4 filtros dos sonhos para decorar os quartos

7 de janeiro de 2019
Os filtros dos sonhos são objetos cheios de encanto, beleza e misticismo. A seguir, falaremos mais sobre eles e alguns modelos espetaculares.

Os filtros dos sonhos são objetos mágicos devido à sua curiosa função: prender os pesadelos para que, dessa forma, com a entrada da luz do sol no local de repouso pela manhã, eles ‘queimem’ e não se cumpram. Também são conhecidos como ‘apanhadores de sonhos’, ‘caçadores de sonhos’ ou ‘espanta pesadelos’.

Também se diz que eles retêm os sonhos e pensamentos positivos para favorecer a pessoa e proteger as crianças. Em suma, pode-se dizer que esses objetos funcionam como uma espécie de ‘filtro’ para os sonhos.

A sua origem se encontra na aldeia dos Ojibwa, uma das maiores tribos da América do Norte. Para eles, o filtro dos sonhos é um objeto sagrado cujo processo de elaboração é muito significativo.

Por isso, as versões comerciais que surgiram a partir dos anos sessenta não são do seu agrado. Assim, eles se tornam objetos sem valor porque não são elaborados ou usados com a finalidade sagrada para a qual foram criados.

E, embora seja verdade que muitas pessoas continuam a vender filtros dos sonhos sem nenhum outro propósito além do lucro, muitos amantes da história e da cultura resgataram o sentido da sua fabricação artesanal. Graças a isso, é possível encontrar peças elaboradas da forma original, de grande valor e beleza.

Como os filtros dos sonhos são feitos?filtro dos sonhos

Antes de rever como eles são feitos, é necessário lembrar dos seus componentes. À primeira vista, pode-se ver que um filtro dos sonhos é constituído por um aro, dentro do qual existe um tipo de rede feita com fios ou cordas. A partir do aro, ficam penduradas várias tiras com penas que, quando colocadas na cabeceira da cama, devem ficar perto da cabeça da pessoa.

O aro do filtro dos sonhos é feito com ramos de salgueiro, uma das árvores sagradas dos nativos norte-americanos. De fato, para eles, o salgueiro é o símbolo da renovação cíclica.

Deve-se notar que a madeira desta árvore é bastante flexível e, portanto, é fácil de manipular para fabricar objetos. E, com relação aos fios dentro do aro, eles são feitos com fibras de outras plantas.

4 filtros dos sonhos para a sua decoração

Os filtros dos sonhos originais são circulares, já que esta é a forma que representa o movimento do sol e da lua na esfera celeste. Por isso, se quisermos incorporar um autêntico filtro dos sonhos na nossa casa, ele deverá ter uma forma circular. Nunca é demais perguntar ao vendedor sobre os materiais da sua composição para se certificar de que ele foi fabricado com consciência.

A seguir, vamos apresentar 4 modelos de filtros dos sonhos pelos quais você poderá optar para complementar a decoração dos seus quartos.

Lembre-se de que, no que diz respeito à sua localização, o mais adequado é colocá-lo na cabeceira da cama; pois dessa forma ele poderá cumprir a sua função. Porém, há quem prefira colocá-lo nos seguintes pontos:

  • Atrás da porta do quarto.
  • Na mesa de cabeceira.
  • Perto da janela do quarto.

Modelo #1

filtro dos sonhos

O primeiro modelo vem a ser o mais tradicional, portanto, tem uma aparência bastante rústica. Como consequência, este tipo de filtro dos sonhos é ideal para decorações com um toque boêmio.

Modelo #2

filtro dos sonhos

Filtro dos sonhos / etsy.com

De tamanho menor, com várias fitas e um acessório adicional no seu suporte, formado por uma flecha indígena, este filtro dos sonhos em tons pastéis ficará muito delicado nas mesas de cabeceira. Certamente, quem gosta de acessórios discretos encontrará neste modelo um excelente aliado decorativo, sem descuidar da magia.

Modelo #3

filtro dos sonhos

Filtro dos sonhos / etsy.com

Embora não tenha a forma de um círculo fechado, mantém o restante da estrutura e tem um aspecto super mágico. Por esse motivo, os filtros dos sonhos em forma de lua crescente são irresistíveis para muitas pessoas. Você poderá colocar uma peça individual na cabeceira da cama ou então pendurá-la juntamente com uma outra peça, para fazer uma representação das fases lunares.

Modelo #4

filtro dos sonhos

Cabeceira filtro dos sonhos / etsy.com

Mais do que um modelo de filtro dos sonhos, esta é uma maneira diferente de incorporá-los à decoração. Quatro, sete ou mais modelos da mesma cor ou então de duas cores diferentes (para criar contraste) são colocados juntos.

Por outro lado, mesmo que tenham a mesma forma, é importante variar o seu tamanho. Dessa forma, quando colocados na parede acima da cama, o conjunto não parecerá entediante visualmente. Para obter uma linha ligeiramente curva, há quem pendure os filtros dos sonhos em um galho de árvore, em vez de pendurá-los diretamente na parede.

Decore com significado

Lembre-se de que, para além de como esses objetos podem ficar bonitos para decorar os espaços, é importante ter em mente o seu significado original. Dessa forma, demonstraremos respeito pelo seu significado cultural e pela sua história.