Quarto juvenil no estilo nórdico

· 28 de março de 2019
Devido à sua resistência e funcionalidade, a decoração nórdica é perfeita para as crianças.

O estilo nórdico atende a todas as características que um quarto juvenil deve ter. As crianças da casa são como terremotos que gostam de pular em camas, brincar continuamente e experimentar tudo ao seu redor. Pois bem, o estilo nórdico é caracterizado por móveis funcionais e resistentes.

Se você está pensando em renovar o quarto dos seus filhos, a seguir contaremos tudo sobre este estilo decorativo. Além disso, proporemos dois exemplos para que você mesmo comprove que o resultado é estético e prático.

Características do estilo nórdico

Características do estilo nórdico

Antes de começar a decorar com um estilo decorativo, é fundamental saber quais são as suas características principais. A seguir, explicaremos quais são e depois você poderá vê-las aplicadas em dois fantásticos quartos juvenis.

  • Linhas retas e simples. Os móveis nórdicos são caracterizados pela simplicidade de seus designs. Ao criá-los, leva-se em conta a funcionalidade. O resultado são móveis de linhas retas, simples e muito práticos para o dia a dia. O melhor de tudo é que, além de serem muito estéticos, são fáceis de limpar, já que não possuem cantos de difícil acesso.
  • Tecidos, um material que não pode faltar. Em qualquer quarto juvenil são utilizados tecidos, que estão presentes através das cortinas, dos tapetes, das almofadas e dos cobertores, principalmente. Assim, o resultado é um espaço agradável e aconchegante.
  • Formas geométricas. A decoração nórdica é bastante semelhante à minimalista. Buscam-se elementos-chave que decorem o ambiente sem sobrecarregá-lo. Uma boa maneira de fazer isso é através de formas geométricas. Elas são utilizadas ​​em tons claros e linhas finas para decorar paredes, quadros ou como estampas em alguns elementos decorativos.
  • Elementos naturais. Este estilo decorativo se encontra bem próximo da natureza. A madeira em tons claros, as plantas, a cerâmica ou o vime costumam estar presentes.

Quarto de bebê no estilo nórdico

Quarto de bebê no estilo nórdico

Este quarto de bebê no estilo nórdico nos conquistou. As cores utilizadas, a decoração e os materiais escolhidos são perfeitos para criar um ambiente acolhedor, agradável e aconchegante. Vamos analisar este quarto em detalhes para que você possa criar um semelhante em sua casa.

Como não poderia ser de outra maneira, o material protagonista é a madeira. É pintada em tons de branco para dar um aspecto mais infantil, relaxante e aconchegante.

Para que o quarto não fique monótono, foram introduzidas cores diferentes através da decoração. Além disso, os desenhos lineares na parede e nos quadros proporcionam esse toque infantil tão necessário.

Se há um elemento que rompe com a hegemonia de cores e materiais, esse elemento é o tapete. É o único objeto que não é de tom pastel e que, a priori, não combina com o restante do ambiente.

Em contrapartida, visto em conjunto com o quarto, parece ideal porque dá um acabamento à linha decorativa e, ao mesmo tempo, é útil e muito confortável para que o bebê possa brincar no seu dia a dia.

Quarto juvenil nórdico

Quarto juvenil nórdico

Este segundo exemplo de quarto juvenil nórdico é especialmente pensado para crianças mais velhas. Neste caso, foi decorado seguindo o estilo nórdico, eixo central deste post, mas também é possível reconhecer uma grande influência do estilo minimalista. O resultado é um quarto funcional e muito prático para o dia a dia.

O quarto todo é decorado em tons pastéis e não há elemento que rompa com essa hegemonia. Neste caso, achamos muito interessante como foi decorado, deixando muito espaço para que as crianças possam brincar confortavelmente.

Não se esqueça de que jogo é um elemento de aprendizagem e desenvolvimento fundamental para os mais jovens da casa.

Como não poderia ser de outra forma, os brinquedos também possuem uma relação próxima com o estilo nórdico. Todos são de madeira natural. Assim, além de cumprir a sua função como jogo, também têm um interessante papel decorativo.