Eliminar as marcas de pegadas do piso

24 de fevereiro de 2020
As manchas que ficam dentro da nossa casa por causa dos calçados usados na rua podem ser eliminadas se usarmos os produtos adequados.

Ao verificar o dia a dia do nosso piso, podemos perceber que ele recebe sujeira continuamente, especialmente aquela que trazemos da rua. É interessante cuidarmos disso adequadamente; portanto, eliminar as marcas de pegadas do piso nos ajudará a mantê-lo em boas condições.

As solas dos sapatos entram em contato direto com a lama, água, manchas, etc., de modo que elas ficam impregnadas com todos os tipos de sujeira. Sem dúvida, quando entramos na nossa casa, o fazemos com o calçado usado na rua. Dessa forma, a entrada da casa é a primeira prejudicada por esse problema. 

Vale a pena prevenir e tentar cuidar do piso, seja ele em parquet, pedra ou cerâmica. Caso percebamos alguma mancha, é necessário agir imediatamente para que ela não seque e seja necessário um esforço ainda maior para removê-la.

Elimine as marcas de pegadas do parquet

pegadas do piso

A madeira é um material frágil que requer muito cuidado. Não é qualquer produto que pode ser usado, uma vez que alguns deles, como a água sanitária, por exemplo, podem desinfetar, mas ao mesmo tempo, destruir completamente o material.

Portanto, em primeiro lugar, devemos usar produtos compatíveis com a madeira; eles podem ser encontrados em supermercados e drogarias sem nenhum problema. Dessa forma, podemos limpar e dar brilho sem danificar.

A madeira pode se tornar porosa e absorver a sujeira, principalmente se for um líquido. Portanto, é necessário detectar a mancha o mais rápido possível e tentar passar o mop ou um pano para limpá-la. É essencial fazer isso sem raspar ou desgastar o piso.

 – A madeira requer cuidados e controle. –

4 fórmulas para remover as marcas de pegadas do piso

Eliminar as marcas de pegadas do piso

Conforme mencionamos anteriormente, as marcas que permanecem no piso podem ficar muito incrustadas se não agirmos rapidamente. O problema é ainda maior quando deixamos que elas fiquem por muito tempo. Por isso, vejamos algumas fórmulas que podem nos ajudar para eliminá-las:

  • Essas marcas geralmente são causadas por pisar na água da rua ou por ter lama no calçado. A melhor fórmula para eliminá-las seria com o sistema tradicional: usar água e um produto de limpeza de acordo com o tipo de piso.
  • Caso seja um piso de cerâmica, não deve ser muito complicado remover a pegada, basicamente porque o material é firme, liso e consistente, sem a possibilidade de transpiração; de fato, ele não é poroso. Portanto, devemos agir diretamente para eliminá-la com água sanitária.
  • Muitas vezes ocorre a seguinte situação: a sola do sapato está pegajosa e, por isso, ficam marcas de pegadas no piso. Nesse caso, devemos primeiramente usar água morna, aplicá-la nas manchas e, em seguida, deixar que um produto especial que respeite o piso possa agir.
  • Se uma pegada estiver marcada há muito tempo e tiver se tornado uma mancha de ferrugem, devemos intervir com vinagre branco misturado com água. Ele atuará de forma eficiente tanto na madeira quanto na cerâmica.

Manchas difíceis de eliminar

Eliminar as marcas de pegadas do piso

Pode acontecer que, depois de pisar na tinta, no piche ou em qualquer outro produto, ele fique grudado no piso. De fato, será realmente difícil eliminá-lo.

Recomenda-se tentar primeiramente água e sabão, pelo menos para remover as impurezas superficiais. Então, seria conveniente aplicar algum produto especial, como os solventes, por exemplo.

Não é necessário raspar a superfície, mas tentar limpar sem precisar desgastar o material. De qualquer forma, é provável que a mancha não seja 100% removida e que precisemos recorrer a outras soluções, como remover essa parte do piso e substituí-la por uma nova.

Prevenção é a melhor solução

Sapateira no hall de entrada

Em casa, é conveniente não usar os sapatos usados na rua. É melhor ter uma sapateira no hall de entrada para que, assim que entrarem, todos tirem os sapatos. Dessa forma, elimina-se qualquer possibilidade de levar resíduos para dentro de casa.

Ter sapatos de ficar em casa ou simplesmente andar de meias pode nos ajudar a cuidar da nossa casa, sobretudo se você tiver piso de madeira, pois este material é o que mais sofre.

Rognoni, Patrizia: La limpieza integral de la casa, Barcelona, De Vecchi, 2012.