Como decorar um hall de entrada?

· 22 de julho de 2018

A entrada principal ou o hall de entrada é o primeiro espaço que os convidados veem em nossa casa; portanto, devemos cuidar muito da sua aparência. Hoje daremos algumas ideias sobre como decorar o hall de entrada.

Normalmente, o hall de entrada é o preâmbulo do que pode ser encontrado no restante da casa; ou seja, é o primeiro contato que se tem com a decoração e o design do ambiente.

Abordar corretamente cada detalhe e os móveis, expressam a temática da casa. Assim, recomenda-se que exista uma boa conexão da entrada com o restante da casa.

Um hall de entrada simples

É preciso levar em conta que a entrada principal é uma área de passagem. Em nenhum momento o utilizaremos como um lugar para ficar ou para os nossos convidados sentarem. O tempo que ficaremos nele será curto.

Dessa forma, você poderá criar um espaço simples, sem muito luxo ou elementos atraentes.

Uma cômoda com ou sem gavetas ou uma pequena mesa baixa são bons recursos. Devem ser simples e de linhas retas. Então, como toque final, alguns vasos ou plantas serão colocados para decorar o lugar.

Não devemos esquecer o espelho, um elemento essencial para “dar uma olhada” na nossa aparência antes de sairmos de casa. De preferência, que seja um espelho quadrangular e simples.

Se o lugar não receber muita luz, é melhor usar móveis claros para que a entrada não fique muito escura.

hall de entrada simples

Hall de entrada rústico

Para este tipo de entrada principal, a madeira terá um lugar importante. O caráter rústico é alcançado, especialmente, através deste material.

Novamente, a simplicidade é o objetivo que procuramos; não precisa sobrecarregar, basta deixar a mobília à vista.

Uma mesa pequena, seja quadrangular ou circular, pode servir de suporte para alguns objetos decorativos:

  • Plantas.
  • Uma lâmpada.
  • Fotos.
  • Bandeja.
  • Chaveiro.

Por sua vez, combinarão perfeitamente com a madeira das vigas do teto que ficarão visíveis ou simplesmente com a cor das paredes.

Uma cadeira ao lado da mesa transmite a sensação de descanso e conforto. E, claro, não deve faltar o espelho, mas desta vez com uma moldura de madeira.

No piso, colocaremos um tapete que não transmita ostentação, mas humildade e simplicidade. É importante harmonizar o conjunto com os mesmos tons, tanto os terrosos como os desgastados.

hall de entrada rústico

Hall de entrada estilo francês

Esse estilo é o oposto do rústico. Para isso, usaremos a linha curva como princípio de design, a linearidade não nos interessa mais.

Você pode colocar um sofá com detalhes arredondados, assim como um espelho, cuja moldura revele dinamismo pela forma. Da mesma maneira esse detalhe é reproduzido na lâmpada lágrima, que pode ter detalhes que simulam gotas ou bordados.

Uma mesa com uma pequena lâmpada pode ser incluída ao lado do sofá, seguindo um estilo Art Déco. A ideia é transmitir um gosto refinado e cuidadoso, isto é, elegante como um palácio.

Quais são as cores que podem ser aplicadas nas paredes? Tons claros, para que a entrada principal desfrute de muita luz e brilho. As mais recomendadas são as seguintes:

  • Branco.
  • Dourado.
  • Castanho.

Quanto ao piso, muitas casas que possuem um estilo francês podem ter azulejo ou ladrilho. Portanto, é conveniente colocar um tapete? Não importa se o piso está exposto, esteticamente pode ficar bonito.

hall de entrada francês

Hall de entrada minimalista

Outro estilo que ganha espaço no mundo do design é o minimalismo. Como podemos aplicar este design ao nosso hall de entrada?

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a sutileza e a limpeza das formas devem ser os pilares fundamentais; em outras palavras, a linha reta e as formas simples elementares.

Podemos colocar uma mesa, uma estante com prateleiras ou uma cômoda. Não devem ter formas complicadas, mas sim, refletir a funcionalidade. Podemos colocar algum elemento decorativo, mas sem sobrecarregar o móvel.

Quanto ao espelho, que seja quadrangular. A estabilidade das linhas retas deve estar sempre presente.

Como o minimalismo reduz a expressão artística ao mínimo, o hall de entrada com esse estilo não fica chamativo; isto é, é básico e funcional, por isso não é necessário colocar qualquer tipo de assento.

Conclusão

Qualquer hall de entrada que citamos neste artigo pode ser muito simples de fazer. No entanto, você deve ter em mente que todo o conjunto da casa deve estar em sintonia; é importante não quebrar a harmonia do ambiente.