Decoração psicodélica para a casa
O uso de cores e imagens extravagantes pode ser uma alternativa aos modelos tradicionais usados para decorar a casa. Por esse motivo, queremos abordar a decoração psicodélica para a casa, um meio fora do comum e que quebra as regras.
Geralmente, costumamos ambientar os espaços com tons neutros, brancos ou uniformes. No fundo, estamos condicionados pelos esquemas já estabelecidos desde o passado, basicamente porque não queremos arriscar combinações ou não estamos interessados em introduzir novos recursos.
Às vezes, é preciso abrir a mente e tentar incorporar algum recurso que possa trazer um atrativo singular. O impacto visual recebido através de certos componentes decorativos faz com que a nossa casa se destaque e com que demonstremos certa ousadia.
A psicodelia como movimento artístico
Imagem: pinterest.es
A psicodelia ganhou espaço principalmente entre os anos 70 e 80. É um movimento artístico ligado ao mundo hippie que tenta usar inúmeros cromatismos e que pode alterar os nossos sentidos. Assim, é produzido um impacto na nossa mente.
No mundo da arte, esse gênero sempre foi associado ao uso de drogas; no entanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Para a decoração da casa, podemos nos inspirar nos artistas que trabalharam com essa tendência decorativa e que têm muito a dizer nos interiores das casas.
Na verdade, existem alguns recursos nos quais, trabalhando de maneira personalizada, podemos aplicar um conteúdo psicodélico. Certamente, não é necessário preencher um espaço com esses elementos decorativos, bastando escolher o que realmente nos interessa.
– Cores e texturas desempenharão um papel muito importante neste estilo de decoração. –
5 recursos que não podem faltar no estilo psicodélico
Cabeceira Apanhador de Sonhos / etsy.com
Para construir o nosso estilo psicodélico, devemos ter em mente qual é o objetivo que queremos alcançar e quais são os recursos que podem ser usados para configurar os interiores. Por isso, mostraremos 5 princípios básicos que podem ser úteis na decoração:
- Em um quarto, podemos pendurar em uma das paredes um tecido fino com estampas tropicais ou geométricas, com a imagem da lua ou do sol ou simplesmente com figurações surrealistas. Eles geralmente contêm diferentes cromatismos que dão um caráter de vanguarda para a casa.
- A roupa de cama pode ser um componente interessante. Tanto a colcha quanto os lençóis podem ser descoloridos e tingidos com outras tintas, produzindo efeitos originais que mostram uma ampla variedade de cores.
- O apanhador de sonhos se tornou um elemento fundamental para quem quer ter uma decoração boêmia. Ele pode ser pendurado na parede ou também suspenso no teto; além disso, eles podem ser encontrados em diversos tamanhos.
- A ágata é um recurso que ajuda a embelezar os espaços e que traz, ao mesmo tempo, uma certa elegância. Geralmente contém diferentes cores, dispostas gradualmente e em conexão umas com as outras.
- Os pôsteres e adesivos para decorar as paredes são uma boa opção. O tema é indiferente; na verdade, os mais comuns são aqueles que têm a ver com o âmbito africano e asiático: as mandalas, os elefantes, o budismo, a natureza, etc.
Decoração psicodélica: a contribuição das luzes
Sem dúvida, a luz desempenha um papel muito importante. Além disso, através dela, é possível criar diferentes ambientes, trazer personalidade e produzir um estado de paz no espaço.
As guirlandas de luzes quentes e coloridas produzem uma sensação calma e tranquila; inclusive, elas estão associadas a um certo senso festivo e descontraído que, quando combinado com o restante da decoração, produz um efeito estético completamente psicodélico.
O principal objetivo da iluminação é fazer com que nos sintamos calmos e tranquilos. Por esse motivo, as velas não podem ficar de fora, devendo ser colocadas em pontos estratégicos, como prateleiras ou móveis, evitando a proximidade com os tecidos.
Os aromas também têm algo a dizer
A atmosfera que geramos nos espaços através de toda essa decoração deve ser complementada por aromas inebriantes. Isso nos ajudará a nos sentirmos melhor, dando à casa um caráter boêmio e plácido.
O incenso se adapta ao conjunto decorativo do qual falamos até agora, mas também podemos ambientar os espaços através de velas aromáticas, fragrâncias especiais ou ainda com plantas e flores. Todos esses recursos estão ligados ao conceito de decoração psicodélica para a casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ventura, Anna: 1000 ideas prácticas para decorar el hogar, Universe Publishing, 2003.