Como escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto

· 18 de julho de 2018

Na hora de escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto é preciso levar em conta diferentes fatores; o estilo de qualquer quarto dependerá do tipo de mobília que você deseja ter.

A combinação da cabeceira com o edredom da cama, com as almofadas e com o restante da decoração pode ser um processo complexo.

A seguir, daremos algumas dicas interessantes para que você acerte nas suas escolhas.

Formas e linhas

Existem diferentes tipos de formatos de cabeceiras. Em muitas ocasiões, o tipo e a estética dependerão do material utilizado. Na verdade, o objetivo fundamental é gerar harmonia para um momento de conforto, de descanso.

As cabeceiras de pouca altura, que simplesmente se projetam acima da cama com pouca dimensão, são apropriadas para ganhar simplicidade. Esse tipo é o mais usado no mundo da decoração de interiores.

As linhas retas horizontais transmitem uma sensação de estabilidade e de controle. Normalmente, os desenhos mais arredondados ou as linhas retas das cabeceiras são emoldurados por dois pilares laterais verticais que unem e suportam a cabeceira da cama.

O minimalismo está ganhando espaço nesse campo. As linhas simples e fáceis de unir geram uma atmosfera segura e suave, ou seja, sem complicações de estética.

Eu sou um minimalista. Eu gosto de dizer o máximo com o mínimo.

-Bob Newhart-

O que deve ser evitado? O excesso de linhas verticais produz uma sensação de tensão e perpendicularidade; atrai mais o olhar e não se complementa com outras linhas horizontais, como a cama, ou seja, gera um choque de segmentos.

Por um lado, muitas cabeceiras que são feitas apenas de linhas verticais não combinam com o restante da decoração; são muito ousadas. Por outro lado, os desenhos arredondados combinados com linhas retas são originais.

Cabeceira de cama tradicional

Normalmente, uma cabeceira tradicional não tem grandes dimensões e é proporcional à cama. A madeira costuma ser o material mais usado nas cabeceiras, com linhas simples e resultados fáceis.

No entanto, existem outros tipos de cabeceiras tradicionais que são feitas com ferro forjado, com desenhos mais decorativos (combinação de linhas retas e curvas). Quais são as cores mais apropriadas para essas cabeceiras de cama:

  •  Branca.
  • Preta.
  • Dourada.
  • Verde selva.
  • Verde veronese.
cabeceira de cama de ferro

Cabeceira de ferro / decorationbeltran.com

Cabeceiras acolchoadas

Hoje em dia, muitos hotéis de luxo investem nesse tipo de cabeceira. O seu estilo elegante e clássico nos remete à moda da primeira metade do século XX.

O ponto alto desse tipo de design é sensação de comodidade. Ou seja, ela funciona como se fosse uma prolongação da cama e da almofada. De fato, e embora pareça uma besteira, as cabeçadas podem ser amortecidas pelas cabeceiras acolchoadas.

cabeceira de cama acolchoada

Essas cabeceiras podem ser revestidas com tecido (de cor lisa ou estampada) ou com couro sintético (um estilo mais ousado). Você pode combiná-las com os mesmos tons do edredom e das almofadas.

Na hora de determinar a cor, o ideal é optar por cores neutras, para que não tenham uma posição de destaque no quarto, mas que tenham um papel destacado no conjunto.

As novas tendências

Uma cabeceira com um material inovador e original, como o latão ou vidro, podem ser encontradas facilmente no mercado. Eles não são comuns em residências, já que a população prefere um quarto tradicional e sem soluções extravagantes.

O latão está ganhando espaço entre os novos designers. Isso porque transmite uma sensação de estilo industrial. A combinação com outros elementos do quarto pode ser complexa; sem dúvida, é um material ousado que, provavelmente, tem grandes possibilidades de ser mais usado no futuro.

O tijolo pode vir a simular as paredes das ruas, dando ao quarto um estilo urbano e informal. Este estilo tem um toque jovem e descontraído. Costuma-se usar tijolos desgastados, com um toque de originalidade.

Os espelhos também são um novo recurso que traz inovação com uma nova ideia de estética. Você pode encontrar designs com diferentes espelhos quadrados ou, com simplesmente, um espelho grande. É claro que é um estilo muito pouco utilizado por designs de interiores.

O bambu é um outro material que, combinado com madeira, transmite um ambiente natural e assimétrico, já que os nós e as manchas dos caules de bambu se combinam naturalmente.  Alguns consideram que o bambu se adapta bem com o restante da decoração.

cabeceiras de bambu

Cabeceira de bambu / foter.com

Existem, é claro, outros tipos de design; no entanto, destacamos neste artigo apenas alguns exemplos do que pode ser mais interessante e do que podemos encontrar atualmente no mercado.

De um modo geral, as pessoas procuram decorar o seu ambiente com conforto e descontração e as novas tendências podem inspirá-las. Acima de tudo, as pessoas querem encontrar conforto e se sentirem “à vontade” dentro das suas casas.