8 dicas para escolher o melhor aspirador de pó

15 de janeiro de 2019
Na hora de escolher um aspirador de pó para a casa, é essencial levar em consideração alguns detalhes como as dimensões dos espaços, os acessórios e o tipo de piso. Descubra como escolher o melhor.

Os aspiradores são aparelhos muito úteis para a limpeza e manutenção da casa. Eles não só permitem otimizar o tempo na hora de fazer o trabalho doméstico, como também são uma ótima opção para remover a sujeira que fica em locais de difícil acesso. Mas, você já sabe como escolher um aspirador de pó?

Atualmente, há muitos modelos no mercado e sua escolha dependerá das necessidades da sua casa. Por exemplo, será necessário levar em consideração as dimensões dos espaços, se você tem animais de estimação ou não, o tipo de superfície do piso, entre outros aspectos.

Considerando que muitas pessoas ainda não escolheram um, hoje queremos revisar os recursos mais importantes e algumas recomendações para a sua compra. Não perca!

Dicas para escolher os melhores aspiradores de pó

Os aspiradores disponíveis no mercado procuram atender às necessidades de cada pessoa em sua casa. Por isso, no momento da aquisição, uma série de dúvidas em relação às suas características podem surgir. O que devo levar em consideração para escolher o melhor?

1. Potência e aspiração

Um dos aspectos que você deve considerar ao comprar um aspirador de pó está relacionado à sua potência e capacidade de aspiração. No entanto, há quem acredite que quanto maior a potência, melhor a aspiração, mas na realidade essas são duas coisas bastante diferentes.

A potência é medida em watts e geralmente varia entre 1400 e 2200W; no entanto, uma potência alta não é sinônimo de um melhor resultado na limpeza. Então, além dos watts, é preciso considerar qual é o seu poder de aspiração.

escolher o melhor aspirador

 

Caso contrário, o aparelho poderá deixar a desejar na hora de limpar os espaços menos acessíveis. A potência escolhida poderá variar de acordo com as superfícies a serem limpas, o tamanho dos espaços e outros fatores.

2. Filtros

Outro detalhe importante nos aspiradores de pó são os filtros. Existem alguns que não possuem esse recurso. No entanto, este é um detalhe importante para as pessoas que tendem a sofrer com alergias, uma vez que eles servem para recolher agentes alérgenos que nem sempre são visíveis a olho nu.

3. Animais de estimação

Você tem animais de estimação em casa? O pelo dos animais poderá causar um bloqueio no depósito dos aspiradores de pó e, inclusive, chegar a se emaranhar nos motores. Por isso, se este for o caso, o aparelho deverá ter a capacidade de aspirar grandes quantidades.

4. Ruído e outros detalhes

Para evitar desconforto devido ao barulho excessivo, é necessário procurar pelos aspiradores com menos de 70 dB de ruído. Outros detalhes que podem ser analisados incluem: comprimento do fio, rodas, cabeçotes, acessórios, etc.

5. Peso e facilidade de transporte

É fundamental pensar nas dimensões da casa ao comprar qualquer aspirador de pó. Este aparelho terá que ser transportado por quase todos os cantos, portanto, o ideal é optar por aquele que possa ser deslocado mais facilmente, de acordo com o espaço.

6. Capacidade do depósito

A capacidade do saco coletor ou do depósito também é importante em todos os aspiradores de pó. Escolher um cujo depósito seja grande pode ser uma vantagem, já que dessa forma você não vai precisar esvaziá-lo toda hora. Muitos modelos atuais têm uma luz que acende quando há pouco espaço de armazenamento.

Capacidade do depósito

7. Sistemas de segurança

Os aspiradores mais modernos possuem sistemas de segurança que tornam o seu uso mais prático. Por exemplo, alguns avisam quando o filtro está saturado ou quando a troca do saco coletor é necessária. Há também aparelhos com segurança térmica, proteção para as rodas e detecção quando o depósito apresenta defeito.

8. Tipos de aspirador de pó

A última dica para fazer uma boa escolha é saber com antecedência quais são os tipos que estão disponíveis no mercado. A seguir, vamos revisar as vantagens e desvantagens dos mais comuns.

Aspiradores de pó com saco coletor

São os aspiradores mais tradicionais. Eles têm uma estrutura rígida cujo interior contém alguns sacos coletores que podem ser descartáveis ou não. Às vezes eles têm o complemento de um tanque de água, a fim de evitar que a poeira flutue no ar.

  • Vantagens: são versáteis e podem ser usados em quase todas as superfícies.
  • Desvantagens: são muito pesados e podem ser difíceis de manusear devido ao comprimento do tubo e do fio.

Aspirador vertical

É um aspirador de pó muito fácil de usar. Devido à sua forma de vassoura e posição vertical, é muito versátil e confortável.

  • Vantagens: existem modelos recarregáveis e com fio. Pesam menos e são mais fáceis de deslocar pela casa.
  • Desvantagens: a sua capacidade de depósito é menor e eles são mais barulhentos.

Higienizador a vapor

A clássica máquina a vapor continua sendo uma das favoritas, pois evita que a poeira se espalhe durante a limpeza. A sua potência é complementada pela força do vapor de água e, por consequência, facilita a eliminação de resíduos em muitas superfícies.

  • Vantagens: limpa azulejos, cortinas e tapetes profundamente.
  • Desvantagens: são muito caros.

Aspiradores de mão

Este tipo de aspirador de pó é na verdade um complemento para outros tipos de aspirador. Devido serem mais portáteis, eles permitem a limpeza de prateleiras, móveis e outras áreas onde os aspiradores tradicionais não chegam. Eles são recarregáveis e, ao invés de um saco coletor, eles contam com um depósito.

  • Vantagens: são perfeitos para a limpeza dos menores cantos da casa. Eles podem se mover sobre superfícies ou móveis altos. Eles também facilitam igualmente a limpeza de carros.
  • Desvantagens: eles não têm muita capacidade, já que os seus depósitos são menores. Além disso, o seu nível de potência é mínimo, assim como a sua autonomia.

Robô aspirador

Robô aspirador

Eles foram introduzidos recentemente no mercado e conquistaram o público. São altamente recomendados para as pessoas que tenham pouco tempo para limpar, pois trabalham sozinhos. Devido aos avanços tecnológicos, eles estão se tornando cada vez mais eficientes e interessantes.

  • Vantagens: consomem pouca eletricidade e não precisam do manuseio de uma pessoa.
  • Desvantagens: geralmente são redondos e, por isso, não alcançam os cantos.

Você quer agilizar a limpeza da sua casa? Se a resposta for afirmativa, então escolha agora mesmo o aspirador que mais chamou a sua atenção. Procure pela assessoria da loja para escolher uma marca e um preço que se adequem ao que você está procurando.