3 soluções para impermeabilizar a sua casa

26 de outubro de 2019
Um método eficaz para acabar com os problemas de umidade na sua casa é o uso de um sistema de impermeabilização de qualidade.

O verão é uma estação cheia de contrastes. Durante esse período, as temperaturas sobem e há mais horas de sol. Mas ela também traz condições climáticas instáveis, como as chuvas torrenciais. Toda essa água pode causar danos irreversíveis às paredes de uma casa. Por isso, hoje mostraremos 3 soluções para impermeabilizar a sua casa.

Os danos causados ​​pela água na época das chuvas causam sérias complicações. A longo prazo, a água pode causar problemas de umidade que, por sua vez, causam perda de calor, condensação e até mesmo o aparecimento de fungos.

No entanto, podemos deter esses danos, desde que tomemos as precauções necessárias para evitar que a umidade cause problemas maiores.

A fachada de uma casa impermeabilizada

Laje para uma casa impermeabilizada

As paredes externas da casa são uma das áreas que mais podem ser afetadas por problemas de umidade, pois é sobre elas que as chuvas torrenciais caem com força.

Esse acúmulo de água pode gerar certos perigos, não apenas em termos de estabilidade da casa, mas também para a saúde dos seus ocupantes por causa do surgimento de fungos.

No entanto, podemos evitar esses danos com a impermeabilização adequada das paredes externas. Mas como uma parede pode ser impermeabilizada?

  • Primeiramente, devemos assegurar que as nossas paredes estejam saudáveis, ou seja, que elas não tenham nenhum tipo de rachadura através da qual a água possa entrar. Caso algum tipo de dano seja encontrado, devemos repará-lo antes de aplicar o impermeabilizante.
  • Uma vez que tivermos verificado que não há nenhum tipo de fissura, é necessário aplicar uma argamassa ou gesso impermeabilizante. Existem muitas variedades deste produto no mercado. No entanto, ao escolher a argamassa, devemos nos certificar de que ela seja adequada para as nossas paredes.
  • Por fim, pinte a sua fachada com tinta impermeável específica para exteriores. Dessa forma, você fornecerá uma proteção extra à parede, ao mesmo tempo em que cuida da aparência externa da sua casa.

Um bom isolamento no telhado para impermeabilizar a sua casa

Podemos dizer que, certamente, o telhado da casa é a área mais importante para impermeabilizar a sua casa de forma perfeita. É nesta parte da casa que a água da chuva cai mais fortemente. Portanto, é essencial ter um bom isolamento para que a umidade não atinja os interiores.

O primeiro passo para obter um isolamento adequado é garantir a integridade do nosso telhado. Dependendo de termos uma laje ou um telhado de duas águas, poderemos escolher um tipo de cobertura ou outro.

Cobertura de telhas

casa impermeabilizada

No caso de um telhado de duas águas, o revestimento mais comum é feito a partir de telhas, embora também seja possível encontrar outros materiais. Para conseguir uma impermeabilização perfeita, devemos atuar em três frentes:

  • O isolamento interno do telhado é o primeiro passo. Ao incorporar um bom isolamento no sótão, obteremos a filtragem da umidade e isso também nos ajudará a manter a temperatura da casa.
  • Em segundo lugar, é essencial aplicar uma placa sob a telha impermeável que forneça proteção extra ao telhado. Dessa forma, teremos mais uma barreira entre o exterior e a nossa casa.
  • Finalmente, devemos garantir que todas as nossas telhas estejam em perfeitas condições, substituindo as que apresentarem algum tipo de problema. Por outro lado, a vedação entre as telhas e as áreas críticas, como os espaços da chaminé ou das janelas, deve ser adequada.

Laje para uma casa impermeabilizada

impermeabilizar a sua casa

As lajes requerem cuidados especiais, pois a maioria delas é usada como terraço, o que implica em um maior acúmulo de água.

Nesse caso, devemos garantir que haja um bom sistema de drenagem de água. Além disso, a boa manutenção representa a maior parte do sucesso de nossa impermeabilização.

Uma vez garantido o sistema de drenagem, o próximo passo é incluir o material de isolamento. Existem muitos materiais para impermeabilizar os terraços.

No entanto, uma das soluções mais eficazes é a manta asfáltica. Este material é muito barato e garante a impermeabilização da superfície inteira, inclusive em locais onde chove muito.

Finalmente, é aconselhável instalar um piso de cerâmica, pois isso proporcionará maior proteção e também nos permitirá ter um uso efetivo desse espaço.

  • Torres, A. (2016). Reparemos la Casa: ¿Cómo reparar y mejorar tu casa?. Estados Unidos: Ediciones Torres.