Decoração religiosa para os mais devotos

4 de abril de 2019
Se você é devoto de alguma religião, existem inúmeros recursos que podem ser úteis na decoração da sua casa. Esta é a melhor maneira de mostrar a sua fé e as suas crenças.

É possível que, quando se trata de relacionar decoração e religião, venham à mente alguns recursos típicos das igrejas: móveis, objetos, quadros, cálices, crucifixos, etc. Por outro lado, em casa isso não precisa ser assim. Por essa razão, mostraremos a forma adequada de aplicar a decoração religiosa para os mais devotos.

Ao longo da história, tem existido uma tradição cristã predominante no mundo ocidental. Os países do Oriente, entretanto, também desenvolveram outras religiões, como o islamismo, o judaísmo, o budismo, etc.

Essa diversidade levou a diferentes tipos de decoração religiosa. Dependendo da parte do mundo onde você estiver, poderá encontrar um estilo ou outro.

Neste caso, incluiremos uma visão global de várias religiões. Possivelmente, esta não é uma tendência crescente, uma vez que ela perdeu força como um recurso decorativo dentro de casa. No entanto, manteve a sua presença ao longo de muitos séculos.

Sou religioso; como posso decorar a casa?

Decorar a casa como um devoto

Decoração religiosa / screenshot.net

Assim como foi explicado acima, não é necessário transformar a nossa casa em um santuário ou templo. O contexto é diferente e o modo de usar o espaço não tem nada em comum.

O que se deve tentar fazer é mostrar certas referências sobre o que é a religião cristã, muçulmana, budista, judaica, etc. Isto é, ter determinados ícones, imagens ou elementos que nos lembrem a religião da qual somos adeptos.

Não é necessário encher a casa com objetos antigos. Decorar a casa com recursos religiosos não significa que precisamos recorrer apenas a objetos típicos dos templos. Pelo contrário, existem recursos modernos muito interessantes e originais que cumprem com a mesma função.

Não atribua à sua casa um conteúdo antiquado demais.

Decoração religiosa: principais representações decorativas

Principais representações decorativas

Para decorar a casa, teremos que recorrer a certos elementos que mostrem a nossa fé. Lembre-se de que você não deve abusar de determinados objetos, já que eles podem gerar um certo fanatismo que, no fundo, não queremos refletir.

  • É necessário ter uma coisa em mente antes de começar: não é necessário sobrecarregar o ambiente. Em vez disso, precisamos fazer uma representação do conteúdo por meio de certos elementos. Portanto, devemos selecionar o melhor.
  • As esculturas sempre têm uma boa projeção para mostrar a imagem de uma figura específica, como o Cristo, a Virgem Maria ou um Santo da sua devoção, por exemplo.
  • Obviamente, não é necessário preencher uma estante com estátuas; o que deve ser feito é escolher aquela que consideramos mais relevante e colocá-la em um local onde ela fique em destaque e com um bom ângulo de visão.
  • No caso da religião budista, poderá ser aplicado o mesmo sistema: escolha uma figura de Buda e a disponha de tal modo que ela ganhe destaque nesse cômodo. Coloque-a em um lugar visível e elevado; dessa maneira, ela desfrutará de certo brilho.

Esse mesmo sistema poderá ser aplicado a qualquer outra religião. Inclusive, mesmo que você não seja devoto de uma religião específica, também poderá usar o mesmo procedimento para algum recurso do qual você tenha orgulho ou queira destacar.

Recursos modernos

Recursos modernos para a decoração religiosa

Quem disse que a decoração religiosa está disponível somente nas lojas de antiguidades e feiras de artesanato? Hoje em dia, existem inúmeros recursos modernos que podem dar um toque inovador à sua casa.

  • Os vinis abriram passagem de uma forma muito original. Eles fornecem um conteúdo religioso e, ao mesmo tempo, decoram de maneira sutil e elegante. Um exemplo pode ser o ícone de uma cruz na parede ou uma imagem de Shiva.
  • Por outro lado, podemos destacar a disposição de telas interligadas para formar uma representação específica. Existem vários tipos: um muito curioso é o interior de uma mesquita.
  • As frases na parede também são muito eloquentes. Podem ser feitas com tinta e pincel ou também com vinil. Se você quer fazê-las você mesmo, encontre uma parede que seja visível e faça uma escrita com caráter artístico.

Decoração religiosa: os vitrais

Decoração religiosa: os vitrais

Se você quer ter um tipo de janela que lembra os vitrais dos templos, o procedimento é muito simples. A primeira coisa que você deve pensar é no tipo de tema que você prefere e conseguir vidros coloridos.

Em seguida, você deve juntar esses vidros através do cobre ou do chumbo. Eles podem ser derretidos para, dessa forma, obter uma combinação perfeita. Tudo é uma questão de dar asas à imaginação e, assim, criar um recurso tipicamente religioso.