Áreas de trabalho e estudo em casa: locais iluminados

· 3 de janeiro de 2019
Mesmo que você trabalhe diretamente com uma luminária articulada, você sempre deve ter uma fonte de luz auxiliar para evitar o ofuscamento.

As áreas de trabalho e estudo devem ter as condições adequadas para favorecer um bom desempenho. Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes é a iluminação do ambiente: sem uma fonte clara de luz que evite a fadiga visual, o ritmo de trabalho será bastante prejudicado.

Como se pode criar um ambiente bem iluminado e sereno dentro de uma área de trabalho e estudo? A seguir, contaremos os nossos truques e o porquê deles. Depois de conhecê-los, não hesite em colocá-los em prática.

A iluminação perfeita nas áreas de trabalho e estudo

A maioria das luminárias para as área de trabalho e estudo tem focos de luz neutra ou fria (branca). A luz neutra, por ser mais semelhante à luz natural, é a mais conveniente. Em contraste, a luz fria geralmente é reservada para iluminar os lugares mais escuros.

Ao criar uma área de trabalho e estudo perfeita, se pode combinar ambos os tipos de luz (neutra e fria) para conseguir uma boa iluminação.

A iluminação perfeita de uma área de trabalho e estudo

Evidentemente, é preciso evitar as lâmpadas fluorescentes a todo custo, pois piscam continuamente e promovem o cansaço visual. Além disso, impedem a concentração durante a atividade.

Por outro lado, não se esqueça que é altamente recomendável posicionar a mesa perto de uma fonte de luz natural, como uma janela, por exemplo.

Além de obter uma boa iluminação durante o dia, se evita o desperdício de eletricidade e, como resultado, pagamos uma conta de luz menor.

A orientação ideal da mesa é totalmente de frente para a janela. No entanto, caso esta opção não seja possível, o melhor é situar a mesa o mais próximo possível da janela.

A tecnologia LED

A maioria das lâmpadas com tecnologia LED proporcionam uma maior quantidade de luz e geram um gasto de energia menor do que de uma lâmpada comum.

Além disso, demoram muito menos tempo para atingir a sua intensidade máxima. Dessa forma, emitem uma boa iluminação no instante em que são acesas.

Atualmente, se dedicam várias horas ao trabalho, e isso requer uma iluminação ideal, tanto para a saúde visual como para a otimização e manutenção do desempenho ocupacional. Portanto, os focos de LED são os mais utilizados.

Luminárias articuladas para as áreas de trabalho e estudo

Estas são as luminárias mais utilizadas para a iluminação das áreas de trabalho e estudo. A princípio, eram luminárias de mesa que consistiam em um braço flexível ou articulado.

Luminárias articuladas para a área de trabalho e estudo

Com o surgimento desses modelos de pinça, que podem ser instalados na mesa ou em uma estante, se tornou possível ocupar espaço mínimo e expandir o alcance da fonte de luz.

A grande atração das luminárias articuladas reside no fato de que a sua estrutura flexível permite direcionar a luz em diferentes direções.

No entanto, há uma recomendação muito útil que deve ser levada em conta: se você for destro, a fonte de luz deve ficar à sua esquerda e, se você for canhoto, à sua direita.

Nos modelos articulados mais modernos, é possível ajustar a porcentagem de brilho para maior conforto.

As luminárias articuladas de chão são outra solução ao equipar uma área de trabalho ou estudo. Esse modelo tem as mesmas características do modelo de mesa e fica localizado ao lado da escrivaninha, na direção desejada.

Lugares em casa bem iluminados

Para conseguir a iluminação perfeita, é fundamental prestar atenção às características do local. Devemos procurar optar pelo local que reúna uma maior quantidade de pontos a favor em relação ao espaço, à acústica e, claro, à iluminação.

Dicas para criar uma área de trabalho e estudo bem iluminada

Os lugares mais recomendados para colocar uma área de trabalho são os seguintes:

  • Um canto da sala, próximo à janela. 
  • No quarto.

Enquanto os menos recomendados são:

  • Uma área de passagem (como um corredor).
  • O terraço (se você mora em um apartamento) ou em uma varanda (casa).

Conclusão

Quanto mais atenção é dada aos detalhes da sala, uma melhor distribuição dos focos de luz poderá ser feita. Como mencionado, é importante saber localizar a mesa e a luminária para aproveitá-las ao máximo.

Ao contrário do que geralmente se pensa, não é necessário ter ferramentas excessivamente caras e sofisticadas, mas fazer um uso eficiente das opções disponíveis, com a ajuda de alguns truques.