Decore as paredes apenas com relógios

23 de abril de 2019
Na decoração em geral, estamos acostumados a ver relógios na parede da cozinha, mas é só neste local que pode haver um relógio? A verdade é que não é bem assim.

Os relógios são objetos cuja aparência, às vezes, pode ser ainda mais interessante do que o seu mecanismo de funcionamento. Além de marcar as horas, eles parecem ser a própria representação do tempo. E, de acordo com o modelo escolhido, será mais evidente que tipos de momentos nos marcam e nos inspiram.

Sim, é necessário falar de inspiração, pois isso faz parte do motivo para uma escolha. Por exemplo, quando há um certo gosto pelos tempos passados, há uma tendência em escolher peças com um certo ar de nostalgia e isso, potencializa um ou outro tipo de estética.

Vale a pena destacar que, mesmo que você não opte por uma decoração completamente tradicional, com exceção de pequenos detalhes, ainda assim é possível apreciar o gosto pelo romantismo dos tempos passados. Nesse sentido, fica claro que as preferências nem sempre são expostas de uma maneira óbvia.

Qual é o lugar de um relógio em casa?

Antigamente, os relógios também eram usados em outra das áreas comuns mais populares da casa: a sala. Não só desempenhavam a sua função, mas também serviam como um acessório para a decoração.

Uma das razões pelas quais os relógios eram colocados nas salas e nas cozinhas era para que existisse uma distância suficiente, de forma que o barulho dos ponteiros ao girar não afetasse o descanso noturno. Certamente, isso mudou com o lançamento de centenas de modelos silenciosos no mercado.

Qual é o lugar de um relógio em casa

Na cozinha, o relógio não só ajuda a saber as horas, mas também a medir melhor o tempo de cozimento das receitas. Portanto, nesta parte da casa, o relógio é especialmente útil.

Porém, hoje em dia, não queremos apenas aproveitar as facilidades oferecidas pelos objetos, mas também inovar. Por isso, muitas pessoas ousam incorporar algum dinamismo e originalidade aos seus espaços usando relógios. A ideia é chamar a atenção do olhar por meio de uma estratégia original.

Paredes com vários relógios

Uma das maneiras mais marcantes de incluir esse tipo de acessório na decoração consiste em colocar vários modelos em uma parede. Mas atenção: isso não significa que você vai cobrir a parede inteira com relógios ou que seja necessário criar fileiras com eles.

Na verdade, todos os tipos de configurações podem ser criados. Por exemplo, 3 ou 4 modelos de tamanho médio podem ser colocados no topo da parede. Eles não precisam ser iguais, mas é recomendável que tenham uma mesma ‘linha’. Por exemplo, mesmo que não tenham as mesmas formas, todos eles podem ser de estilo retrô.

Decoração com diferentes tipos de relógio

Decoração com diferentes tipos de relógio

  • Os relógios de parede grandes devem ser colocados no centro ou alguns centímetros acima da linha horizontal que divide a parede em duas. Dessa forma, eles poderão chamar a atenção e também manterão o equilíbrio do espaço.
  • Se o relógio de parede tiver um formato pequeno, é aconselhável colocá-lo em um ponto próximo, no qual seja fácil visualizá-lo pois, caso contrário, ele dificilmente poderá ser útil.
  • Em vez de adicionar relógios de parede, é possível incluir relógios de estação, como aqueles que eram colocados nas estações de trem. A grande vantagem é que eles têm duas faces, de forma que o horário não fica escondido de ninguém. Este modelo de relógio fica ótimo em áreas de passagem e também nas salas.
  • Para evitar sobrecarregar o espaço, é aconselhável colocar o relógio de torre no final de um corredor ou então no hall de entrada. E ele fica particularmente bem quando a decoração tem um estilo simples ou minimalista.

Continuamos decorando com relógios

  • As ampulhetas são um dos tipos de relógio mais utilizados na decoração de escritórios e áreas de trabalho; no entanto, elas também podem ser exibidas em todos os tipos de estante. Existem modelos com designs para todos os gostos.
  • Quando as paredes estão vazias, um relógio de pêndulo moderno pode ser incluído. Graças ao seu design elegante e estilizado, ele ficará espetacular, sem sobrecarregar o espaço de forma alguma. Principalmente se ele não tiver uma caixa.
  • É possível ter vários relógios do mesmo modelo, mas com cores diferentes, em uma mesma parede, por exemplo. A ideia é que cada um tenha o horário de uma cidade diferente, para dar um ar mais ‘cosmopolita’ ao espaço. Essa ideia fica ótima em áreas de trabalho, mas também pode ser exibida em salas de jantar.
  • Hoje em dia, os despertadores retrô são objetos muito utilizados na decoração dos quartos. No entanto, é verdade que eles geralmente não são mais colocados em funcionamento.
  • Os relógios de cuco ajudam a trazer um certo charme para a casa. Mais do que peças nostálgicas, eles são objetos divertidos que podem ser exibidos em corredores, salas, cozinhas, halls de entrada e até mesmo varandas.
Sempre procure por um ponto em comum

Procure sempre um ponto em comum

Enquanto algumas pessoas decidem decorar com várias séries de quadros ou plantas, outras pessoas decoram com relógios. Então, nesse sentido, é sim possível apreciar vários modelos de uma vez só. A questão é acertar na maneira de incorporá-los na decoração.

Por outro lado, na decoração, os contrastes entre objetos modernos e antigos podem funcionar muito bem quando combinados de acordo com um determinado critério (por exemplo, cores, materiais).

Portanto, mesmo que o relógio seja digital, se ele tiver uma das cores do restante da decoração, ele não destoará. Pelo contrário, ajudará a complementar a estética, ao mesmo tempo em que proporcionará um toque contemporâneo.