A importância de ensinar os filhos a arrumar o quarto

· 21 de janeiro de 2019
Você tem filhos e quer aprender alguns truques sobre como manter a ordem nos seus quartos? Tudo dependerá da educação que você lhes der.

Quando nascem os filhos, a sua vida muda completamente. O pilar fundamental nesse momento é a educação, mas ela não deve vir apenas da escola, mas também em casa. Daí vem a importância de ensinar os filhos a arrumar o quarto.

Muitas vezes, começamos a observar o que nossos filhos fazem e comprovamos que eles não são organizados. Se você perceber isso, é preciso lhes mostrar pouco a pouco o caminho correto para que, dessa forma, eles aprendam a arrumar o próprio quarto.

No fundo, esse é um exercício de responsabilidade. Com ele, não se ensina apenas organização, mas também valores e respeito. Um quarto bem organizado e limpo demonstra que o nosso filho entendeu qual o caminho correto dentro de casa.

Organização: sinônimo de bem-estar

A tranquilidade que a nossa casa nos traz se deve ao fato de que, quando chegamos depois do trabalho, temos um espaço de conforto e bem-estar. No entanto, se o ambiente está desorganizado, o nosso entusiasmo diminui na hora.

casa organizada

Se você tem filhos, você tem responsabilidade sobre eles em todos os sentidos: acadêmico, social, saúde e, sobretudo, na educação e nos valores.

Em casa, você deve lhe mostrar quais são as tarefas a serem feitas. Só assim você alcançará esse bem-estar. Por isso, é preciso ensinar sobre gestão do tempo, dedicando alguns minutos a cada dia para organizar o quarto. Assim, a estética da casa não será prejudicada.

Ensinar os filhos a arrumar o quarto: dê o exemplo

Em primeiro lugar, o primeiro passo para ensinar os filhos a arrumar o quarto deve ser feito pelos pais. Uma casa bem organizada mostrará aos pequenos que as coisas funcionam bem no seio familiar, que existe um esforço para manter a casa em ordem.

O dia a dia, às vezes, não nos permite dedicar tempo à casa e haverá dias em que ela ficará um pouco descuidada. No entanto, quando houver oportunidade, deve-se limpar e organizar para não deixar o lar “bagunçado’.

Nosso filho dará valor ao comportamento dos seus pais, ainda que não manifeste. As crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, é importante que façamos da casa um espelho do que queremos que seja o quarto dele. Por consequência, ele agirá da mesma maneira.

– Uma casa em ordem é sinônimo de uma família estruturada. –

quarto infantil organizado

Ensine-o como fazer

Conforme os filhos vão crescendo, especialmente na faixa dos 7 aos 10 anos, é muito importante lhes ensinar bons hábitos de limpeza e organização, tanto na casa quando no seu quarto. Como fazer isso?

  • Em um dia sem aulas, podemos ensinar os filhos a arrumar o quarto. É preciso começar ensinando a fazer a cama, esticando bem os lençóis e deixando a colcha sem amassados, para deixar uma boa imagem.
  • Varrer o chão. Muitas vezes, os sapatos trazem areia, bairro ou sujeira da rua. Podemos ensiná-los a varrer e recolher esses restos para que, assim, o chão fique limpo.
  • Passar o aspirador em todos os cantos. Podemos intercalar essa atividade, deixando que a criança pratique.
  • Organizar todos os objetos do quarto. Os jogos, sapatos, roupas, almofadas, etc., podem ser organizados cada um em uma parte do quarto ou em gavetas e armários.

É preciso destacar que é preferível que o espaço esteja oxigenado e que não haja uma sobrecarga de objetos. Dessa maneira, evitaremos que o quarto se torne um espaço de armazenamento.

– A organização trará uma estética saudável na decoração do quarto. –

Móveis para a organização

No quarto do seu filho, você poderá colocar alguns móveis que facilitem a organização de todos os elementos que acompanham o dia a dia do pequeno. O que é preciso ter no quarto?

móveis em ordem

  • Um armário. A finalidade é guardar as roupas, mas também podemos colocar jogos, bolas e outros acessório pessoais.
  • Estantes. Nelas, podemos organizar os seus livros e colocar objetos decorativos. Recomenda-se não sobrecarregar em excesso, já que isso poderá dificultar a limpeza.
  • Bancada. Um espaço para estudar e fazer outras atividades manuais. Mas, também é uma superfície para colocar uma planta, decoração, um computador, etc.

Em resumo, manter a ordem em casa pode ser complicado. Mas, será mais fácil se você ensinar os filhos a arrumar o quarto, e se a família colaborar, organizando as tarefas em seu devido tempo.

Kondo, Marie: La magia del orden. Herramientas para ordenar tu casa… ¡y tu vida!, Aguilar, 2015