Desafio do quarto pequeno: como deixá-lo bonito, prático e acolhedor

17 de março de 2019
Se você sofre com um quarto pequeno, chegou a hora de transformá-lo em um templo de descanso com algumas dicas. Você está pronto para a grande mudança?

Os espaços nas casas modernas tendem a ser reduzidos; esses grandes quartos nos quais havia espaço para a cama, a cômoda, o armário e até mesmo para uma poltrona para sentar e ler antes de dormir ficaram para trás. Atualmente, as medidas são escassas e a maioria de nós tem um quarto pequeno que adoraríamos que se parecesse com aqueles das revistas de decoração. Mas isso é possível? É claro! Nós lhe provaremos como.

Um quarto pequeno e de revista

Os quartos não são apenas para dormir, mas também para serem vividos. As medidas não precisam ser um impedimento para aproveitar as manhãs de domingo, o café da manhã na cama e as noites de leitura.

Tome nota e transforme o seu quarto pequeno em um lugar cheio de charme e possibilidades infinitas.

Móveis planejados para um quarto pequeno

Um quarto pequeno e de revista

Se você tem problemas de espaço, os móveis planejados são a melhor solução. Você poderá projetá-los de tal forma que eles lhe darão tudo o que você precisa. Você poderá criar uma estante ao redor do aquecedor, ou cercar a sua cama com um aparador de alvenaria cheio de prateleiras para armazenar e decorar… Esteja ciente das suas necessidades e lhes dê a forma que desejar.

Use a altura

Juntamente com o ponto anterior, aproveite ao máximo a altura usando móveis que cubram as paredes. Os quartos pequenos precisam de soluções práticas, e usar prateleiras ou armários embutidos é uma delas.

Portas de correr

Portas de correr

Se você colocar portas de correr no seu guarda-roupa, economizará centímetros valiosos. Não será necessário deixar espaço para abrir as portas e eles são muito mais versáteis e flexíveis.

Assim, deixar um metro entre o armário e a cama já será mais do que suficiente. Eles não podem ser totalmente abertos, mas sem dúvida você ganhará espaço, que é do que estamos tratando.

Soluções criativas para um quarto pequeno

Soluções criativas

Mesa de cabeceira cômoda / pinterest.es

Para grandes problemas, grandes soluções. Se você precisa de alguns centímetros aqui e ali, pense em alternativas diferentes. Talvez você não tenha espaço para uma mesa de cabeceira clássica, mas você não precisa ficar sem ela. Você pode colocá-las embutidas, usar a cabeceira ou reduzir o seu tamanho.

E o guarda-roupa? Se você não pode colocar uma porta de correr, retire-as e opte por colocar algumas cortinas. Se você escolher um tecido bonito que combine com a cama, terá um quarto muito prático e divertido.

Cores suaves

Cores suaves em espaços reduzidos-desafio do quarto pequeno

Quando falamos de espaços reduzidos, as cores neutras são as que funcionam melhor, visto que elas proporcionam mais amplitude e luminosidade. Você poderá adicionar detalhes através de objetos decorativos ou têxteis em tons de lavanda, azul, rosa ou verde; dessa forma, trará aconchego e estilo.

Paredes

Um quarto pequeno não deve ficar saturado-desafio do quarto pequeno

Um quarto pequeno não deve ficar saturado, por isso as paredes pedem um pouco de ar. Nesse ponto, você tem duas opções: ou o papel de parede na parede principal com motivos sutis e com cores claras, ou então alguma composição com quadros pequenos e molduras delicadas.

Se você quiser pintá-lo de alguma cor, é conveniente que seja um tom bem claro e fuja dos tons mais intensos, pois isso causaria muita ‘poluição’ visual.

Espelhos

Os espelhos estrategicamente colocados dão uma sensação de amplitude

Os espelhos estrategicamente colocados darão uma sensação de amplitude. Se o seu quarto é pequeno, coloque um espelho grande no chão. De fato, além de fazer o espaço parecer maior, a luz se multiplicará; com isso, ‘você mata dois coelhos com uma cajadada só’.

Cama com baú

Certamente é a opção perfeita se você tiver problemas de espaço e, portanto, de armazenamento. Porém, tenha cuidado e não coloque qualquer coisa no baú, nem passe a usá-lo como um poço sem fundo. O melhor a fazer é manter dentro dele a roupa de cama, as toalhas ou até mesmo as roupas durante as mudanças de estação.

Cortinas brancas ou areia

Cortinas brancas ou areia-desafio do quarto pequeno

Deixe a cor para os têxteis da cama ou para as paredes, principalmente se você quiser dar um pouco mais de amplitude para o quarto. O melhor a fazer é colocar cortinas brancas ou em tons bem claros (areia, off white, bege, cinza-claro, marfim, etc.).

Com estas dicas indispensáveis, o seu quarto pequeno se tornará um lugar muito mais bonito, mais prático e acolhedor, o que resultará em um espaço extra. Então, lembre-se: as cores claras, os móveis planejados e um espelho farão maravilhas pela sua decoração.