Todos os segredos para escolher os têxteis perfeitos para a sua casa
Já faz muito tempo que os têxteis se tornaram algo essencial na decoração de interiores. Tapeçarias, cortinas e elementos decorativos têxteis são itens que dão personalidade para uma casa. Eles são o acabamento final que pode trazer uma atmosfera entediante ou espetacular para um espaço. Assim, escolher os têxteis perfeitos para a sua casa, ou melhor, fazer isso corretamente, é uma arte. E, como tal, requer algum conhecimento básico.
Cada estilo decorativo têm os seus têxteis preferidos. Temos uma enorme oferta à nossa disposição. As características, a qualidade e os usos preferenciais de cada tecido são algo que todo bom amante da decoração deve saber lidar sem problemas. Então, o convidamos a se tornar um especialista com as nossas dicas. Para isso, veremos algumas lições básicas sobre os têxteis que são mais usados na decoração de interiores.
Têxteis perfeitos para a sua casa: linho e algodão
O linho é a fibra vegetal mais antiga. Certamente, ele sempre é a estrela entre as fibras naturais, juntamente com o algodão de boa qualidade. Da mesma forma, o algodão é uma das fibras vegetais mais populares. A sua pureza e brilho, além da espessura fina e do comprimento das fibras, são o que marcam a sua qualidade. Além disso, o algodão de fibra longa é usado para a confecção de popeline, damasco, cambraia, etc. Por outro lado, o algodão de fibra curta é usado em lençóis e roupas de cama. É lavável, muito resistente, não acumula eletricidade estática e, além disso, é muito apreciado na decoração.
- Cretone: outro tecido composto de algodão, neste caso, algodão grosso e tafetá. A sua textura encorpada o torna ideal para cortinas.
- Lona: tecido de algodão muito resistente e rígido. É feito com fios de algodão irregulares. Seus usos na decoração são muito diversos.
- Piquet: tecido de algodão com um relevo em forma de favo de mel muito característico. É usado em colchas leves.
- Toile de Jouy: outro tecido à base de algodão ou linho. Distingue-se por suas estampas com cenários campestres. Tradicionalmente, era feito em bordô sobre um fundo bege. Porém, atualmente podemos encontrar muitas variedades de motivos e cores. Ele compõe os cômodos ao ser colocado em cortinas e estofados.
Têxteis perfeitos para a sua casa: lã
A lã é uma fibra natural obtida a partir do pelo de cabras, ovelhas, lhamas ou alpacas, principalmente. São tecidos resistentes e muito quentes. Estes são alguns dos tecidos feitos de lã mais usados na decoração:
- Casimira: tecido de lã penteada, muito macio e fino. É feito com a lã das cabras da Caxemira, no Tibete.
- Chenille: é um tecido de lã muito macio. Um dos mais utilizados na decoração de interiores. Acima de tudo, em estofados.
- Flanela: é um tecido muito macio feito com fios de lã. Ideal para a roupa de cama de inverno.
- Jacquard: também é um tecido de lã com uma urdidura peculiar que lhe dá uma aparência única. É um tecido luxuoso para estofados.
- Sarja: tecido muito resistente, de lã. Usado em uma infinidade de elementos decorativos. Principalmente em cortinas, edredons e capas de edredom.
- Tartã: é o típico tecido escocês, feito de lã com padrões xadrez.
Têxteis perfeitos para a sua casa: seda
Tecido produzido a partir do casulo do bicho da seda na metamorfose. Uma das fibras naturais mais fortes e também mais procuradas.
- Brocado: tecido de seda que têm bordados em relevo, feitos com seda brilhante ou fios metálicos. Pode ser misturado com viscose, algodão ou rayon, que lhe dão diferentes texturas e espessuras. O bordado forma figuras geométricas ou estampas florais. É utilizado em cortinas e roupas de cama. Também é usado nos estofados, embora seja muito delicado e sensível ao desgaste.
- Damasco: Este tipo de tecido é semelhante ao brocado, porém mais fino e leve porque não tem relevos. Também é um tecido igualmente delicado que requer muitos cuidados.
- Moiré: Este é um tecido com um efeito ótico muito característico. De fato, o original é feito de seda e linho. A sua confecção em poliéster se tornou muito popular. O uso mais apropriado seria no revestimento das paredes e cortinas.
- Musseline: É um tecido vaporoso e transparente, muito fino. As suas origens parecem estar na Índia no século XIII, onde era feito com seda. Atualmente, também pode ser encontrado confeccionado à base de algodão. É muito usado para fazer cortinas.
- Otomano: É um tecido de seda grosso, muito brilhante e com uma trama sulcada horizontal. Muito usado em estofados.
- Cetim: É um tecido com muito brilho e corpo. Ele imita a seda, com a qual este tecido era confeccionado originalmente. Porém, atualmente, ele geralmente é feito à base de acetato. Tem muitas aplicações na decoração de interiores, mas assim como todos os tecidos à base de seda, é delicado e precisa de cuidados.
- Tafetá: Mais um tecido de seda. Dependendo do número de fios usados na sua confecção, encontraremos uma infinidade de variedades: tafetá simples, duplo, tafetá glacê e muitos outros. De fato, ele pode ser feito de fios de rayon, de algodão e outros. Um dos lados é coberto com pelos muito curtos e grossos. É um dos têxteis obrigatórios na decoração.
Certamente, falta incluir tecidos muito importantes e de vanguarda, como as muitas variedades de couro sintético e o tricô, podendo ser fino, elástico, ou então com fios de lã grossos, que estão enchendo as nossas casas com texturas e cores.