Descubra se você é um maníaco por organização e limpeza

29 de março de 2019
Não há problema em realizar corretamente as tarefas domésticas diariamente, mas muitas vezes, dedicamos muitas horas a isso. Você se considera uma pessoa maníaca dentro de sua casa?

Todos nós temos as nossas manias, mas dentro de casa cada pessoa é diferente. Alguns gostam de ter tudo em perfeito estado e outros não se importam se as coisas estiverem fora do lugar. Leia este artigo e descubra se você é um maníaco por organização e limpeza.

A primeira coisa que você deve ter em mente é o seu ritmo de vida. Muitas vezes, condicionamos a nossa maneira de ser à atividade diária. Por isso, se passamos muito tempo fora de casa, ou se não temos tempo, é possível que descuidemos mais da casa.

No entanto, existir um pouco de desordem não é algo negativo, a menos que você faça da sua casa um ‘verdadeiro chiqueiro’. É claro que todos nós queremos que haja uma certa organização em casa. Mas, você a busca de forma compulsiva ou de maneira equilibrada?

A organização está ligada à tranquilidade pessoal.

Analise a sua vida cotidiana para saber se você é um maníaco por organização e limpeza

Analise sua vida cotidiana para saber se você é um maníaco por organização e limpeza

Se você realmente quer saber se tem certas manias em termos de organização, é conveniente fazer uma análise do seu dia a dia: as coisas que você faz, quais são os seus horários de trabalho e o que você faz todos os dias quando sai e entra em casa.

Das 24 horas diárias, você provavelmente dedica 8 horas para dormir e passa outras 10 fora de casa, seja por motivos de trabalho, lazer ou pessoais. Suponhamos que nas outras 6 horas você fique em casa. O que você faz nesse período?

No caso de você dedicar várias horas para atividades de limpeza e organização, é possível que você não esteja agindo corretamente e não aproveitando as muitas possibilidades oferecidas pela sua casa.

O que você costuma fazer em casa?

O que você costuma fazer em casa?

Como já dissemos, dedicar-se às tarefas domésticas várias horas por dia pode ser excessivo. A casa não fica suja ou desorganizada tão facilmente. Faça uma análise pessoal e pergunte-se: o que costumo fazer em casa?

  • Normalmente finalizamos as tarefas antes de sair para trabalhar pelas manhãs. Até aqui tudo bem, é algo normal; inclusive, podemos até preparar o despertador para termos tempo suficiente para fazer tudo o que desejamos.
  • O problema está quando, ao chegar em casa, continuamos limpando e organizando. Na verdade, as manhãs são mais produtivas, seja em casa ou no trabalho, mas as tardes são para descansar e aproveitar.
  • Se você pensa que deve manter uma organização contínua das coisas, então você está se tornando uma pessoa com certos traços compulsivos. Tente relaxar e levar a sua vida com mais tranquilidade.

A busca pela perfeição: um grande problema

A busca pela perfeição, um grande problema

Às vezes, queremos fazer tudo com perfeição e sermos os melhores, mas na realidade, isso não é algo positivo; na verdade, significa um esforço excessivo contínuo que acaba por ser exaustivo. Muitas vezes, aplicamos essa ideia em casa.

  • Dedicar muito tempo às tarefas do lar, apenas para encontrá-la perfeita todos os dias, torna-se algo completamente desnecessário. Se você tem várias horas de descanso, e as dedica a ter tudo perfeito em casa, então está começando a ser um maníaco por organização e limpeza.
  • Em geral, tentar manter todos os quartos arrumados significa uma dedicação diária, especialmente se você tiver filhos, já que eles podem desarrumar mais os quartos.
  • É possível que você tenha chegado ao ponto de não usar certas partes da casa para não manchar ou sujar, ou mesmo para não desarrumar nada. Este é um erro que muitas pessoas cometem. A casa é para ser aproveitada ao máximo possível.

Livre-se de certas manias de organização e limpeza

Livre-se de certas manias de organização e limpeza

Por isso, encontre outras atividades para fazer em casa: assistir filmes, usar a internet, passar um tempo com a família, etc. Pode ser difícil deixar de realizar as tarefas diárias, mas não há problema, porque no fundo a casa não ficará pior.

Os afazeres de organização e limpeza podem ser feitos em uma hora por dia; o mais conveniente é que seja de manhã cedo. Além disso, é importante que outros membros da família participem.

Finalmente, você deve entender que estar organizando constantemente a decoração da casa não a fará melhor. É preciso aproveitar mais o que você tem e não se tornar um maníaco por ordem e limpeza.

  • Kondo, Marie: La magia del orden, Aguilar, 2001. Tabero, Pepa: Manual de la casa limpia y ordenada, La Esfera, 2016.