hall entrada você pode dispor dos seguintes móveis:

  • Mesa encostada à parede, com detalhes curvos e assimétricos, muito semelhante ao estilo barroco.
  • Espelho (quadrado ou oval) com moldura curva ou assimétrica.
  • Cabide com braços arredondados.
  • Elementos decorativos: moldura de fotos, lâmpadas, etc.

A sala de estar é onde você pode trabalhar em maior medida esta decoração. Deve-se transmitir glamour e esplendor, utilizando principalmente materiais brilhantes e reluzentes.

móveis de decoração no estilo anos 20

  • Mesa de jantar redonda ou retangular com toalha de mesa bordada.
  • Cadeiras e sofás com estofamentos estampados; é preferível evitar cores simples. Desenhos curvos nos braços e no encosto.
  • Luminária de teto ou de mesa com pérolas pendentes. Se você preferir uma luminária de pé, ela pode ser prateada com formas curvas.
  • Decorar com velas, castiçais, fotografias com molduras douradas, etc.

Decoração estilo anos 20 para o banheiro

Devemos continuar com a linha decorativa feita em outros cômodos da casa. O banheiro é um espaço onde se pode trabalhar esse estilo dos anos 20 de maneira fácil e dinâmica.

banheiro com decoração no estilo anos 20

Tenha em mente os seguintes elementos:

  • Lavabo de porcelana com torneiras de estilo antigo.
  • Espelho com moldura de linhas curvas ou assimétricas.
  • Banheira independente da parede, com torneiras antigas.
  • Azulejos para as paredes e cerâmica para o chão; é essencial usar tons luminosos: branco, amarelo, rosa, etc.

Tonalidades

O uso de tons luminosos ajuda a nos transportarmos para o estilo dos anos 20. As cores possuem um significado; portanto, podemos nos fazer a seguinte pergunta: quais são as sensações que as cores nos transmitem em nosso lar?

  • Vermelho: força, intensidade, elegância e paixão; é considerado um tom típico dos cabarés.
  • Amarelo: brilho e elegância, desde que seja devidamente combinado com os outros elementos da decoração. É uma cor difícil de ser combinada com o mobiliário.
  • Terroso: cores de caráter sóbrio, sem realçar excessivamente a elegância e fornecendo também uma sensação de tranquilidade.
  • Dourado e prateado: por excelência, esses tons trazem elegância e glamour ao ambiente.
  • Roxo: embora não seja comum utilizar essa cor na decoração da casa, pode fornecer também um toque elegante e ao mesmo tempo ousado.

Outros elementos decorativos do estilo anos 20

De fato, os objetos como vasos, taças, castiçais, velas, fotografias, etc., são interessantes para decorar prateleiras e mesas. Naturalmente, é essencial manter a harmonia cromática com o conjunto de móveis.

decoração estilo anos 20

Quanto às cortinas, podem ser utilizados tons brancos ou terrosos desde que não se queira destacá-las Se forem colocadas cortinas vermelhas, o caráter teatral e ousado ficará em evidência.

Uma vida apaixonante, alegre e de conforto absoluto, assim foram os anos 20.

Conclusão

A riqueza decorativa é a característica predominante neste estilo. Sem dúvida, os felizes anos 20 podem estar em sua própria casa; o principal objetivo é refletir o sucesso econômico de uma época de esplendor.